Conecte-se conosco

Acre

Iguarias regionais são atração e movimentam economia durante Expoacre Juruá

Publicado

em

Tapioca feita na hora, acompanhada de chá de cerejeira; inhame branco e roxo; caldo de cana e farofa de gengibre e manjericão, entre outras iguarias de encher os olhos e dar água na boca. Assim é o espaço do produtor, montado na Expoacre Juruá, que encerra neste domingo, 4, na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Um espaço dedicado a produtores se torna uma vitrine para que eles possam fechar negócios e até expandir o alcance de suas vendas por meio da segunda maior feira do agronegócio do estado.

Tapioca feita na hora atrai clientes na Expoacre Juruá. Foto: José Caminha/Secom

Com uma casa de farinha montada em meio ao estande, Izaías Almeida, que mora na comunidade do Alto Pentecoste, em Mâncio Lima, estava vendendo farinha de todos os tipos e também fazendo uma tapioca quentinha acompanhada de um chá de cerejeira. Mais típico do que isso impossível.

“Estão procurando mais farinha milito de coco. Tudo que nós produzimos na comunidade está sendo vendido aqui e é uma produção que envolve toda a família, por isso, trouxemos a farinha toda pronta”, disse.

A sacada de servir a tapioca com o chá foi um diferencial. Ao mesmo tempo que os visitantes podem conhecer todo o processo da produção, degustam a tapioca feita na hora, um dos produtos queridinhos do acreano. “Superou o que a gente estava esperando para a venda, porque aqui é mais para exposição, mas conseguimos vender bem”, avaliou.

Biscoito de goma é um dos produtos mais tradicionais de Cruzeiro do Sul. Foto: José Caminha/Secom

Tapioca feita na hora com chá

A tapioca vendida por ele é a tradicional, molhada no leite de coco. “O chá também fez sucesso. As pessoas deixam de tomar o café para tomar nosso chá”.”

Nadir Braga estava no estande e já garantiu milho verde, pamonha e cana de açúcar. “Sou de Cruzeiro do Sul e amo os produtos daqui, também estou levando um biscoito de goma que não pode faltar”, revela.

Assim como ela, Francisco Viana não abre mão de uma tapioca com café. “Comprei biscoito, tapioca, pamonha e canjica. Tudo que eu mais gosto.”

Maria Antônia Souza já conhecia o estande de outros anos e já foi especificamente para comer nesse ponto. “O que mais gosto é da farinha, pamonha e a tapioca. Essa ideia do chá foi ótimo também, adorei”, disse.

José Carlos Souza da Silva disse que é a primeira vez que visita a Expoacre Juruá e ficou encantado com o espaço. “Achei legal que dá espaço para eles e o espaço ficou muito bonito”, opinou.

Farofa temperada surpreende durante Expoacre Juruá. Foto: José Caminha/Secom

Farofa temperada

Adauto de Paula estava vendendo farofas temperadas. Uma delas de manjericão e gengibre e outra apimentada. Ele disse que o estoque restante talvez não chegue nem ao fim da noite, pois a saída foi muito boa. Antes de fechar negócio, o cliente pode dar uma provinha.

“A nossa cooperativa tem quatro anos e um pouquinho. E agora, com esse produto, está com três anos que a gente está trabalhando com ele. Na verdade, primeiro a gente começou com um produto de inovação na questão da farinha. Eu acho que foi uma das primeiras farinhas temperadas que surgiram aqui no estado. Mas, por algumas questões, a gente queria colocar um produto realmente de qualidade na mesa do nosso cliente”, contou.

Segundo ele, a farofa com pimenta é a queridinha dessa edição, mas admite que muita gente tem se surpreendido com a farofa de gengibre e manjericão.

“Às vezes as pessoas têm um receio com o gengibre, que aqui na nossa região não é usado tanto como tempero, mas quando as pessoas provam se surpreendem porque é muito bom.”

Osana Araújo estava visitando os estandes e decidiu provar as farofas e não é que a visita se tornou uma compra? Como boa cruzeirense, ela levou uma de cada tipo de farofa para experimentar.

Produtos regionais dão cores e sabores ao espaço do produtor. Foto: José caminha/Secom

“Para o acreano, a farinha é indispensável no nosso alimento e ver essa farofa tão deliciosa não tem como não levar para casa. Vou levando as duas e já vou marcar ele no Instagram e já levei outras colegas minhas também para degustar a farofa. Sou acreana com muito orgulho, cruzeirense, filha de seringueiro e é muito importante essa exposição, porque tem muita gente que não conhece. Eu, particularmente, não conhecia essa farofa e agora estou levando pra casa e fazendo a propaganda”, contou animada.

O espaço também tem inhame, roxo e branco, e os diversos tipos de feijão produzidos em Marechal Thaumaturgo. “Esse espaço aqui ajudou muito a gente e já vendi muito, graças a Deus”, disse Gilmar da Silva.

De Mâncio Lima, Maria da Conceição estava com o marido vendendo caldo de cana e coco, que é muito produzido na cidade onde moram. “Este é nosso primeiro ano e estou gostando muito, graças a Deus. Era o meu sonho chegar aqui e estou muito feliz. Quem não veio perdeu, porque já dei uma olhada rápida e a renda está muito boa.”

A organização da Expoacre Juruá informou que, nas quatro noites, cerca de 120 mil pessoas passaram pela feira. Esse público ainda deve superar as expectativas, já que Manu Bahtidão se apresenta no encerramento.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre participa de reunião do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social e reforça defesa do Suas em Brasília

Publicado

em

O Acre participou, nesta terça-feira, 10, em Brasília (DF), da reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), realizada na sede do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento reuniu gestores de todo o país para alinhamento de pautas estratégicas e definição de encaminhamentos sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Fórum reuniu gestores de todo o país em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Secom

Representando o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), a chefe da Divisão de Alta Complexidade, Nair Mamed, reforçou o compromisso do Estado na defesa e qualificação das políticas sociais.

Chefe da Divisão de Alta Complexidade da SEASDH, Nair Mamed representou o Acre na reunião. Foto: Wesley Moraes/Secom

“O Fonseas é um espaço importantíssimo de gestores estaduais, para tratar de pautas relacionadas ao cofinanciamento da assistência social, no viés de responsabilidade dos entes federados e sobre o compromisso real com a proteção da população em situação mais vulnerável. O Suas só se sustenta quando há regularidade e corresponsabilidade entre União, Estados e Municípios. Quando esses pilares falham, quem sente os efeitos diretos são os usuários da política pública”, destacou.

Assessora técnico do Fonseas, Thauan Pastrello, conduziu as apresentações. Foto: Wesley Moraes/Secom

No encontro, os participantes discutiram temas considerados decisivos para a estruturação do Suas em 2026, com foco especial no financiamento, gestão do trabalho e organização dos serviços. Entre as pautas tratadas estiveram:

  • Gestão financeira do Suas: balanço de 2025 e cenário para 2026;
  • Atualização do prazo da Resolução nº 17/2024, referente às emendas parlamentares;
  • Programa Gás do Povo;
  • Cadastro Único (Portaria MDS nº 1.145/2025);
  • Regulamentação dos Serviços de Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis);
  • Planejamento do Fonseas para 2026;
  • Anuidade do Fórum.

As apresentações técnicas foram conduzidas pelo assessor técnico do Fonseas, Thauan Pastrello, que trouxe análises sobre cada uma das pautas. Entre os assuntos debatidos estiveram a estagnação dos repasses federais desde 2014 e os desafios enfrentados pelos Estados para manter a oferta de serviços essenciais.

A vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, reforça que a participação do Acre nesse debate nacional é fundamental para fortalecer o sistema e assegurar que os investimentos cheguem à ponta, onde as famílias mais precisam.

Regulamentação das Ilpis

A presidente do Fonseas, Cyntia Grillo, destacou que a regulamentação das Instituições de Longa Permanência para Idosos é uma urgência, uma vez que a ausência de normas nacionais tem gerado conflitos entre políticas públicas e o Judiciário. Para a gestora, o avanço desse tema é fundamental para garantir atendimento adequado, evitar institucionalizações indevidas e fortalecer o trabalho técnico realizado pelo Suas.

Presidente do Fonseas, Cyntia Grillo: “Regulamentação de instituições de permanência de idosos”. Foto: Wesley Moraes/Secom

Agenda prossegue em Brasília

Nesta quarta-feira, 11, será realizada a 36ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com participação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Congemas, Fonseas e CNAS, dando continuidade aos debates sobre o aprimoramento da política de assistência social no país.

The post Acre participa de reunião do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social e reforça defesa do Suas em Brasília appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Inquérito deve apurar sobre o possível descumprimento de embargo ambiental do Obama em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Gleilson Miranda/Epitaciolandia

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) converteu um Procedimento Preparatório em Inquérito Civil para aprofundar a investigação sobre o possível descumprimento de embargo ambiental imposto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em desfavor de Sonimar da Silva Domiciano, no município de Epitaciolândia.

O caso teve início por meio da Portaria nº 0002/2025, que instaurou a apuração preliminar após a abertura de Notícia de Fato. Nos autos constam o auto de infração e documentos de autuação do Ibama, além do relatório de fiscalização da operação denominada “Inopinus Flora”, que deu origem ao embargo ambiental.

Durante a tramitação, o MPAC solicitou apoio técnico ao Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que apresentou a quantificação do dano ambiental, com o objetivo de subsidiar eventual celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

De acordo com o despacho assinado pelo promotor de Justiça Luã Brito Barbosa, a conversão em Inquérito Civil foi motivada pela necessidade de diligências complementares, reiteração de requisições de informações ainda pendentes e pelo fato de o procedimento extrajudicial já tramitar há mais de 180 dias sem a conclusão das apurações. Além disso, os elementos já reunidos indicam a necessidade de aprofundamento das investigações.

Como providências iniciais, foi determinada a publicação do despacho no Diário Oficial do MPAC e a solicitação de apoio ao Centro de Apoio Operacional (CAOP) do Meio Ambiente para a elaboração de minuta de Termo de Ajustamento de Conduta, com base na documentação já reunida.

Comentários

Continue lendo

Acre

Agenda Emurb – 10 de fevereiro de 2026

Publicado

em

PROG. 10 DE FEVEREIRO DE 2026 (TERÇA FEIRA)

<p>The post Agenda Emurb – 10 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo