Imigrantes ameaçam passar a força para o lado peruano e causa tensão com as forças militares

A manhà deste domingo, dia 14, está sendo considerada tensa na fronteira do Brasil através do Acre com o Peru. Centenas de imigrantes, na maioria haitianos, resolveram ameaçar entrar no Peru de qualquer jeito, caso as autoridades não os deixem passa.

Esse imigrantes já estão se ‘amontoando’ na pequena cidade de Assis Brasil a mais de um ano, desde que as fronteiras foram fechadas devido o aumento da pandemia causada pelo novo coronavirus, que já matou centenas de milhares de pessoas pelo mundo.

Muitos desses imigrantes moravam no Brasil desde 2010. Com a falta de trabalho causado pela pandemia, muito optaram em retornar para sua terra natal, fazendo o mesmo trajeto feito nos anos de 2010 e 2011, após o terremoto que praticamente devastou Haiti, que deixou mais 1,5 milhões de desempregados e 200 mil mortos.

Segundo foi passado ao jornal oaltoacre, o levante seria um motivo para pressionar as autoridades do Brasil e Peru, para que os deixem passar rumo ao país de origem.

A tensão é grande junto aos militares do Peru que não tem autorização para deixar entrar pela pequena cidade peruana de Iñapari. A ponte que liga os dois países foi tomada pelos imigrantes que estariam dispostos a passar a qualquer momento.

Uma das reclamações seria pelo fato de que as autoridades não permitem a entrada para o Peru, mas permitem a saída, além da circulação de militares na cidade de Assis Brasil.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima