Leilão define fornecedores de energia nos sistemas isolados do Acre

A Eletrobras Distribuição Acre sediou nessa sexta-feira, 15, a realização do Leilão de Geração nº 10/2015, promovido pela Agencia Nacional de Energia Eletrica – Aneel, para aquisição de energia elétrica e potência associada nos sistemas isolados que atenderão à concessionária.

O evento contou com a presença do Diretor da Aneel, José Jurhosa Junior, e do superintendente de relações institucionais, Hércio Ramos, além de diversos representantes de empresas interessadas.

Para José Jurhosa, o leilão é importante porque o consumidor tem a certeza que há uma disputa e esta pode resultar em  considerável redução dos preços. Ele avaliou que, devido a concorrência, o certame superou as expectativas. “A forma como está sendo feito deixa transparente para a sociedade como a Aneel promove os seus leilões”, destacou.

Já o presidente da Eletrobras Distribuição Acre, Joaquim Rolim, comentou sobre a importância do leilão para a Eletrobras Distribuição Acre e os consumidores acreanos. “Este leilão terá como consequências condições mais adequadas para continuarmos melhorando o nosso desempenho no fornecimento de energia para os consumidores do Estado do Acre”, disse.

Resultado

A disputa pelo lote 1, que atende aos municípios acreanos de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó foi vencida pelo Consórcio Energia do Acre, composto pelas empresas DR- Guascor e a Distribuidora Equador. Já o lote 2, que compreende Assis Brasil e Manoel Urbano, ficou com  empresa Tecnogera. O Consórcio Brasil BIO Fuels foi a vencedor do lote 3, referente aos municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão e Santa Rosa de Purus.

O presidente da empresa Guascor, Joaquim Pereira, vencedor da disputa  do lote 1, elogiou a condução do Leilão e frisou a importância de permanecer atuando no Estado. “Estamos aqui no Acre há 17 anos, com uma equipe composta por acreanos, e estamos felizes por continuar, com o compromisso de levar uma geração de energia com mais qualidade para o interior”, comentou.

Em todos os lotes houve deságio em relação aos preços ofertados, conforme tabela a seguir:

Empresa

Preço Mínimo de Referência (R$/MW) Valor vencedor

(R$/MW)

Deságio

Lote 1

Consórcio Energia do Acre

1.079,17 1.000,00

7,34%

Lote 2

Tecnogera

1.341,25 1.173,60

12,50%

Lote 3

Consórcio Brasil BIO Fuels

2.138,18

2.101,31

1,72%

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima