Justiça dá reintegração de posse à AMOPREAB e moradores da invasão em Assis Brasil não tem para onde ir

Após decisão judicial moradores da invasão do km 02 procuram ajuda da Prefeitura de Assis Brasil

Nesta Segunda-Feira (28) os moradores da invasão do km 02 no município de Assis Brasil procuraram o Prefeito Humberto Filho (PSDB), o Dr. Betinho, em seu gabinete para pedir ajuda do Executivo no tocante à decisão judicial de reintegração de posse da área invadida à Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (AMOPREAB). Ao todo foram 280 pessoas que não tem para onde ir, mas precisam cumprir a decisão da justiça.

A sala do Gabinete ficou pequena para tantas pessoas, mas a conversa foi amistosa e o Prefeito explicou à eles sobre a decisão judicial, então eles reivindicaram o apoio de um jurista (advogado), de prontidão Betinho colocou o advogado da Prefeitura a disposição deles para defender a causa junto à justiça. Vale destacar que o advogado já recorreu da decisão, pois existia um prazo de cinco dias para que tais cidadãos se manifestassem “Não estou incentivando vocês a agirem com violência e tão pouco defendendo a invasão de terras. É certo que eu entendo a necessidade de todos, pois isso é parte de uma ação social do nosso município e faremos tudo o que estiver ao alcance e dentro da lei para ajudá-los. Vocês são sabedores que o a Prefeitura teve uma reunião com o Presidente da AMOPREAB, aonde propusemos uma permuta (troca) das áreas de terras da associação em 4 hectares de terra pertencentes à Prefeitura, que não está sendo usada no momento e ainda estamos aguardando a resposta, pois o Presidente da Associação se comprometeu em ajudar,” disse Betinho.

O Prefeito relatou aos presentes que, quando assumiu a gestão em 2013 fez uma busca de lotes que a Prefeitura deveria ter e não tem, a partir daí começou o problema porque não havia terras para assentar os munícipes que mais precisam. “Isso está acontecendo hoje porque ao longo de doze anos faltou planejamento para o futuro do município, nunca se pensou em reservar áreas de terras para fazer loteamentos e construir lares, não houve preocupação com os problemas sociais que o município viria a enfrentar. Por isso na minha gestão tenho pensado não apenas no presente, mas também em planejar o futuro, quero deixar esse município preparado para o amanhã e tenho mostrado isso com todas as obras que estamos desenvolvendo, projetos que ainda estão em tramitação, mas não é só isso recentemente conseguimos área para construir casas para as pessoas que moram em área de risco e, isso sim é pensar no futuro,” enfatizou.

Entenda o caso:

Em março deste ano, famílias sem moradia começaram um movimento de invasão das terras da AMOPREAB (Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes), com isso o Presidente da Associação, José Rodrigues de Araújo, entrou na justiça com pedido de reintegração de posse, apresentando à medida que era solicitado, toda a documentação comprobatória de posse legal da área e ao final da ação foi dado ganho de causa à AMOPREAB.

Dessa forma o Juíz da Comarca de Assis Brasil expediu a Decisão na última Quarta-Feira (23 de Setembro), dando aos invasores o prazo de 05 dias para recorrerem e apresentarem defesa.

Os invasores por sua vez destacam que as terras foram tidas como improdutivas e por isso às invadiram.

Sem ter para onde ir

Muitas das pessoas que invadiram terras são desempregadas, sem condições de pagar aluguel, outras já perderam a esperança de conseguir moradia pelo governo federal. Há casos de famílias que sofreram as consequências da alagação em Assis Brasil, bem como pessoas que perderam tudo na enchente de Brasiléia e vieram tentar uma oportunidade em Assis.

São várias as realidades de sofrimento entre os invasores, há mulheres, crianças, adolescentes, idosos… São pessoas que não têm para onde ir.

 

Por Antonia Nascimento

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima

Notícias recentes