O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou na manhã desta sexta-feira, 5, um chamamento à população para a doação de sangue no Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, que encontra dificuldade de manter abastecido o seu estoque.
“A solução para o problema de desabastecimento seria fidelizar as doações, ou seja, o homem doar sangue a cada dois meses e a mulher a cada três. A prática estabilizaria o estoque do Hemonúcleo, que abastece outras unidades da região”, enfatiza Jean Carlos Martins, assistente social do Hemonúcleo.
O doador precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. A doação sanguínea só pode ser feita 15 dias após o fim dos sintomas gripais. “Precisamos do apoio da população. O sangue é insubstituível”, reforça Jean.
As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, localizado atrás da Maternidade do Juruá, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Para facilitar os agendamentos, a unidade disponibiliza o aplicativo Sangue Amigo. A ferramenta está disponível para celulares com os sistemas Android ou iOS. Além disso, o doador pode entrar em contato com o Hemonúcleo pelos números (68) 3322 4318 ou (68) 999806897.
Fonte: Governo AC