Conecte-se conosco

Acre

Iguarias regionais são atração e movimentam economia durante Expoacre Juruá

Publicado

em

Tapioca feita na hora, acompanhada de chá de cerejeira; inhame branco e roxo; caldo de cana e farofa de gengibre e manjericão, entre outras iguarias de encher os olhos e dar água na boca. Assim é o espaço do produtor, montado na Expoacre Juruá, que encerra neste domingo, 4, na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Um espaço dedicado a produtores se torna uma vitrine para que eles possam fechar negócios e até expandir o alcance de suas vendas por meio da segunda maior feira do agronegócio do estado.

Tapioca feita na hora atrai clientes na Expoacre Juruá. Foto: José Caminha/Secom

Com uma casa de farinha montada em meio ao estande, Izaías Almeida, que mora na comunidade do Alto Pentecoste, em Mâncio Lima, estava vendendo farinha de todos os tipos e também fazendo uma tapioca quentinha acompanhada de um chá de cerejeira. Mais típico do que isso impossível.

“Estão procurando mais farinha milito de coco. Tudo que nós produzimos na comunidade está sendo vendido aqui e é uma produção que envolve toda a família, por isso, trouxemos a farinha toda pronta”, disse.

A sacada de servir a tapioca com o chá foi um diferencial. Ao mesmo tempo que os visitantes podem conhecer todo o processo da produção, degustam a tapioca feita na hora, um dos produtos queridinhos do acreano. “Superou o que a gente estava esperando para a venda, porque aqui é mais para exposição, mas conseguimos vender bem”, avaliou.

Biscoito de goma é um dos produtos mais tradicionais de Cruzeiro do Sul. Foto: José Caminha/Secom

Tapioca feita na hora com chá

A tapioca vendida por ele é a tradicional, molhada no leite de coco. “O chá também fez sucesso. As pessoas deixam de tomar o café para tomar nosso chá”.”

Nadir Braga estava no estande e já garantiu milho verde, pamonha e cana de açúcar. “Sou de Cruzeiro do Sul e amo os produtos daqui, também estou levando um biscoito de goma que não pode faltar”, revela.

Assim como ela, Francisco Viana não abre mão de uma tapioca com café. “Comprei biscoito, tapioca, pamonha e canjica. Tudo que eu mais gosto.”

Maria Antônia Souza já conhecia o estande de outros anos e já foi especificamente para comer nesse ponto. “O que mais gosto é da farinha, pamonha e a tapioca. Essa ideia do chá foi ótimo também, adorei”, disse.

José Carlos Souza da Silva disse que é a primeira vez que visita a Expoacre Juruá e ficou encantado com o espaço. “Achei legal que dá espaço para eles e o espaço ficou muito bonito”, opinou.

Farofa temperada surpreende durante Expoacre Juruá. Foto: José Caminha/Secom

Farofa temperada

Adauto de Paula estava vendendo farofas temperadas. Uma delas de manjericão e gengibre e outra apimentada. Ele disse que o estoque restante talvez não chegue nem ao fim da noite, pois a saída foi muito boa. Antes de fechar negócio, o cliente pode dar uma provinha.

“A nossa cooperativa tem quatro anos e um pouquinho. E agora, com esse produto, está com três anos que a gente está trabalhando com ele. Na verdade, primeiro a gente começou com um produto de inovação na questão da farinha. Eu acho que foi uma das primeiras farinhas temperadas que surgiram aqui no estado. Mas, por algumas questões, a gente queria colocar um produto realmente de qualidade na mesa do nosso cliente”, contou.

Segundo ele, a farofa com pimenta é a queridinha dessa edição, mas admite que muita gente tem se surpreendido com a farofa de gengibre e manjericão.

“Às vezes as pessoas têm um receio com o gengibre, que aqui na nossa região não é usado tanto como tempero, mas quando as pessoas provam se surpreendem porque é muito bom.”

Osana Araújo estava visitando os estandes e decidiu provar as farofas e não é que a visita se tornou uma compra? Como boa cruzeirense, ela levou uma de cada tipo de farofa para experimentar.

Produtos regionais dão cores e sabores ao espaço do produtor. Foto: José caminha/Secom

“Para o acreano, a farinha é indispensável no nosso alimento e ver essa farofa tão deliciosa não tem como não levar para casa. Vou levando as duas e já vou marcar ele no Instagram e já levei outras colegas minhas também para degustar a farofa. Sou acreana com muito orgulho, cruzeirense, filha de seringueiro e é muito importante essa exposição, porque tem muita gente que não conhece. Eu, particularmente, não conhecia essa farofa e agora estou levando pra casa e fazendo a propaganda”, contou animada.

O espaço também tem inhame, roxo e branco, e os diversos tipos de feijão produzidos em Marechal Thaumaturgo. “Esse espaço aqui ajudou muito a gente e já vendi muito, graças a Deus”, disse Gilmar da Silva.

De Mâncio Lima, Maria da Conceição estava com o marido vendendo caldo de cana e coco, que é muito produzido na cidade onde moram. “Este é nosso primeiro ano e estou gostando muito, graças a Deus. Era o meu sonho chegar aqui e estou muito feliz. Quem não veio perdeu, porque já dei uma olhada rápida e a renda está muito boa.”

A organização da Expoacre Juruá informou que, nas quatro noites, cerca de 120 mil pessoas passaram pela feira. Esse público ainda deve superar as expectativas, já que Manu Bahtidão se apresenta no encerramento.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Policia de Cobija prende dois brasileiros por tráfico de drogas em Pando; um é condenado a 8 anos de prisão

Publicado

em

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria. O juiz jurisdicional condenou um dos brasileiros a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Um brasileiros foi encontrado com pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem no interior do estabelecimento. Foto: captadas 

O Procurador de Substâncias Controladas de Pando, José Carlos Cruz, relatou em entrevista coletiva em Cobija, na terça-feira (23), uma operação no município de Porvenir que resultou na prisão de dois cidadãos brasileiros, com nomes não divulgados, em uma hospedaria no centro da cidade. Com um deles foi encontrado pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem dentro do estabelecimento.

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Na audiência de medidas cautelares, a promotoria solicitou prisão preventiva de 90 dias. No entanto, os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz jurisdicional condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria no centro de Porvenir. Foto: captadas 

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Foto: captadas 

O segundo brasileiro foi colocado em liberdade, pois não foram encontradas evidências ou elementos probatórios contra ele durante a prisão na hospedaria. A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Brasil.

Os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch. Foto: captadas 

A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Acre/Brasil. Foto: captada 

Veja vídeo reportagem com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia de Pando intercepta carga ilegal de Epitaciolândia em veículo perto de Porvenir

Publicado

em

Fiscalização feita ao amanhecer apreendeu 40 frangos e 200 cervezas sem documentação; mercadoria tinha origem clandestina em Epitaciolândia

O Comandante do Departamento da Polícia de Pando, Erland Monasterios Vanegas, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) que um veículo foi interceptado durante a madrugada próximo ao município de Porvenir transportando mercadorias ilegais provenientes do estado brasileiro do Acre. Toda a carga saiu de forma clandestina da cidade de Epitaciolândia.

A equipe de segurança e controle sanitário de Cobija realizava rondas por volta das 05h desta terça-feira (23) quando notou movimentação suspeita. Após uma vistoria minuciosa no veículo, foram apreendidos 40 frangos e 200 pacotes de cerveja da marca Skol, que não possuíam a documentação correspondente de compra ou legalização para circulação transfronteiriça.

Comandante Erland Monasterios Vanegas confirmou que frangos e cervejas sem documentação, interceptadas perto de Porvenir, foram destruídas. Foto: captadas 

Devido à natureza de contrabando do fato, o caso foi encaminhado para a Zona Franca Comercial e Industrial de Cobija “Zofra Cobija”, órgão responsável pelo controle aduaneiro e comercial na região fronteiriça que foi descartada no aterro sanitário de Cobija.

A decisão de destruir os produtos segue os protocolos de descarte aplicados a bens apreendidos em operações de contrabando, por não cumprirem os requisitos sanitários, fiscais ou legais para circulação internacional. O caso havia sido encaminhado anteriormente à Zofra Cobija, que determinou a destinação final dos itens.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando com o estado do Acre, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias. Foto: captada

Veja vídeo entrevista com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Frentista é assaltado por criminosos armados em posto de combustíveis de Rio Branco

Publicado

em

Quatro suspeitos em um carro branco renderam a vítima no bairro Ivete Vargas e fugiram levando cerca de R$ 100; polícia investiga o caso

O frentista entregou a quantia disponível no momento, pouco superior a R$ 100, valor referente às últimas vendas realizadas. Foto: arquivo

Um frentista foi vítima de um assalto na noite desta terça-feira (23), enquanto trabalhava no Posto de Combustível Leblon, localizado na Rua Leblon, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi surpreendida por quatro criminosos que chegaram ao local em um veículo modelo Onix, de cor branca. Dois dos suspeitos desceram do banco traseiro do carro e, armados, anunciaram o assalto.

O frentista estava próximo à bomba de combustível e se preparava para atender o motorista quando foi abordado. Assustado, ele não reagiu e apenas levantou as mãos, entregando pouco mais de R$ 100, valor referente ao caixa do momento. Um colega da vítima estava no escritório do posto realizando o fechamento da contabilidade e a troca de plantão.

Os criminosos não levaram pertences pessoais da vítima, como celular ou carteira, ficando apenas com o dinheiro do estabelecimento. Após a ação, o grupo fugiu no mesmo veículo, seguindo em direção ao bairro Castelo Branco.

A Polícia Militar foi acionada, esteve no local para colher informações e realizou buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.

O frentista compareceu à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde registrou boletim de ocorrência pelos crimes de ameaça e roubo. O caso será apurado pela Polícia Civil de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo