Crime ocorreu em dezembro no Bairro Cidade Nova e foi registrado por câmeras de segurança
A Justiça do Acre aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu Luiz Felipe Costa Apolinário, acusado de matar a tiros o garimpeiro José Eumar de Albuquerque Filomeno, de 56 anos. O crime ocorreu na manhã de 22 de dezembro de 2024, na Rua Palmeral, no Bairro Cidade Nova, Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo a denúncia, após uma discussão, Luiz Felipe sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos à queima-roupa contra a vítima, que morreu no local. O crime foi registrado por câmeras de monitoramento de um comércio nas proximidades. As imagens mostram claramente o momento em que o acusado saca a arma e atira a curta distância.
A decisão de aceitar a denúncia e abrir a ação penal foi do juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco. Luiz Felipe vai responder por homicídio simples e a fase de instrução criminal, com a produção de provas e oitivas de testemunhas, terá início nos próximos dias.
Dias após o assassinato, Luiz Felipe se apresentou espontaneamente na Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, onde foi interrogado e liberado em seguida. Ele deve agora responder ao processo em liberdade, até nova decisão judicial.