Cotidiano

Lionel Messi brilha no Catar e vira jogador com mais participações em gols na história das Copas

OGol

A Argentina está na final da Copa do Mundo. Após bater a Croácia por 3 a 0 nesta terça-feira, os sul-americanos garantiram presença na grande decisão de domingo oito anos depois do vice para a Alemanha em 2014. Foram dois gols de Julián Álvarez, mas o personagem principal não poderia ser outro: Lionel Messi.

O camisa 10 está liderando a equipe argentina e vai disputar a sua segunda final de Copa do Mundo na carreira aos 35 anos de idade. Ao abrir o placar para os ‘hermanos’ com gol de pênalti no primeiro tempo, Messi superou Batistuta como o maior artilheiro da história da seleção em mundiais e empatou com Mbappé na artilharia da Copa 2022.

Mas a noite estava apenas começando no Catar… o melhor ainda estava guardado para o final. Messi se preservou dentro de campo, superou incomodo na coxa esquerda e consagrou mais uma grande atuação com uma assistência histórica após linda jogada individual para gol de Álvarez. 3 a 0 e vaga na final.

Com o gol e assistência, Messi garante presença na final de domingo quebrando um recorde e já encaminhando outro: Lionel agora é o jogador com mais participações em gols na história das Copas do Mundo. São 20 para o argentino, contra 19 de Klose, Pelé, Ronaldo e Gerd Müller.

Além disso, ao entrar em campo na semifinal, Messi igualou Lothar Matthaus como o jogador com mais partidas na história das Copas: 25. Se nada acontecer até domingo, será mais um recorde para a conta do craque da Seleção Argentina.

Se esses números ainda não coloquem em perspectiva o tamanho da Copa do Mundo de Messi, podemos comparar o que ele está fazendo neste mundial com suas campanhas recentes: são cinco gols e três assistências para Lionel neste mundial, enquanto nas outras quatro Copas foram apenas seis gols, nenhum em mata-mata.

O ‘último ato’ acontece no domingo, quando a Argentina enfrenta o vencedor de Marrocos e França. Vale a glória eterna para Messi após bater na trave em 2014, a artilharia na briga com Mbappé e um título sul-americano 20 anos depois.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima