fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Jovem de 18 anos é degolado após passar pelo ‘tribunal do crime’ no interior do Acre

Publicado

em

Motivo do crime seria porque a vítima tinha dívida de droga. Vítima foi torturada e depois degolada.

Wemerson Ferreira Nascimento, de 18 anos, foi achado morto na zona rural de Feijó, no interior do Acre, no final da tarde de segunda-feira (31). O delegado da cidade, Railson Ferreira, disse que o jovem integrava uma facção criminosa e foi submetido ao “tribunal do crime” porque tinha dívidas de drogas.

A suspeita é que o jovem tenha sido morto na madrugada e só foi achado no fim do dia.

“Foi morto pela própria facção, levado a uma área rural da cidade, amarrado, brutalmente torturado e depois degolado pelos próprios membros de facção criminosa que ele pertencia. O motivo mais uma vez se repete: dívida de droga”, disse.

Até a manhã desta quarta-feira (2) ninguém havia sido preso, mas o delegado informou que todos os envolvidos já foram identificados.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC doa computadores para capacitação de pessoas em vulnerabilidade social 

Publicado

em

Por

Oito equipamentos completos foram entregues à Organização Nacional de Valorização da Vida, Educação e Saúde, entidade socioassistencial 

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Presidência e da Diretoria de Informação e Comunicação (Ditec), realizou a doação de oito computadores à Organização Nacional de Valorização da Vida, Educação e Saúde (ONVVES). A entrega ocorreu na quinta-feira, 9, no átrio do edifício-sede do Judiciário acreano.

Além dos computadores, a Justiça acreana doou periféricos e acessórios, como mouses, teclados e cabos de força e rede. Todos em pleno funcionamento e bom estado de conservação. De acordo com o servidor da Ditec, Cláudio Silva, “as máquinas podem ser utilizadas para diferentes serviços. E com certeza, vai ser bem utilizada pela Organização.”.

A presidente da ONVVES, Karolayne dos Santos, agradeceu a doação do Judiciário acreano e ressaltou como os computadores serão úteis para prosseguir com o projeto social. “ A gente faz um trabalho nas comunidades, com pessoas em vulnerabilidade social. Então, essas máquinas são para facilitar o dia a dia dessa população, na geração de currículos e realização de cursos na área da informática. Fico muito agradecida de poder contar com o apoio do Tribunal de Justiça.”.

Na solenidade, o servidor Cláudio Silva destacou a ação de destinação de equipamentos eletrônicos realizada pelo TJAC. “A iniciativa, além de oportunizar um ambiente mais limpo e sustentável, traz impacto positivo na sociedade, principalmente para os jovens e as crianças.”.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Novo sistema de produtividade é implantado para juízes leigos e conciliadores

Publicado

em

Por

O SPROL vai colaborar para o monitoramento e avaliação da produtividade dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Acre

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) apresentou a nova versão do Sistema de Gerenciamento e Acompanhamento da Produtividade de Juízes Leigos e Conciliadores da Justiça do Estado do Acre (SPROL) ao desembargador Laudivon Nogueira, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e ao diretor-geral, José Carlos Martins Júnior.

A demanda foi requerida pelo desembargador Francisco Djalma, coordenador dos Juizados Especiais, para que ocorresse a implementação da Resolução nº 297/2023, no que concerne aos cálculos de produtividade para remuneração dos juízes leigos e conciliadores.

A gerente de Sistemas, Josana Nishihira, afirmou que a equipe de desenvolvimento da Ditec atendeu com sucesso a solicitação, deste modo o sistema está alinhado com as diretrizes estabelecidas.

Então, os juízes leigos e os conciliadores passaram a ter à disposição recursos para informar e acompanhar seus índices de produtividade no SPROL. Outra funcionalidade em destaque é a contribuição com a gestão das metas e vencimentos, gerenciadas pela Coordenação dos Juizados Especiais.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caminhada das Mães e atrações marcam a Feira do Amor em Rio Branco

Publicado

em

Por

Alusiva ao Dia das Mães, comemorado neste domingo, 12, a Feira do Amor foi marcada pela Caminhada das Mães, ação solidária que reuniu 325 mulheres no Lago do Amor, na tarde deste sábado, 11. Para participar da caminhada as interessadas se inscreveram e doaram 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Educandário Santa Margarida.

Mulheres durante concentração para a Caminhada das Mães. Foto: Alice Leão/Sete

A Feira do Amor é uma realização do governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o Centro de Hematologia, aHemoterapia do Acre (Hemoacre) e a Clínica Belle Plástica.

Após a caminhada, a programação seguiu com atividades aeróbicas, danças e um sorteio. Toda essas atividades aconteceram embaladas ao som do DJ Roney Mattos. A festa também contou com um espaço para avaliação física, praça de alimentação, jardinagem, artesanato local e espaço kids.

A servidora pública, Jacilda Melo, acompanhada da filha e da neta durante a concentração da Caminhada das Mães. Foto: Alice Leão/Sete

Acompanhada da filha e da neta, a servidora pública, Jacilda Melo, comenta que foi ao evento com o objetivo de ser estimulada à prática de exercícios físicos: “Eu vim justamente para ver se eu pego o pique, pego a vontade de caminhar, de correr, de fazer uma atividade física, porque nós mulheres, além de mães, a gente tem que praticar um esporte”, disse Jacilda.

Opções de presentes

A Feira do Amor conta com diversas opções para quem deseja presentear a mãe. Dentre estas opções estão os produtos aromáticos de dona Wânia Toljal, que vende velas de massagem,  creme esfoliante, sabonetes, escalda-pés, óleo de banho entre outras opções.

Wânia Tojal comercializa produtos aromáticos durante a Feira do Amor. Foto: Alice Leão/Sete

Wânia destaca o diferencial de sua tenda para atrair quem deseja presentear a mãe: “Fizemos duas coleções de lavanda e rosas brancas, especialmente para o Dia das Mães”, conta.

Dona Maria Oliveira empreende no segmento de jardnagem durante a Feira do Amor. Foto: Alice Leão/Sete

Já a empreendedora do ramo de jardinagem, Maria Oliveira, vende plantas ornamentais e algumas plantas exóticas. As plantas e flores de Dona Maria são mais uma opção de presentes:  “As mães gostam de plantas, sim. As mães adoram plantas” disse a empreendedora.

A servidora pública, Socorro Marques, prestigiou a Feira do Amor. Foto: Alice Leão/Sete

A servidora pública e mãe de dois filhos, Socorro Marques, destacou a variedade de opções da festa: “Tem de um tudo aqui.  Você está vendo o pessoal na animação ali, dançando, as semijoias, comidas, artesanato. Está muito bom”, disse Socorro.

Ao falar sobre a praça de alimentação da Feira de Economia Solidária, Socorro Marques destaca: “Estou gostando muito da qualidade das comidas, das barraquinhas, do que eles estão oferecendo”, comentou.

Secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias durante a Feira do Amor. Foto: Alice Leão/Sete

Sobre a estrutura da Feira, o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacou: “Neste ano, contamos nesta feira com 25 empreendedores expondo aqui o seus produtos que vai desde comidas típicas, hamburgueres, carnes na chapa, salgados à floricultura porque não poderíamos deixar de oferecer flores para as nossas mamães”, disse Marcelo.

A Feira do Amor teve abertura na última sexta-feira, 10, e continua neste domingo, 12, Dia  das Mães, a partir das 16h no Lago do Amor. Neste domingo, 12, também haverá a apresentação musical da artista, Isabel Cordeiro, a partir das 19h. Ao falar sobre a continuação do evento, a diretora de empreendedorismo da Sete, Bianca Marques, reforçou o convite: “Nossos empreendedores estarão aqui até domingo ofertando um ambiente divertido e agradável para você trazer sua família”, disse.

Expectativas de vendas

Sobre as expectativas de vendas da Feira, o  secretário da Sete, Marcelo Messias, ressaltou:“ No ano passado nossos empreendedores tiveram um faturamento de mais 24 mil reais, só que a feira era apenas dois dias, nesse ano aumentamos em um dia a mais e tenho certeza que esse número será ultrapassado”, disse o secretário.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo