fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Lula: Brasil não poupará esforços para evitar escalada da violência

Publicado

em

Líderes de vários países condenam ataque a Israel

 

Diversos líderes mundiais se pronunciaram condenando o ataque do movimento palestino Hamas e manifestando solidariedade a Israel. Na manhã deste sábado (7), o Hamas efetuou um ataque com mísseis contra Israel, deixando pelo menos 100 mortos e centenas de pessoa feridas. Em retaliação, ataque de Israel à Faixa de Gaza matou 198 pessoas,

Em rede social, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, repudiou o terrorismo em todas as formas e disse que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito. Na condição de presidente do Conselho de Segurança da ONU, Lula conclamou a comunidade internacional a conduzir uma solução que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável.

“Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, disse o presidente.

 

 

Mais cedo, o governo brasileiro anunciou que convocará reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se manifestou em rede social afirmando que a União Europeia condenou o ataque, e manifestou “solidariedade a Israel”.

“Condeno inequivocamente o ataque efetuado pelos terroristas do Hamas contra Israel. Isto é terrorismo na sua forma mais desprezível. Israel tem o direito de se defender contra tais ataques hediondos”, declarou.

 

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, endossou a defesa do direito de Israel se defender. “Falei com o presidente [Isaac] Herzog e com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu. Condeno os ataques perpetrados a partir de Gaza contra Israel, os seus soldados e o seu povo. A França está solidária a Israel e aos israelitas, e comprometida com a sua segurança e com o seu direito de se defenderem”, disse Macron.

O secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Bliken, também disse que seu país está solidário a Israel.

“Condenamos inequivocamente os terríveis ataques dos terroristas do Hamas contra Israel. Estamos solidários com o governo e o povo de Israel e apresentamos as nossas condolências pelas vidas israelitas perdidas nestes ataques”, escreveu

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e o da Alemana, Olaf Scholz, se disseram chocados com o ataque e manifestaram apoio a Israel..

“Estou chocado com os ataques desta manhã perpetrados por terroristas do Hamas contra cidadãos israelitas. Israel tem o direito absoluto de se defender”, afirmou Rishi Sunak.

“Notícias terríveis chegam até nós hoje de #Israel . Estamos profundamente chocados com o lançamento de foguetes de Gaza e com a escalada da violência. A Alemanha condena estes ataques do Hamas e apoia Israel”, afirmou Scholz.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que o país condena sem reservas o ataque contra Israel. “Esta violência é completamente inaceitável. Apoiamos totalmente Israel e o seu direito de se defender. Nossos pensamentos estão com todos os afetados. Os civis devem ser protegidos”, disse.

O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, anunciou que o país enviou ajuda humanitária  a Israel. “Expresso a minha forte condenação e repúdio ao brutal ataque terrorista perpetrado pelo Hamas a partir da Faixa de Gaza contra o Estado de Israel. Que o povo de Israel receba toda a solidariedade deste presidente e do povo argentino”, disse Fernández. “Mais uma vez ratificamos o compromisso da Argentina com a paz e a resolução pacífica dos conflitos. Providenciei o envio imediato de ajuda humanitária a Israel para acompanhá-los neste momento difícil”, completou.

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou condolências às famílias das vítimas

“As minhas condolências vão para todos os que perderam familiares ou pessoas próximas no ataque terrorista. Temos fé que a ordem vai ser restaurada e os terroristas derrotados. O terror não deveria ter lugar no mundo, porque é sempre um crime, não só contra um país específico ou as vítimas deste terror, mas contra a humanidade em geral e todo o nosso mundo”, acentuou o presidente da Ucrânia.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e o da Índia, Narendra Modi, também manifestaram solidariedade a Israel.

“Acompanhamos com consternação o ataque terrorista contra Israel e manifestamos solidariedade para com as vítimas e as suas famílias. Condenamos veementemente o terrorismo e exigimos a cessação imediata da violência indiscriminada contra a população civil. A Espanha mantém o seu compromisso com a estabilidade regional”, escreveu Sanches.

“Profundamente chocado com as notícias de ataques terroristas em Israel. Nossos pensamentos e orações estão com as vítimas inocentes e suas famílias. Somos solidários com Israel neste momento difícil”, afirmou Modi

Otan

O porta-voz da aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Dylan White também condenou os ataques. “Os nossos pensamentos estão com as vítimas e todos os afetados. O terrorismo é uma ameaça fundamental para as sociedades livres e Israel tem o direito de se defender”, escreve o porta-voz da Otan.

 

ONU

O coordenador das Nações Unidas para o processo de paz no Médio Oriente, Tor Wennesland, também condenou o ataque do Hamas contra Israel, é pediu para todos “afastarem-se do abismo” para o qual o conflito caminha.

“Condeno veementemente o ataque em múltiplas frentes desta manhã contra vilas e cidades israelenses perto da Faixa de Gaza, e o lançamento de foguetes que atingiu o centro de Israel por militantes do Hamas”, afirmou Wennesland, em comunicado.

“Estes acontecimentos resultaram em cenas horríveis de violência e em muitas mortes e feridos israelitas, acreditando-se que muitos tenham sido raptados dentro da Faixa. Estes são ataques hediondos contra civis e devem parar imediatamente. Estou profundamente preocupado com o bem-estar de todos os civis. Estou em contato estreito com todos os envolvidos para apelar à máxima contenção e apelar a todas as partes para que protejam os civis”, diz o texto.

Segundo a agência de notícias RTP, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Mikhail Bogdanov pediu “contenção”. Bogdanov, que também é enviado do Kremlin para o Oriente Médio e África, disse estar em contato com autoridades israelenses e palestinas.

“Estamos em contato com todos agora. Com os israelitas, os palestinos e os árabes”, disse Mikhail Bogdanov, que também é o enviado do Kremlin para o Médio Oriente e África.

Irã

A Agência de notícias Reuters disse que o Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que os ataques são uma prova do aumento de confiança dos palestinos em relação a Israel,.

“Nessa operação, o elemento surpresa e outros métodos combinados foram usados, o que mostra a confiança do povo palestino em relação aos ocupantes”, disse o porta-voz do ministério, Nasser Kanaani, à agência iraniana ISNA em entrevista.

Face do Hamas

O presidente de Israel, Isaac Herzog disse em rede social que o Hamas mostrou hoje a sua verdadeira face.

“Hoje vimos a verdadeira face do Hamas. Um exército terrorista cujo único objetivo é o assassinato a sangue frio de homens, mulheres e crianças inocentes.”, escreveu. “O Estado de Israel tomará todas as medidas necessárias para eliminar este perigo claro e imediato para os nossos cidadãos. Israel vencerá diante de todos os desafios”, disse Herzog em outra publicação.

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cai número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

O número de pessoas que estão em abrigos no Rio Grande do Sul após terem suas casas atingidas pelas enchentes das últimas semanas caiu de 81,2 mil neste domingo (12) para 77,4 mil nesta segunda-feira (13). Segundo o governo do estado, a redução pode ser explicada porque algumas pessoas conseguem retornar para suas casas ou conseguem instalações melhores em moradias de conhecidos e parentes.

De acordo com a Defesa Civil estadual, 538.245 pessoas estão desalojadas e mais de 2,12 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes. 

Desde o início das chuvas, foram registradas 147 mortes em todo o estado. Ainda estão desaparecidas 127 pessoas e 806 ficaram feridas. Os nomes das pessoas mortas identificadas e as localidades dos óbitos podem ser consultados no site da Defesa Civil estadual.

Dos 497 municípios do estado, 450 foram afetados pelas inundações. 

Mais de 76,4 mil pessoas foram resgatadas, além de 10.814 animais. Atuam nesses salvamentos 27.651 agentes públicos federais, do Rio Grande do Sul e de estados parceiros.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ex-jogador do Clube Vaca Diez e condenado a 15 anos de prisão por trafico de drogas

Publicado

em

Clube Vaca Diez informou através de um comunicado, que, após tomar conhecimento dos fatos de envolvimento de dois ex-jogadores no tráfico de droga, foi esclarecido que ambos deixaram de pertencer ao clube desde julho do ano passado.

Em novembro de 2023 os suspeitos presos, foram identificados como Brayan Zabala Bazán, Fran Parada Arauz ex-jogador do Vaca Diez, Fareo Chaga Arauz, Mikey Seyo Assis e Ever Mopi Vaca, que foram imediatamente detidos pelas autoridades e conduziram a apreensão das substâncias ilícitas. Foto: cedida

O Tribunal de Sentença nº 2 da Comarca de Pando condenou o ex-jogador do Vaca Diez, Franz Luis Parada, a 15 anos de prisão pelos crimes de Tráfico de Substâncias Controladas com circunstâncias agravantes, Associação Criminosa e Conspiração. Em novembro de 2023, seis pessoas foram presas com 45 quilos de cocaína na rodovia Cobija – Filadélfia, no departamento de Pando.

A Promotora de Substâncias Controladas, Blanca Elena Ardaya, informou que a agora condenada, em audiência, reconheceu ter cometido o ato e solicitou voluntariamente a realização de um procedimento abreviado. Enquanto isso, ocorrerá o julgamento oral dos outros cinco co-réus.

Dos seis envolvidos no caso presos com drogas, dois foram reconhecidos como ex-jogadores do Clube Esportivo Vaca Diez, da Divisão Profissional do Futebol Boliviano. Foto: cedida 

“Um deles, num ato de arrependimento, aceitou um procedimento abreviado, já Franz Luis Parada,  ex-jogador do Vaca Diez, foi condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de Tráfico de Substâncias Agravadas, Associação Criminosa e Conspiração, enquanto prossegue o processo para os outros cinco que se encontram detidos”, explicou Ardaya.

Presos em outubro de 2023

Evert MV, 43 anos, Mikey SA(21), Francisleo CH.A.(39), Franz LPA(31), Brayan ZB (21) e Franz S.A., foram presos na manhã do 31 de outubro de 2023, por integrantes da Força Especial de Combate ao Narcotráfico (Felcn), na rodovia Cobija – comunidade Filadélfia. Inicialmente capturaram cinco sujeitos em três motocicletas, uma hora depois o sexto envolvido caiu.

No dia seguinte foram enviados em prisão preventiva para a prisão de Villa Busch. Dos seis envolvidos no caso, dois foram reconhecidos como ex-jogadores do Clube Esportivo Vaca Diez, da Divisão Profissional do Futebol Boliviano.

Na primeira motocicleta, de cor vermelha, marca Honda sem placa, conduzida por Evert M.V., foi revistada uma mochila bege, dentro da qual foram encontradas 10 embalagens tipo tijolo, forradas com fita adesiva vermelha, contendo em seu interior cloridrato de cocaína.

 

A segunda motocicleta Yamaha, na cor preta, sem placa, era conduzida por Franz L.P.A., com seu companheiro Braian Z.B., transportavam 10 pacotes de pasta base de cocaína tipo tijolo.

Boletim oficial da operação antidrogas confirma a prisão de seis pessoas traficantes com 10 quilos com 340 gramas de cloridrato de cocaína e 30 quilos com 950 gramas de pasta base de cocaína. Foto: cedida

Na terceira motocicleta, marca Yamaha, preta e amarelo, sem placa, conduzida por Francileo C.H.A., com seu companheiro Mikey S.A., eles transportaram 10 embalagens tipo tijolo de pasta base de cocaína forradas com papel alumínio.

Dando continuidade às operações, na rodovia Filadélfia – Soberanía, agentes antidrogas interceptaram um veículo com placa brasileira QLU2G16 dirigido por Franz S.A., que ao perceber a presença policial tentou fugir em direção à comunidade de San Antonio. Após capotar seu veículo, foram descobertos 15 pacotes tipo tijolo de pasta base de cocaína, forrados com papel alumínio.

O boletim oficial da operação antidrogas confirma a prisão de seis pessoas traficantes com 10 quilos com 340 gramas de cloridrato de cocaína e 30 quilos com 950 gramas de pasta base de cocaína, além do sequestro de três motocicletas, um carro de placa brasileira e um telefone celular.

Ex-jogadores do Vaca Diez

Dos seis envolvidos no Tráfico de Substâncias Controladas, dois foram reconhecidos como ex-jogadores do Clube Esportivo Vaca Diez, da Divisão Profissional. Franz LPA e Franz S.A., ambos com 31 anos.

Ex-jogadores do Clube Esportivo Vaca Diez, da Divisão Profissional. Franz LPA e Franz S.A., ambos com 31 anos.

O meio-campista Franz Luis Parada fez parte da histórica vaga de promoção à Divisão Profissional e participou de diversas partidas da Primeira Divisão e marcou dois gols. Seu desempenho teria diminuído devido à crise econômica que o clube atravessava e ao não pagamento de salários aos jogadores.

Por seu lado, o clube Vaca Diez informou através de um comunicado à imprensa que, após tomar conhecimento dos fatos de envolvimento de dois jogadores de futebol no tráfico de droga, foi esclarecido que ambos deixaram de pertencer ao clube desde julho do ano passado. “Pertenciam ao clube como futebolistas profissionais, mas desde julho e agosto de 2023, deixaram de pertencer quando abandonaram os treinos”, explica o comunicado.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Virada Cultural de SP ocorrerá neste final de semana; veja atrações

Publicado

em

Por

A cidade de São Paulo sedia mais uma edição da tradicional Virada Cultural, um dos maiores eventos culturais da capital paulista, no sábado (18) e no domingo (19).

Neste ano, as arenas ficarão espalhadas por 12 regiões da cidade, totalizando 22 palcos, sendo apenas dois instalados na região central, no Vale do Anhangabaú.

Segundo a prefeitura, haverá também palcos na Capela do Socorro, Campo Limpo, Heliópolis, M’Boi Mirim, Parelheiros, Brasilândia, Parada Inglesa, Cidade Tiradentes, Itaquera, São Miguel Paulista e Butantã. Em cada uma dessas regiões, uma arena com dois palcos será montada, com programação alternada, incluindo as Viradinhas, voltada ao público infantil. A Virada Cultural também acontecerá em espaços culturais da cidade.

No ano passado, a Virada Cultural do Pertencimento gerou 1,8 mil postos de trabalho diretos ou indiretos e movimentou R$ 91,3 milhões, informou a prefeitura.

Criada em 2005, o evento surgiu com o propósito de ocupar o centro de São Paulo e ser uma grande confraternização dos moradores da cidade, com 24 horas ininterruptas de programação cultural por meio de shows, performances, teatros, projeções, exposições, danças e outras manifestações.

“A Virada Cultural busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do centro da cidade por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares”, diz texto publicado no site da prefeitura.

Com isso, o centro se enchia de atrações e a população podia se movimentar facilmente entre as dezenas de palcos musicais, que variavam entre o rock, o funk, o hip hop, o pop, o brega e o sertanejo, entre outros. Só no ano de 2019, por exemplo, a Virada Cultural promoveu mais de 1,2 mil atrações em 35 palcos – sendo que 27 deles estavam instalados na região central.

Nos últimos anos, a Virada Cultural diminuiu de tamanho e se descentralizou. Além disso, nem todos os palcos terão duração de 24 horas, como ocorria antes. Mas, segundo a prefeitura, o evento ainda atrai muita gente: só no ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas participaram. “A Virada Cultural do Pertencimento leva, por meio da descentralização, a cultura para a porta da casa das pessoas, para os bairros, especialmente a periferia. É uma iniciativa democrática, com programação diversificada, para todos os gostos”, disse Bruno Santos, diretor de programação da Virada Cultural do Pertencimento, por meio de nota.

Algumas das atrações musicais já confirmadas são: Leo Santana e Joelma, no palco Vale do Anhangabaú; Maria Rita e Vanessa da Mata, no palco Butantã; Mc Davi, no M’Boi Mirim; Xamã e Gloria Groove, na Parada Inglesa; Michel Teló, Ton Carfi, Solange Almeida e Roberta Miranda, na Capela do Socorro; Raça Negra, Kevin O Chris e Planta e Raiz, em Parelheiros; Mc Hariel e Psirico, em Cidade Tiradentes; Geraldo Azevedo, em São Miguel Paulista; Edi Rock e Sandra de Sá, na Brasilândia; Projota, em Itaquera. Na Arena Anhangabaú, único palco onde a programação será por 24 horas, haverá também shows de Pabllo Vittar e Araketu.

>> Toda a programação do evento pode ser consultada no site da prefeitura .

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo