Iapen e Secretaria de Educação iniciam aulas em primeira turma de ensino médio da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
Em um momento histórico, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul (DEPCZS), e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) deram início às aulas da primeira turma de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade nesta quinta-feira, 20. Até o momento, a escola do presídio, anexa à Escola Estadual Plácido de Castro, contava apenas com as aulas de ensino fundamental.
A turma é formada por 18 pessoas privadas de liberdade que acreditam que concluir o ensino médio é importante para seguir um futuro melhor e voltar à sociedade de modo diferente. É o caso de F.F.S., que disse: “Eu agradeço por essa oportunidade e, assim como eu, muitas pessoas querem uma oportunidade dessa, para sair daqui uma nova pessoa, e quero dizer para todos que é possível, sim, se ressocializar, é possível sim sair daqui uma nova pessoa e voltar para a sociedade mudado, e aqueles que não acreditam, venham passar a acreditar que você pode mudar”.
O professor da turma, João Pedrosa Neto, que os acompanha de perto, fala sobre os sonhos que foram relatados a ele: “Eles citaram o sonho de serem médicos, professores, advogados e várias outras profissões que eles têm o sonho de realizar e só vão poder realizar esses sonhos por meio do estudo”.
Pessoas privadas de liberdade que compõem primeira turma de ensino médio da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul sonham em seguir profissões. Foto: cedida
A implantação da turma de ensino médio começou a ser idealizada no início de 2024 e foi um esforço conjunto de todos os envolvidos. A coordenadora técnica da DEPCZS, Vanila Pinheiro, afirma que “a educação é um direito de todos. Enquanto pedagoga e na função de coordenação técnica, eu acredito na relevância da educação prisional como instrumento de ressocialização e que proporciona também o desenvolvimento de habilidades, bem como a construção de um futuro melhor durante e após o cumprimento da sentença”.
O coordenador da EJA de Cruzeiro do Sul, José Adriano Silva, explica que participou da primeira aula e ficou feliz com a empolgação dos estudantes: “É um marco para a EJA em Cruzeiro do Sul, isso porque podemos participar da aula inaugural. Foi bonito ver o quanto eles estavam empolgados, a maioria deles com o sonho de continuar estudando, fazer uma faculdade. Portanto, é a oportunidade que essas pessoas estão tendo para poder galgar e sonhar coisas melhores”.
A diretora da Escola Plácido de Castro, Maria Eliete Silva, também esteve presente na aula inaugural e afirma o quanto foi especial o momento, e como a educação contribui para a reinserção dos apenados à sociedade: “A educação para esses alunos vem contribuir para promover a inclusão social, oferecer habilidades e competências para a reintegração desses jovens e adultos na sociedade”.
O chefe da DEPCZS, Elves Barros, ressalta o desejo de ampliar a oferta de novas turmas de ensino médio: “Essa primeira turma de ensino médio vai fazer história, e esperamos ter mais oportunidade de ampliar a quantidade de vagas e dar chance para mais presos, que, além da oportunidade do estudo, poderão remir pena por intermédio do estudo, da educação”.
Corpo técnico da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura participa de aula inaugural do ensino médio da unidade. Foto: cedida