O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (17/10), que a cúpula Rússia-EUA na Hungria, para discutir a guerra com a Ucrânia, será bilateral. No entanto, o presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, manterá contato diante das negociações.
A afirmação de Trump foi feita durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, nos Estados Unidos. A fala aos jornalistas precede uma reunião com o presidente ucraniano, que está no local. A cúpula citada por Trump tem previsão de ser realizado em Budapeste, capital da Hungria, em até duas semanas.
O encontro entre Trump e Zelensky nesta sexta levanta esperança de que o diálogo entre Rússia e Ucrânia, mediado pelos EUA, encaminhe um cessar-fogo no território ucraniano.
Na quinta-feira (17/10), Trump teve uma conversa por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. Esta não é a primeira tentativa de Trump para dar fim ao conflito. Em agosto deste ano, por exemplo, os dois líderes das superpotências se encontraram no Alaska, mas não houve uma demonstração clara de Putin de interesse para um cessar-fogo.
Um dos principais tópicos da conversa entre Trump e Zelensky nesta sexta diz respeito ao fornecimento de mísseis Tomahawk à Ucrânia. A medida acena para um ruído na relação entre Trump e Putin. O presidente russo teria advertido que a medida “não mudará a situação no campo de batalha, mas prejudicará significativamente as relações entre nossos países”.
Fonte: Metrópoles