fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Indústria cresce 0,1% em abril, diz IBGE

Publicado

em

Oito dos 15 locais investigados acompanharam o resultado positivo

A indústria cresceu 0,1% em abril, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Oito dos 15 locais investigados acompanharam o resultado positivo. As maiores altas foram registradas no Rio de Janeiro (5,9%), em Santa Catarina (3,3%) e na Bahia (3%).

Apesar de percentuais mais baixos, a produção em Pernambuco (2%), no Pará (1,9%), na Região Nordeste (1,5%) e no Rio Grande do Sul (0,5%) também subiu acima da média nacional. Já o estado do Amazonas (0,1%) ficou no mesmo patamar. Em movimento contrário, Mato Grosso (-4,7%), Paraná (-4,3%) e São Paulo (-2,8%) tiveram recuos mais acentuados.

Segundo a pesquisa, no período entre fevereiro e abril, a média móvel trimestral ficou positiva em 11 dos 15 locais pesquisados. Os destaques foram Pará (6,3%), Minas Gerais (3,3%), Pernambuco (3,2%), Amazonas (3,2%), Ceará (2,7%), Rio de Janeiro (2,7%) e Região Nordeste (2,5%). No acumulado do ano, no entanto, houve recuo em 11 dos 15 locais pesquisados, principalmente no Pará (-10,2%), no Ceará (-9%) e em Santa Catarina (-8,1%).

Em 12 meses, a indústria nacional caiu 0,3% e sete dos 15 locais pesquisados tiveram taxas negativas em abril de 2022. “Amazonas (de 6,5% para 1,5%), Paraná (de 5,8% para 2,1%), Santa Catarina (de 3,5% para 0,1%), Rio Grande do Sul (de 5,2% para 2%), Ceará (de -0,9% para -3,7%), Espírito Santo (de 6,4% para 3,8%), São Paulo (de 1,6% para -0,7%) e Minas Gerais (de 7% para 4,8%) mostraram as principais perdas entre março e abril de 2022, enquanto Bahia (de -8,8% para -6,9%) e Mato Grosso (de 7,1% para 8,4%) assinalaram os maiores ganhos entre os dois períodos”, apontou a pesquisa.

Os dados foram divulgados, hoje (9), pelo IBGE. Para o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, fatores como a inflação elevada, a baixa massa de rendimento, que reduz o consumo das famílias, o encarecimento das matérias-primas e o desabastecimento de insumos explicam o crescimento tímido em abril. “Tudo isso recai diretamente sobre a cadeia produtiva, diminuindo o ritmo da produção industrial”, observou.

O resultado do Rio de Janeiro, que foi a segunda taxa positiva consecutiva para a indústria fluminense, representou a principal influência no resultado. O avanço foi causado pelo desempenho do setor de coque e dos produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, impactando ainda o setor de metalurgia. “Foi a taxa mais intensa para o Rio desde julho de 2020, quando a indústria fluminense atingiu 8% de crescimento”, informou o analista.

De acordo com a pesquisa, a alta de 3,3% de Santa Catarina, que ficou em segundo lugar nos destaques de abril, foi influenciada em grande parte pela indústria do vestuário. Com o resultado, o estado eliminou parte da sua queda do mês anterior, que atingiu 3,5%.

Segundo o analista, a principal influência negativa no índice nacional foi a queda de 2,8% de São Paulo. O estado responde por aproximadamente 34% da produção industrial nacional. “O baixo desempenho do setor de veículos automotores e o de máquinas e equipamentos tiveram o maior peso nesse resultado”, explicou Bernardo Almeida.

A pesquisa mostrou ainda que em abril, cinco dos 15 locais pesquisados atingiram índices acima do patamar pré-pandemia de covid-19, registrada em fevereiro de 2020. Minas Gerais e Rio de Janeiro ficaram em 5,8%; Mato Grosso, 5%; Rio Grande do Sul, 3% e Santa Catarina 2,9%.

Em relação a abril de 2021, a produção industrial caiu 0,5% com taxas negativas em sete dos 15 locais pesquisados. O IBGE destacou que abril de 2022 teve 19 dias úteis, ou seja, um dia a menos do que o mesmo mês do ano anterior.

Pesquisa

A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo, relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. Além dos índices mensais de 14 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 1% no total do valor da transformação industrial nacional, a pesquisa inclui o Nordeste. Os locais pesquisados são Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Camila Moura fala como está reação com Lucas desde a separação: ‘Nem parece’

Publicado

em

Por

Em entrevista ao podcast ‘Tá Benito’, Camila Moura, ex-esposa de Lucas Henrique, revelou como está sua atual relação com o rapaz. Sem esconder os detalhes, a professora revelou que fala com frequência com o ex-participante do BBB 24, contudo, somente pelo WhatsApp e apenas para resolver assuntos burocráticos.

“Só coisas burocráticas e pontuais. Tipo: ‘oi’, ‘bom dia’. Nem parece que a gente foi casado um dia”, afirmou Camila, deixando claro que não há mais qualquer tipo de intimidade com o ex-marido.

“Nós nunca nem sequer conversamos sobre a possibilidade de reatar. Nunca cogitei. Para mim, o casamento já tinha acabado quando ele falou [para a Pitel]: ‘baiana, você me conquistou’”, completou ela. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gracyanne Barbosa expõe cantadas que recebe após fim de casamento: ‘Cura’

Publicado

em

Por

Vida de solteira! Gracyanne Barbosa, musa fitness, influenciadora digital e modelo, resolveu comentar a quantidade de cantadas que anda recebendo após o fim de seu casamento com Belo. Segundo ela, as pessoas pensam que ‘estar solteira é procurar alguém’.

“No mesmo dia em que anunciamos a separação, muitos começaram a mandar mensagem, mandam até pra quem trabalha comigo, me chamando pra sair, jantar e coisas do tipo. As pessoas automaticamente acham que estar solteira é estar procurando alguém, mas não é! Estou no meu processo de cura, de mudança, entre outras coisas que não quero falar agora”, escreveu Gracyanne em seu Instagram oficial.

Em seguida, a musa fitness confirmou que iria completar 12 anos de casamento com Belo: “Sim, há 12 anos estávamos vivendo um momento único, incrível, lindo e inesquecível, um verdadeiro sonho”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vicky Justus comemora 4 anos com festa luxuosa em fazenda: ‘A Pequena Sereia’

Publicado

em

Por

Vicky Justus completa 4 anos de idade em grande estilo, em festão promovido por Ana Paula Siebert e Roberto Justus, neste sábado (18). A garotinha apareceu vestida de Ariel no evento, que tem como tema A Pequena Sereia.

A festa luxuosíssima, que acontece em Porto Feliz, no interior de São Paulo, na fazenda da modelo e do empresário, tem grande decoração, contando com piscina de bolinhas, pula-pulas, estações de joias, carrinhos de doces, e até mesmo uma estação com domo para que as crianças brinquem.

Ana Paula Siebert chegou deslumbrante, com tema fundo do mar em vestido branco. A modelo posou na frente da mesa de doces e bolo, com artigos personalizados com o nome de Vicky e guloseimas em formato dos personagens da animação da Disney. Rodrigo Faro, Vera Viel marcaram presença com as filhas, Clara e Helena, assim como a atriz Pietra Quintela, que chegou acompanhada dos pais. Confira

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo