Em todo o Acre, mais de 22 mil eleitores que faltaram nos três últimos pleitos eleitorais ainda precisam regularizar a situação até o dia 19 de maio, ou terão o título cancelado. Foto: internet
Rio Branco, 12 de maio de 2025 – Dados alarmantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 98% dos 23.666 acreanos que faltaram às três últimas eleições (2020, 2022 e 2024) sem justificar ainda não regularizaram sua situação. Com o prazo se encerrando em 19 de maio, 22.897 eleitores em todo o estado correm o risco de ter o título cancelado.
Rio Branco responde por mais da metade (50,9%) desses casos, com 12.051 eleitores irregulares. Já Xapuri apresenta o pior desempenho em termos proporcionais: apenas 3 dos 431 faltosos (0,68%) regularizaram sua situação até o momento.
Jordão, um dos municípios isolados do Acre, tem o menor número bruto: duas pessoas regularizaram o título, e 116 ainda estão pendentes.
Confira abaixo a quantidade de eleitores, por município acreano, que já regularizaram o título:
Fonte: TSE
O TSE alerta que os eleitores que não justificarem as ausências ou não regularizarem a situação até a próxima semana terão os títulos cancelados e precisarão refazer todo o cadastramento eleitoral para voltar a votar. A Justiça Eleitoral reforça que a regularização pode ser feita online ou pessoalmente nos cartórios eleitorais.