fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Júri do caso Jonhliane entra no terceiro dia de debates e promotor diz que defesa desconhece processo

Publicado

em

Nesta quinta-feira (19), Ministério Públicos e defesas dos acusados continuam com os debates antes da decisão dos jurados.

Imagens – G1AC

No terceiro dia de julgamento do caso Jonhliane, a banca de advogados de defesa dos acusados Ícaro José da Silva Pinto e Alan Araujo de Lima continua os debates na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, em Rio Branco. No segundo dia de julgamento, na quarta-feira (18), o juiz Alesson Braz suspendeu a sessão após ouvir os acusados, os advogados de defesa e o Ministério Público.

Ao todo, sete pessoas compõe o júri, que vai decidir sobre os dois acusados. Jonhliane Paiva Sousa tinha 30 anos e morreu no dia 6 d agosto após Ícaro dirigir em alta velocidade e atingir a moto que ela pilotava.

Câmeras de segurança mostram o carro do acusado passando na Avenida da Rocha Viana em alta velocidade. Já Alan, que dirigia um fusca e aparece também nas imagens, é acusado pelo MP-AC de estar fazendo racha com Alan.

O Ministério Público denunciou os dois, inicialmente por homicídio qualificado, porém, um habeas corpus derrubou a qualificadora e os dois agora respondem por homicídio simples. Além disso, Ícaro responde ainda por omissão de socorro e embriaguez ao volante.

Acusação

 

Nesta quinta, o promotor Efrain Enrique Filho começou fazendo questionamentos do que foi apresentado pelas defesas do Alan e Ícaro no segundo dia de julgamento.

“Maior desconhecimento dos autos é da dra. Helane. Ela não conhece os autos como acha que conhece. Mesma coisa a defesa do Ícaro. De maneira nenhuma vou dizer que estão falseando, prefiro dizer que estão equivocados. Estão falando com um homem que conhece os autos”, disse.

O promotor levou vídeos que a defesa de Alan disse que não foram juntados aos autos. Ele afirmou que as imagens estão sim no processo e reforçou que a defesa de Alan não conhece os autos. O vídeo é que mostra Alan voltando para o local do acidente. “Foi lançado aqui que o delegado estava em conluio com o perito. Não sei da onde tiraram essa informação”, disse.

Gicielle Rodrigues, assistente de acusação, advogada da família da Jonhliane, completou a fala do promotor. Ela questionou o fato de o Alan ter chegado a informar que não estava na festa.

“Na delegacia, foi dito inicialmente que o Alan não estava na festa. Porque disse isso? Depois, foi dito que ele foi mal instruído pelo advogado. E aí, qual a versão real do Alan? Como vou dar credibilidade pra uma pessoa que fala uma coisa e depois fala outra?”

Promotor Efrain Enrique Filho disse que defesa dos acusados desconhecem o processo — Foto: Iryá Rodrigues/g1

Promotor Efrain Enrique Filho disse que defesa dos acusados desconhecem o processo — Foto: Iryá Rodrigues/g1

Relembre os dias anteriores

 

  • Primeiro dia

 

No primeiro dia, os jurados puderem ouvir as testemunhas do caso. Foram nove pessoas ouvidas, entre testemunhas de acusação e defesa. Segundo a direção da Vara, mais de 450 pessoas se credenciaram para acompanhar o julgamento que já vai para o seu terceiro dia. Essas pessoas puderam acompanhar o júri de forma presencial e também por transmissão on-line. No primeiro dia, foram mais de 10 horas de sessão.

  • Segundo dia

 

Já o segundo dia de julgamento começou com os acusados sendo ouvidos. O primeiro a falar foi Ícaro, motorista da BMW que atingiu a vítima e que, segundo o laudo da perícia, dirigia a mais de 155 km/h na via onde a velocidade máxima é 40 km/h. No seu depoimento ele assumiu a culpa pelo acidente, disse que não fazia racha com Alan e aproveitou o espaço para pedir desculpas à família da vítima.

Logo em seguida, Alan também defendeu a tese de que não fazia racha. Segundo laudo e depoimento da perícia, ele estava a mais de 80 km/h na via. Ele alega que dirigia acima do permitido porque era cedo e não tinha trânsito e que, inclusive, seguia a velocidade de outros carros que podem ser vistos nas imagens. Ele alegou que não bebia no dia e que não bebe e também aproveitou para falar sobre ameaças e extorsões que sofreu enquanto passou 40 dias no Complexo Prisional Rio Branco, antes de ser transferido para o Batalhão Ambiental, onde hoje está preso. Ele perdeu 20 quilos desde que tudo aconteceu.

Iniciando os debates, o Ministério Público começou pontuando as acusações da denúncia e defendendo a tese que os dois faziam racha no momento do acidente. A segunda banca a falar foi a do Alan, que reforçou que mantê-lo preso ou condená-lo seria uma injustiça. Tese que foi reforçada pelos advogados de Ícaro, que voltaram a tecer duras críticas às investigações da Polícia Civil e acusaram a mídia de ter “comprado” a versão de um possível racha.

Ao todo, o segundo dia também ultrapassou as 10 horas de sessão. Sendo assim, mais de 20 horas de júri em dois dias.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vice-governadora do Acre é diagnosticada com pneumonia após participar de evento na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Publicado

em

Por

Mailza teve febre alta, tosse e desconforto respiratório. Sintomas apareceram após governante voltar da missão internacional do Fundo Verde para o Clima representando o Acre.

No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo. Foto: assessoria

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, foi diagnosticada com pneumonia e teve que ficar em observação no pronto-socorro de Rio Branco, na noite desta quarta-feira (1º), após ter febre alta, tosse e desconforto respiratório. O Governo do Acre divulgou uma nota sobre o estado de saúde dela. Na manhã desta quinta-feira (2), ela já havia recebido alta.

De acordo com o documento, Mailza, teve de aguardar no hospital pelo resultado de exames mais específicos. Os sintomas tiveram início após retorno da vice-governadora da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde participou da missão internacional do Fundo Verde para o Clima – Green Climate Fund (GCF), representando o governo do Estado.

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável.

Os exames confirmaram uma pneumonia leve e ela foi liberada para seguir o tratamento e as orientações médicas em casa.

Mailza, após sair do hospital, divulgou em suas redes sociais um agradecimento aos profissionais da saúde que a atenderam, as mensagens e orações que recebeu. No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo.

Áreas de financiamento

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável. O Fundo tem por objetivo balancear as alocações para mitigação e adaptação de forma igualitária, mantendo também um equilíbrio entre os países.

O GCF estabeleceu, ainda, áreas de impacto estratégico para mitigação e adaptação, que compõem a Matriz de Resultados (RMF na sigla em inglês). São elas:

Confira a íntegra da nota:

“A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1, com febre alta, tosse e desconforto respiratório.

De acordo com as primeiras avaliações médicas, Mailza foi diagnosticada com pneumonia, e por isso ficará em observação no Hospital, aguardando o resultado de exames mais específicos.

Os sintomas tiveram início após retorno dela de Santa Cruz de Lá Sierra, na Bolívia, onde participou de missão internacional do GCF representando o governo do Estado.

Agradecemos todas as mensagens de preocupação e demonstrações de carinho com a vice-governadora, neste momento.

Governo do Acre

Secretaria de Estado de Comunicação”

Comentários

Continue lendo

Acre

‘Enem dos concursos’: Portões abrem às 5h30 e 11h da manhã no Acre

Publicado

em

Por

Cartão de confirmação está disponível na área de candidato, no site da Cesgranrio. É necessário fazer login com os dados de cadastro do portal gov.br. Provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 5 de maio.

Por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame, ressalta o governo. Foto: Internet

Os portões para as provas da manhã do ‘Enem dos Concursos’ vão abrir às 5h30 e fechar às 6h30 no Acre. As provas vão ser aplicadas em apenas duas cidades acreanas, a capital Rio Branco e Cruzeiro do Sul, segundo maior município do estado. Já no período da tarde, os portões abrem às 11h da manhã e fecham ao meio-dia.

A situação é causada pela diferença de duas horas no fuso horário do estado em relação ao horário de Brasília. O CNU (Concurso Nacional Unificado) acontece neste domingo (5).

Embora aconteçam simultaneamente, os horários de início das provas também são diferentes daqueles que ocorrem na maior parte do país. No Acre os candidatos começam o teste às 7h da manhã e às 12h30 à tarde.

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação com os locais de prova dos candidatos. O “Enem dos concursos”, como o certame tem sido chamado, acontece acontece neste domingo (5).

COMO ACESSAR?

Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição: cpnu.cesgranrio.org.br/login

Nesta página, será necessário fazer login no portal gov.br (também conhecido como “sistema Gov”). É necessário fazer login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do CandidatoDepois, em Área do Candidato, clique onde está escrito LOCAL DE PROVA.

No Acre, serão salas para aplicação do exame.

O documento também tem informações como número definitivo da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

O Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.

Mas, por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame, ressalta o governo.

Todos os candidatos farão as provas em dois turnos. De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, e, à tarde, questões de conhecimentos específicos.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criança de apenas 2 anos é encontrada morta pelos pais dentro de caixa d’água no interior do Acre

Publicado

em

Segundo informações do radialista Pelegrino Ferreira, os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena,

Os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena, não podendo fazer mais nada para reverter o quadro. Foto: Ilustrativa 

Uma tragédia registrada nesta semana abalou a cidade de Santa Rosa do Purus, interior do Acre. Na última segunda-feira (29) uma menina de apenas dois anos de idade foi encontrada sem vida dentro de uma caixa dágua, em uma residência que fica no centro do município.

Segundo informações, os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena, não podendo fazer mais nada para reverter o quadro.

É devastador quando algo assim acontece, especialmente envolvendo uma criança tão jovem. A perda de uma vida tão preciosa é uma dor indescritível para a família e para a comunidade. É importante que todos ao redor ofereçam apoio e compaixão nesse momento tão difícil. E, é claro, é crucial investigar as circunstâncias desse incidente para evitar que algo semelhante aconteça no futuro.

O radialista Pelegrino Ferreira, que atua em Santa Rosa, confirmou a informação em um flash para a Rádio Difusora de Sena Madureira. “Lamentamos muito o ocorrido e ao mesmo tempo manifestamos os nossos pêsames a todos os familiares e amigos”, frisou.

Em clima de muita comoção, o corpo da menina foi sepultado no município de  Santa Rosa do Purus.

Comentários

Continue lendo