Cotidiano

Inmet emite alertas de chuvas fortes com ventos intensos para todo o Acre

Alertas foram dados na manhã desta segunda (8) e vão até 10h de terça (9). Previsão é de chuva entre 30 e 100 milímetros, com ventos intensos de até 100 km/h.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todas as regiões do Acre nesta segunda-feira (8). Os avisos são válidos até as 10h desta terça-feira (9).

Parte do estado, que corresponde à região do Vale do Purus e Vale do Tarauacá/Envira está sob alerta laranja de temporal. Nessa área deve chover 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar a 60 a100 quilômetros por hora.

Há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Inmet emite alertas de chuvas fortes com ventos intensos para todo o Acre — Foto: Reprodução/Inmet

Já em outra parte do estado, que compreende a região do Juruá e também baixo e alto Acre o alerta é amarelo de chuvas intensas. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Chuva no final de semana

 

Dados da Defesa Civil Municipal apontam que, entre sexta e as primeiras horas desta segunda (8), choveu pouco mais de 90 milímetros na capital acreana, o que corresponde a 87,5% do esperado para todo o mês de maio, que é de 102,8 mm.

Por conta da enxurrada no final de semana, mais uma vez moradores de bairros de Rio Branco tiveram as casas e ruas alagadas. Cobrando providências por parte do poder público, um grupo fechou a rua principal do bairro Sobral nesta segunda-feira (8) com pedaços de madeira e pneus.

No final de março e início de abril, Rio Branco passou pela terceira maior enchente da história e milhares de famílias foram afetadas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre