Cada sessão de hemodiálise tem um custo aproximado de Bs 713, que é coberto pelo Governo Nacional, e cada paciente realiza esse processo três vezes por semana. Foto cedida
O Hospital de Terceiro Nível Dr. Hernán Messuti Ribera de Cobija, Pando, inaugurou nesta segunda-feira (24), sua primeira Unidade de Hemodiálise que iniciou o atendimento gratuito a 8 dos 16 pacientes que atenderá diariamente.
“Foi possível realizar os procedimentos e coordenação necessários com o Serviço Departamental de Saúde de Pando, para que hoje o hospital Hernán Messuti Ribera possa inaugurar a nova unidade de hemodiálise”, destacou a responsável pelo Programa Nacional de Saúde Renal, Sdenka Maury Fernández.
O novo ambiente conta com sete máquinas de hemodiálise e uma estação de tratamento de água com capacidade para 12 máquinas. Cada sessão de hemodiálise tem um custo aproximado de Bs 713, que é coberto pelo Governo Nacional, e cada paciente realiza esse processo três vezes por semana.
“Está previsto que, nesta primeira fase, atendamos pelo menos 16 pacientes. A nível departamental tínhamos cerca de 32 pessoas, mas 16 serão atendidas na nossa nova Unidade Hospitalar de Messuti. É uma satisfação para nós, tendo em vista que no setor só tínhamos o Hospital Roberto Galindo, que só tinha quatro máquinas funcionando”, acrescentou.
O governo nacional nomeou nove profissionais, entre nefrologistas, clínicos gerais, graduados em enfermagem e auxiliares de enfermagem, para exercerem suas funções em dois turnos.
A doença renal crônica é uma diminuição lenta e progressiva (durante meses ou anos) devido à capacidade dos enxágues de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. As causas principais são diabetes e pressão arterial alta.