fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Iteracre inicia processo de regularização da área onde fica o túmulo do Mestre Irineu

Publicado

em

Em uma ação inédita, o governo do Acre iniciou, na comunidade do bairro Irineu Serra, em Rio Branco, o processo de regularização da área, que fica na parte alta da cidade e que é considerada o berço do Daime – patrimônio histórico, cultural e religioso do Acre, conhecido mundialmente pelo uso do chá da ayahuasca.

Túmulo do Mestre Irineu vai receber título definitivo da terra pelo Iteracre. Foto: Cosmo Lima de Souza

O sonho nutrido por toda comunidade agora passa a se tornar realidade. O governo do Acre, por meio do Instituto de Terras (Iteracre), iniciou, na terça-feira, 9, o georreferenciamento da área, para a entrega dos títulos definitivos aos moradores. Agora, o processo está na etapa de confecção de mapas e memoriais descritivos dos lotes.

O trabalho na região é feito por dois programas, Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal, que destinam recursos e reúnem esforços para avançar na regularização fundiária do estado e aumentar a segurança jurídica dos moradores.

Túmulo do Mestre Irineu

Serão beneficiados centros religiosos, igrejas e o Túmulo do Mestre Raimundo Irineu Serra, local de peregrinação de pessoas do mundo inteiro.

“Vamos fazer o georreferenciamento da área onde se encontra o Túmulo e muito breve retornaremos com essa área regularizada para fazer a entrega dos títulos definitivos. Essa foi uma determinação do governador Gladson Cameli, para que o programa Igreja Legal atenda o maior número de entidades religiosas possíveis do estado”, destacou a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara.

O secretário de Governo, Alysson Bestene, também participou da agenda e enfatizou o simbolismo de o poder público chegar ao local após 53 anos de espera. Para ele, isso mostra o comprometimento do governo estadual, tanto na legalização dessas terras como no respeito à identidade cultural do estado acreano.

“Percorremos os lugares sagrados da doutrina e fomos recebidos pela matriarca, a madrinha Peregrina Gomes Serra, viúva do Mestre Irineu. Quero agradecer a hospitalidade da comunidade e fico feliz de poder, cada vez mais, ajudar as pessoas a se regularizarem e, com isso, terem acesso a benefícios que só uma terra legalizada pode ter”, frisou.

A previsão da entrega dos documentos é até o fim de março.

Trabalho marca atuação inédita do Estado na área. Foto: Anderson Oliveira/Segov

Alcance social

Altino Machado, integrante do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu) – Alto Santo, diz estar feliz em ver a regularização em andamento. Segundo ele, foi a primeira vez que uma gestão abraçou a causa da comunidade.

“A regularização desse espaço onde o Mestre Irineu escolheu ser sepultado é uma obra; quem conhece sai daqui encantado com a beleza desse túmulo. Foi a primeira vez que o Iteracre conseguiu chegar aqui; enviou uma equipe, que se instalou na escola para atender a todo mundo que queira regularizar a sua propriedade, então foi um trabalho marcante, que merece reconhecimento de toda coletividade por conta do alcance social que isso tem.”

Outros 70 lotes, que estão sob responsabilidade do Estado, devem ser beneficiados também. O local também contempla uma área de proteção ambiental (APA), sob a administração da Prefeitura de Rio Branco, com quem o governo tenta firmar um termo de cooperação.

A presidente da associação de moradores do bairro, Joana D’arc Melo, disse que esse é um passo importante para que, futuramente, todas as famílias possam comemorar o título definitivo de suas terras, além das cem já cadastradas.

“Em um momento que vemos a imprensa mundial falando da importância da preservação ambiental, é importante que o poder público priorize nossa região, que é o único cinturão verde na área urbana de Rio Branco”, disse.

Além de centros religiosos, programas alcançarão mais 70 lotes. Foto: Brandão Oliveira/Iteracre

Quem foi Mestre Irineu

Raimundo Irineu Serra experimentou o chá ayahuasca, bebida ancestral produzida a partir da junção do cipó mariri e da folha chacrona, pela primeira vez no início do século passado, quando era membro da Comissão de Limites do governo federal. A instituição era responsável por delimitar as fronteiras entre Acre, Bolívia e Peru.

A doutrina do Daime teve início em Rio Branco na década de 30, quando Irineu e a família moravam no bairro Manoel Julião. Em 15 de maio de 1945, Raimundo Irineu se mudou para o pequeno seringal onde hoje é o bairro Irineu Serra.

Depois da morte de Irineu, em 6 de julho de 1971, muitos dos seus discípulos que haviam aprendido a preparar o chá estabeleceram outras comunidades e religiões que também tomam a bebida. Hoje existem vários centros religiosos e terapêuticos que utilizam a ayahuasca no mundo todo.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vice-ministro de Arce diz que 5 de maio será o fim de Evo Morales no MAS

Publicado

em

O líder do MAS (à direita) e o presidente Luis Arce estão distantes

Com Hortência Rivera

O congresso da ala arquista do MAS convocou o congresso do MAS entre 3 e 5 de maio. Dizem que farão a reunião mesmo que não tenham a fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral.

Após o anúncio do presidente Luis Arce de que será realizado o congresso do MAS convocado por seus apoiadores em El Alto, neste sábado o vice-ministro de Coordenação dos Movimentos Sociais, Juan Villca, afirmou que esta reunião marcará o fim de Evo Morales no comando daquele jogo.

“No dia 5 de maio termina a gestão dele.  E isso significa que a partir do dia 5 essa direção nacional não existe mais”,  disse Villca, em contato com a mídia.

O MAS que está no Governo está dividido em dois blocos,  um evista e outro arcista. Ambos os lados organizam separadamente o congresso nacional deste partido no qual a nova liderança deve ser eleita.

A ala Arcista lançou uma convocatória indicando que  o congresso será realizado em El Alto entre 3 e 5 de maio,  enquanto os evistas (Evos), divulgaram outro documento indicando Lauca Ñ como ponto de encontro no dia 10 de junho.

Quando  ambos os lados solicitaram apoio ao Tribunal Supremo Eleitoral,  o pedido foi negado por não cumprirem o estatuto do partido, afirmou o órgão eleitoral.

O vice-ministro Villca destacou que,  embora a reunião convocada pela ala Arcista não conte com a fiscalização do TSE , ela será realizada da mesma forma. “Teremos a presença dos  movimentos sociais fundadores do partido azul”, concluiu Villca.

Comentários

Continue lendo

Geral

Na cadeia: Investigadores da DHPP prendem pai e filho acusados de homicídios

Publicado

em

Vanderley de Souza Leão de 39 anos, e, o filho dele, Árdison de Lima de 20, foram presos no Bairro Defesa Civil, em Rio Branco.

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, a DHPP.

Pai e filho, são acusados pelo assassinato do ex-presidiário Raicharles Lima de Souza de 34 anos.

O crime aconteceu na madrugada de 15 de janeiro deste ano, na região da Defesa Civi.

A vítima foi morta com duas facadas, uma delas, na região do tórax. O corpo foi encontrado horas depois, no quintal da casa dos acusados.

A investigação dos agentes da Delegacias de homicídios, apontou o envolvimento dos dois no assassinato de Raicharles Lima.

O crime, segundo a polícia, foi uma espécie de “queima e arquivo”. O suspeito Áridson teria cobrado um valor para devolver a um morador da região, o aparelho celular furtado.

O ex-presidiário teria relatado o fato a lideranças de uma organização criminosa.

Árdison de Lima, que é monitorado por tornozeleira eletrônica, teria confessado a autoria do crime, enquanto o pai dele, negou qualquer envolveu na morte do ex-presidiário

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Condutor de caminhonete que atropelou motociclista vai a júri popular

Publicado

em

Em júri popular José Wilson Gomes de Araújo vai responder pelos crimes de tentativa de homicídio, de deixar de prestar socorro a vítima, fugir do local acidente e conduzir veículo automotor sob a influência de bebida alcoólica.

A sentença de pronuncia é do juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri Flávio Mariano Mundim. Ainda na decisão, o magistrado manteve a liberdade provisória do réu. “ Como não houve manifestação do MP, entendo que neste momento não justifica a decretação da preventiva”, relatou em um trecho da sentença.

A data da sessão ainda será definida pelo cartório da 1ª Vara do Tribunal do Júri, mas será realizada este ano.

Consta no processo, que José Wilson era o condutor de uma caminhonete, que atropelou o motociclista Anderson da Silva Nascimento.

O acidente aconteceu na noite de 15 de junho do ano passado, na Rua Camburiú, no Bairro do Bosque, próximo a Praça do Juventus, em Rio Branco.

Imagens de câmeras de monitoramento registram, que o réu saio de uma distribuidora de bebida pela contra mão e logo depois atingiu a moto da vítima, que foi arrastada por cerca de 70 metros.

José Wilson Gomes fugiu do local, mas acabou preso em flagrante pela Polícia Militar.Meses depois ganhou a liberdade provisória.

O motociclista , Anderson, teve uma perna amputada e ficou com sequelas do acidente.

Comentários

Continue lendo