Mais de 45 mil vidas foram salvas no Acre em 2025 graças às doações de sangue, segundo balanço divulgado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do estado (Hemoacre). O número reflete a importância da solidariedade para a saúde pública, sustentando estoques que garantiram cirurgias, atendimentos de emergência e tratamentos médicos ao longo do ano.
A instituição destacou o papel dos doadores, chamados de “heróis da vida real”, e de colaboradores e parceiros que ampliaram campanhas e mobilizações em diferentes regiões. Com o slogan “Você doa, a vida continua”, o Hemoacre encerrou 2025 reforçando o convite para que a população mantenha o gesto solidário em 2026, com a meta de ampliar ainda mais o alcance das doações e garantir acesso a tratamentos necessários.
Os doadores, chamados de heróis da vida real, sustentaram estoques que garantiram cirurgias, emergências e tratamentos. Foto: captada
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) atua no estado há 20 anos e uma nova sede foi inaugurada no Hospital Regional do Alto Acre em abril do ano passado. Com um espaço amplo e confortável, a unidade visa melhorar o atendimento aos doadores e fortalecer os estoques de sangue, beneficiando também outras regiões do estado.
A ampliação do serviço traz vantagens para os doadores de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, permitindo que mais pessoas doem simultaneamente, o que aumenta a agilidade na doação e a variedade de tipagens sanguíneas no estoque. A iniciativa reforça a campanha permanente do Hemoacre, que em 2025 registrou mais de 45 mil vidas salvas por meio de doações no Acre.
Unidade no Hospital Regional do Alto Acre atenderá doadores de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil com mais conforto e agilidade. Foto: captada
O Hemoacre funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, para coleta de doação de sangue e também para cadastro de medula óssea. Mas o que é preciso para ser um doador de sangue? As orientações são:
Cada bolsa de sangue coletada foi mais do que um procedimento técnico, representando a chance de uma família respirar aliviada e de um futuro não ser interrompido. Foto: captada