Crimes ocorreram durante a semana e afetaram serviços presenciais; prejuízos somam-se a outros ataques que já atingiram órgãos públicos e empresas na capital
A onda de furtos de cabos e fios da rede elétrica em Rio Branco voltou a causar transtornos e prejuízos, desta vez atingindo duas das principais agências do Banco do Brasil na capital acreana. Os ataques ocorreram durante a semana e deixaram as unidades da Praça Eurico Dutra, no Centro, e da Via Chico Mendes sem atendimento presencial ao público. A previsão é que os serviços sejam normalizados apenas na próxima segunda-feira, 23.
Segundo informações da direção da instituição financeira, no primeiro ataque, criminosos invadiram a Agência nº 1, no centro da cidade, e furtaram toda a fiação elétrica do local. Pouco tempo depois, o mesmo tipo de crime foi registrado na agência localizada na Via Chico Mendes. Com a ausência de energia e falhas nos geradores de emergência, os atendimentos presenciais foram interrompidos.
Na agência central, apenas dois caixas eletrônicos estavam funcionando até a sexta-feira (20), enquanto parte dos funcionários foi colocada em regime de home office para tentar minimizar os impactos à população.
Os furtos agravam ainda mais a crise causada por esse tipo de crime, que já atingiu repartições públicas, como a Prefeitura de Rio Branco e órgãos do Governo do Estado, além de empresas privadas que operam no centro da cidade. A Polícia Civil investiga os casos, mas até o momento não há confirmação de prisões.
A população segue prejudicada com os constantes ataques, e a insegurança provocada pelos furtos sistemáticos de cabos elétricos levanta questionamentos sobre a eficácia da vigilância urbana e das políticas de segurança pública na capital.