fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Jovem que havia saído de facção é assassinado a tiros em Rio Branco

Publicado

em

O jovem Antônio José de Souza Lima, de 24 anos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (12), na Travessa das Dores, no bairro Eldorado, em Rio Branco.

Segundo informações de populares, o rapaz estava na frente da casa da tia dele brincando com uma cadela, quando dois homens armados em uma motocicleta chegaram no local e efetuaram vários disparos contra o jovem.

Após ser baleado, o jovem correu para a parte de trás da casa, caiu em uma área de mata e foi atingido por mais tiros. Após a ação, os criminosos fugiram do local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou no local, a vítima já estava sem vida.

Ainda segundo informações de populares, a vítima havia saído do presídio há 6 meses e pertencia a uma facção criminosa, mas, estava sendo ameaçado por membros da organização. Ele teria procurado dois pastores e fez um vídeo saindo da facção, e começou a trabalhar com um parente dele, porém, acabou sendo morto a tiros nesta segunda.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os trabalhos da perícia. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para os exames cadavéricos.

Os PMs fizeram ronda na região na tentativa de encontrar os autores do crime, mas ninguém foi encontrado até o fechamento desta matéria.

O caso será investigado por agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

“As mulheres do campo também sofrem violência. E é uma violência invisível”, revela Giovana C. Branco em audiência na Aleac

Publicado

em

Liderança do Movimento de Mulheres Camponesas do Acre destaca lutas e avanços

47% da agricultura familiar do Brasil está nas mãos das mulheres e não é visto. Porque só se ver política voltada para o campo mais para o homem. Foto: cedida

A coordenadora das Mulheres Camponesas do Acre, Giovana Castelo Branco, disse durante audiência na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quinta-feira (9), que a violência no campo existe no estado. Ela destacou que cinco do total de casos de feminicídios foram registrados na zona rural.

“Tem mulheres que passam três dias para chegar à cidade. Os homens da zona rural são muito machistas. Eles não reconhecem o trabalho da mulher. Essa invisibilidade que a doutora falou, ela é real no campo. Somos nós que produzimos, somos nós que levamos à Agricultura Familiar. 47% da agricultura familiar do Brasil está nas mãos das mulheres e não é visto. Porque só se ver política voltada para o campo mais para o homem. Dentro dos feminicídios que aconteceram no estado do Acre, cinco foram de mulheres do campo. E a gente precisa falar sobre isso”, afirma Castelo Branco.

E acrescentou: “o que estamos fazendo para melhorar? Nossas meninas, ao invés de estarem estudando, elas já estão com companheiro e já estão sendo mortas. A menina da Transacreana foi morta a martelada. Gente, dói, a gente como mãe, como mulher. Outra foi morta dentro do banheiro. Tudo na zona rural. Aqui a gente se viu se falar em violência contra mulheres indígenas, mas as mulheres do campo também sofrem violência. E é uma violência invisível”.

De acordo com a ativista, muitas mulheres romperam com o ciclo da violência a partir das orientações recebidas no MMC. “Nós temos várias companheiras nossas que era vítimas de violência e que através do movimento, do fortalecimento, dos trabalhos de base, das oficinas, romperam com esse ciclo”, celebra Geovana.

Apesar dos avanços, muitos direitos ainda são negados às pessoas do campo. “A violência do hidro-agro-minério-negócio cada vez mais predatória contra os nossos corpos e territórios nos campos, nas águas e nas florestas”, enfatiza.

No Acre, a presidente da Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Geovana Castelo Branco, que é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulheres (Cedim), destaca a importância da organização.

“O MMC é um movimento que ajuda a empoderar a mulher do campo, em relação a sua produção, aos seus direitos, e que luta por uma sociedade mais igualitária, mais justa e livre de violências”, observa Geovana.

Agenda 21/2030

A Agenda 21/2030 foi construída e elaborada por mulheres dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e apresenta estratégias para fortalecer as políticas públicas para mulheres na região. Além de elaborar propostas que possibilitem avançar na garantia e na ampliação de direitos sobre os territórios numa perspectiva interseccional e integradora de múltiplas realidades, influenciando mudanças na agenda pública que melhore a qualidade de vida das mulheres em suas diversas pluralidades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atenção à Saúde do Trabalhador da Fundhacre leva atendimentos a servidores do hospital

Publicado

em

Por

Cuidando da saúde de quem cuida dos pacientes. Com esse intuito, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt), avança nos atendimentos e visita cada setor do complexo hospitalar, oferecendo atendimento médico aos servidores.

Na manhã desta quinta-feira, 9, funcionários do Laboratório Mérieux, sediado na Fundhacre, receberam atendimentos como teste rápido, massagem e aferição de pressão e glicemia.

George Dobre, gerente de infraestrutura do laboratório, diz que a ação é um cuidado voltado para a valorização do servidor. “É uma satisfação receber a equipe do Nastt, que vem cuidar da saúde de quem cuida da saúde dos pacientes. Sabemos da importância de fazer um trabalho de prevenção e acompanhamento, para que todos estejam sempre nas melhores condições, para poder continuar o atendimento em saúde à população”, afirma.

Por dia, cerca de mais de 20 servidores recebem atendimento no Nastt. Foto: Maxmone Dias/Fundhacre

Com essa ação do Nastt em cada setor da Fundhacre, a instituição reafirma seu compromisso não apenas com o atendimento aos pacientes, mas principalmente com o cuidado e bem-estar daqueles que fazem parte da sua equipe. A expectativa é que iniciativas como essa continuem a ser desenvolvidas, promovendo uma cultura de saúde e prevenção no hospital.

Por dia, cerca de mais de 20 servidores recebem atendimento no Nastt. O setor oferece todos os dias, além de agendamento de consultas e exames, atendimento médico e laboratorial aos servidores, funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 17h, e, às sextas, das 8h às 14h.

Jorgenete Melo, chefe do Nastt, diz que o intuito é cada vez mais oferecer uma atenção maior à saúde do servidor: “Agora estamos indo a cada setor do hospital. Disponibilizamos atendimento em saúde, massagem mecânica e atividade laboral. O objetivo agora é a atender o funcionário na sala”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de troca de experiências com secretários de segurança de todo o país

Publicado

em

Por

O último dia da 90ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Brasília, nesta quinta-feira, 9, foi marcado pela apresentação de temas nacionais. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou do evento.

Acre participa de troca de experiências com secretários de segurança de todo país. Foto: Ascom/Sejusp

O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destaca que estão sendo debatidos temas como recursos para investimento, enfrentamento ao tráfico de drogas, reincidência criminal, uso das tecnologias no combate à criminalidade e acidentes de trânsito.

O gestor apresentou os cases de sucesso do estado. “O Apolo é uma ferramenta de inteligência com a qual nós conseguimos fazer qualquer reconhecimento facial, ao abordar uma pessoa que tem a identidade tirada no Acre. Nós já compartilhamos esse aplicativo com Rondônia e Mato Grosso, e ele está disponível para todos os estados que tenham interesse”, destacou.

O secretário mencionou ainda a ferramenta Oráculo, outro exemplo de tecnologia de sucesso desenvolvido pela Sejusp do Acre e que permite o acesso a informações antes limitadas a grandes empresas de tecnologia. “O Oráculo também produz estatísticas, rede de relacionamento das pessoas que são identificadas e essa plataforma serve mais para a inteligência. Ambas as plataformas fazem consultas de mandato judicial, mandato de prisão e também o Apolo vai buscar as passagens nas câmeras de videomonitoramento colocadas em pontos estratégicos da cidade. Essas tecnologias são fundamentais para o combate à criminalidade em nosso estado”, declarou.

Bancada dos secretários de Segurança Pública de todos os estados do país. Foto: Ascom/Sejusp

O próximo encontro do Consesp será realizado em Alagoas, em agosto. O Acre deve sediar o evento em 2025.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo