A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (24), um mandado de busca e apreensão em Palmas (TO) contra uma mulher investigada por armazenar e divulgar imagens de abuso sexual envolvendo o próprio filho. A ação faz parte da Operação Guardião do Futuro V, que visa combater crimes de exploração sexual infantojuvenil no estado do Tocantins.
Segundo a PF, as investigações começaram após a identificação de fotos e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil publicados em uma plataforma de compartilhamento gratuito de vídeos. O material teria sido postado pela própria mãe da vítima. O nome da suspeita não foi divulgado.
Durante o cumprimento da ordem judicial, a criança foi resgatada e encaminhada ao Conselho Tutelar, onde passou a receber atendimento psicossocial e medidas de proteção. No local, os agentes também apreenderam um celular e um notebook da investigada, que agora passarão por perícia.
A Polícia Federal afirmou que as investigações continuarão para apurar a possível participação da mulher em outros crimes, além de identificar se há outras pessoas envolvidas em uma possível rede de exploração sexual infantil.
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a suspeita poderá ser condenada a até 10 anos de prisão, caso sejam confirmadas as acusações.