fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Justiça tira Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia interino

Publicado

em

CNN-Brasil

Dirigente vai recorrer ao STJ, em Brasília; tribunal pediu nova eleição em 30 dias e colocou no comando da confederação José Perdiz, presidente do STJD

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) decidiu retirar do cargo o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e ordenou que a confederação brasileira convoque novas eleições em um prazo de 30 dias. Ainda nomeou para comandar interinamente a entidade pelo período o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus.

Rodrigues vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília. A cúpula da CBF enviou a algumas federações estaduais cartas recebidas da Fifa e da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que alertam que pelos regulamentos dessas entidades é proibida intervenção fora do âmbito desportivo, que pode gerar sanções como suspensão da CBF.

Procurada pela Itatiaia, a direção da Fifa informou que “está em contato com a CBF e monitorando a situação”.

Entenda o caso

O processo existe desde 2018, por iniciativa do Ministério Público do Rio de Janeiro, ainda referente à eleição de Rogério Caboclo, antecessor de Ednaldo. O MP questiona o estatuto da confederação por estar em desacordo com a Lei Pelé porque prevê pesos diferentes para clubes nas votações para escolha dos presidentes. Os dirigentes das 27 federações tinha peso 3 na votação, contra peso 2 dos 20 clubes da Série A e peso 1 dos 20 da B.

A Justiça anulou em 2021 a eleição de Rogério Caboclo e determinou uma intervenção na CBF, nomeando Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), como os interventores. Essa decisão foi cassada pouco tempo depois.

A CBF e o Ministério Público fizeram um acordo extrajudicial e assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O estatuto mudou e os pesos nos votos dos times das séries A e B ficou igual. Na nova eleição, em 2022, Ednaldo Rodrigues, que estava como presidente interino, foi eleito para um mandato completo de quatro anos, a partir de 2023.

Gustavo Feijó, que era vice na época de Caboclo, acionou a 2ª instância. O pedido era que o TAC fosse anulado, e Ednaldo afastado, alegando que o juiz de 1ª instância não tinha atribuição para homologar o TAC. Foi isso que foi acatado nesta quinta-feira pelo TJ-RJ.

Itatiaia apurou que a avaliação do estafe de Ednaldo é que a decisão será revertida pelo STJ, mas que a situação pode desgastar a imagem do presidente.

Confira a nota do TJ-RJ na íntegra

Presidente do STJD deverá realizar novas eleições para CBF em 30 dias, decide 21ª Câmara Cível do TJRJ 

A 21ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) julgou, por unanimidade, extinta a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra eleições que teriam sido realizadas irregularmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2017. Ainda de acordo com a decisão, a instituição terá de realizar nova eleição no prazo de 30 dias e, até lá, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ficará responsável pela rotina administrativa da CBF, com atividades rotineiras como, por exemplo, o pagamento de contas.  

Os desembargadores Gabriel Zéfiro, Mauro Martins e Mafalda Lucchese avaliaram que o Ministério Público não teria legitimidade para ajuizar a ação, uma vez que não se tratava de questão consumerista, pois, no caso, o torcedor não poderia ser equiparado a consumidor porque não há qualquer pagamento pela realização de serviço à CBF. Foi decidido, ainda, que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) realizado, no curso do processo, entre o Ministério Público e a CBF não era válido, uma vez que tanto o MP quanto o representante da CBF  – que não era o diretor mais velho, conforme havia sido decidido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJD) –  não tinham legitimidade para atuar no caso. Ainda cabe recurso da decisão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá derrota o São Francisco na abertura do Estadual

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Coitinho (11) marcou um dos gols da vitória do Humaitá

O Humaitá derrotou o São Francisco por 3 a 2 nesta terça, 14, no Florestão, na partida de abertura do Campeonato Estadual Sub-20. Coitinho, Ruan e Pablo marcaram os gols do Tourão enquanto Bruno e Kawan descontaram para os católicos,

A culpa foi do piercing

Humaitá e São Francisco realizavam um início de partida bem equilibrado quando o árbitro Jackson Rodrigues percebeu o lateral Juliano, do São Francisco, com um piercing. O atleta foi obrigado a deixar o campo para tirar o acessório. No tempo fora do gramado, cerca de 15 minutos, o São Francisco tomou dois gols e foi para o intervalo com uma grande desvantagem. Um detalhe: Juliano não conseguiu tirar o piercing e deixou a partida substituído. Na segunda etapa, o Humaitá abriu 3 a 0. O São Francisco tentou a reação, mas não conseguiu o empate.

Fala, Éder!

“Trabalhamos pouco para a estreia, mas conseguimos uma vitória importante. Vamos melhorar o nosso elenco e o objetivo é tentar a conquista do título”, declarou o técnico Humaitá, Éder Barros.

Bruno acredita na classificação

O atacante Bruno, autor de um dos gols do São Francisco, acredita na evolução da equipe na sequência do Estadual.

“Iniciamos bem a partida. Ficar com dez jogadores por um período no primeiro tempo prejudicou muito a nossa equipe. Tentamos a reação, mas não foi possível e agora é trabalhar para conquistar a classificação”, disse Bruno.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bolívar visita um Flamengo ferido e necessitado

Publicado

em

Bolívar  está confiante na partida para garantir o primeiro lugar do grupo, o que conseguirá em caso de vitória ou empate e caso o Palestino não vença na Colômbia.

Bolívar entrará confiante na partida no maracanã para garantir o primeiro lugar do grupo, o que conseguirá em caso de vitória ou empate e caso o Palestino não vença na Colômbia. 

TAÇA LIBERTADORES

O poderoso Flamengo é obrigado a vencer nesta quarta-feira, em casa, o Bolívar  de La Paz para se manter vivo no grupo E da Libertadores e evitar chegar à última jornada eliminado ou sem depender de si.

A derrota no último dia na visita ao Chile Palestino (1 a 0) e a campanha impecável de Bolívar (ainda invicto) atrapalharam os planos do Flamengo, que chega sem margem de erro para a partida no Maracaná.

Apesar de ter o maior orçamento da América do Sul e o segundo elenco mais valioso do continente, o Flamengo, com 4 pontos, pode ser eliminado a uma partida do fim se não vencer o Bolívar  (10 pontos) e o Palestino (6) vencer em sua visita aos Millonarios colombianos (2), no que seria um fracasso retumbante.

No sábado, o clube carioca encerrou três jornadas sem vencer no Brasileirão com uma vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, com gols de Pedro e do jovem Lorran.

A vitória deixou o Flamengo na terceira colocação com 11 pontos em seis jogos, dois atrás dos líderes Paranaense e Bahia.

Arrascaeta, recuperado

Para a importante partida, o técnico Tite conta com a ausência do meio-campista chileno Erick Pulgar e do ponta Bruno Henrique por lesão, embora o uruguaio Giorgian De Arrascaeta , que esteve afastado nos últimos jogos por problemas físicos, deva estar apto e jogar pela equipe. quadratura com Lorran.

O Flamengo conta com um Maracaná lotado para derrotar o líder do grupo.

“Sabemos que é vencer ou vencer. Não temos outra opção. Temos que entrar muito concentrados, será um jogo muito difícil, mas acho que vamos fazer valer o fator casa”, afirmou Everton Cebolinha.

Bolívar, confiante

Por sua vez,  Bolívar  entrará confiante na partida para garantir o primeiro lugar do grupo, o que conseguirá em caso de vitória ou empate e caso o Palestino não vença na Colômbia.

O técnico argentino Flavio Robatto levou todo o elenco ao Rio de Janeiro , inclusive os lesionados, para dar apoio emocional.

No domingo, o Bolívar, com equipe alternativa, venceu por 0 a 1 na visita ao Independiente Petrolero, na primeira rodada do Clausura boliviano, com um gol contra.

Para a partida, a equipa azul-clara tem muitas dúvidas: Renzo Orihuela, Jesús Sagredo, Bruno Sávio, Leonel Justiniano e Fernando Saucedo estão lesionados  mas espera-se que consigam chegar a tempo para o importante duelo.

“Garantir o primeiro lugar seria importante”, disse Robatto sobre o duelo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bolívar e The Strongest a um passo das oitavas de final da Libertadores: O que eles precisam para se classificar?

Publicado

em

Bolívar e The Strongest estão a um passo de avançar às oitavas de final da Copa Libertadores. Veja o que vocês dois precisam para conseguir isso com uma data antecipada. O azul-claro visita o Flamengo e o tigrado recebe o Huachipato.

Se os dois clubes continuem neste caminho, um confronto inédito poderá ser registrado na próxima fase do torneio continental.

TAÇA LIBERTADORES

Duas seleções bolivianas lideram seus respectivos grupos em um torneio internacional. Tendo em conta a realidade do futebol nacional, não é pouca coisa que estão na linha da frente e perto da  qualificação para os oitavos-de-final com data antecipada.

Bolívar e The Strongest estão prestes a garantir a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores da atual edição do torneio. O Bolívar, líder do grupo E, poderá consolidar sua posição sem jogar se o Millonarios vencer o Palestino nesta terça-feira, em Bogotá.

Caso o Palestino consiga um resultado positivo na Colômbia, o Bolívar terá a oportunidade de garantir a classificação ao enfrentar o Flamengo, na quarta-feira, no Maracaná.

Uma vitória ou mesmo um empate seriam suficientes para garantir a passagem à próxima fase como líder do grupo.

Por outro lado, no grupo C, o The Strongest busca avançar vencendo o Huachipato em sua próxima partida no estádio Hernando Siles.

Caso conquiste a vitória, independente de outros resultados, garantiria sua vaga nas oitavas de final, resta saber se avança como primeiro ou segundo do grupo. Isso seria definido no Brasil, diante do Grêmio na última data.

Poderá haver um clássico de La Paz nas oitavas de final?

Esse cenário favorável pode até abrir a possibilidade de um clássico entre Bolívar e The Strongest nas oitavas de final após 30 anos, oferecendo um confronto histórico e emocionante para os torcedores.

A história mostra que em 1994, Bolívar e The Strongest se enfrentaram nas oitavas de final da Copa Libertadores. Nessa chave, os light blues avançaram às quartas de final após vencerem o rival de longa data (2 a 1 e 4 a 0).

Caso os dois clubes continuem neste caminho, um confronto inédito poderá ser registrado na próxima fase do torneio continental. Para isso, é necessário que um se classifique como primeiro e o outro como segundo no seu grupo.

O sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores será realizado na segunda-feira, 3 de junho. Os clubes que terminarem em primeiro lugar no seu grupo serão colocados na primeira tabela, e todos os segundos colocados serão colocados na outra. 

Comentários

Continue lendo