Homem é preso com 172 canários-da-terra em mala no aeroporto de Boa Vista

Aves silvestres estavam em condições de maus-tratos; esta é a segunda apreensão do tipo em menos de dois meses no terminal

A Polícia Federal prendeu, nesta semana, um homem que tentava embarcar no Aeroporto Internacional de Boa Vista transportando ilegalmente 172 canários-da-terra em uma mala. As aves estavam acondicionadas em gaiolas apertadas e mal ventiladas, envoltas em espaguetes de piscina, configurando situação de maus-tratos.

O canário-da-terra é uma das espécies mais cobiçadas pelo tráfico de animais silvestres no Brasil, frequentemente capturado e vendido ilegalmente por seu canto e valor no mercado clandestino.

O passageiro foi autuado em flagrante por crimes ambientais e encaminhado ao sistema prisional. A Polícia Federal segue investigando se há envolvimento de outras pessoas na tentativa de tráfico interestadual das aves.

Essa é a segunda ocorrência semelhante registrada no aeroporto em menos de dois meses. Em 11 de maio, outro homem foi detido com 280 canários-da-terra em condições igualmente precárias. As aves apreendidas devem ser encaminhadas a centros de triagem de animais silvestres para avaliação e possível reabilitação.

Comentários

Publicado por
Da Redação

Notícias recentes

  • Geral

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) publicou nesta quarta-feira, 13, o Edital nº 02/2026, que trata da quarta convocação de acadêmicos aprovados no processo seletivo simplificado para estágio de graduação em diversas áreas. A convocação segue a nova orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a distribuição da força de trabalho e do orçamento no Judiciário, além de atender à necessidade de reforço no quadro de estagiários para auxiliar nos serviços essenciais e garantir o regular funcionamento das unidades. Anúncio Nesta etapa, foram convocados candidatos aprovados nos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia, ambos para atuação em Rio Branco, respeitando a ordem de classificação prevista nos Editais nº 01/2025 e nº 03/2025, publicados anteriormente no Diário da Justiça Eletrônico. Os candidatos convocados devem enviar a documentação exigida no prazo de cinco dias úteis, exclusivamente por e-mail, para o endereço suged@tjac.jus.br, sob pena de perda da vaga. A documentação deve ser digitalizada e encaminhada em arquivo único no formato PDF. Entre os documentos exigidos estão RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência, histórico escolar com rendimento acadêmico, declaração de matrícula, certidões negativas da Justiça Estadual, Federal e Eleitoral, além de comprovante de conta bancária no Banco do Brasil para recebimento da bolsa. Candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico recente. O TJAC destaca que a entrega da documentação é fundamental para a formação do cadastro institucional, o que facilita a comunicação com os candidatos à medida que surgirem novas vagas durante o prazo de validade do processo seletivo. Informações adicionais podem ser obtidas junto à Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores (SUGED), pelo telefone (68) 3212-8264.

8 minutos atrás