fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo reforça pedido de inclusão de projetos de abastecimento de água para municípios do interior no Novo PAC

Publicado

em

Durante reunião realizada nesta quinta-feira, 22, em Brasília, foi solicitada prioridade na análise de projetos de abastecimento de água para municípios do interior do Acre propostos para inclusão no novo Programa de Aceleração do Crescimento – o Novo PAC -, a exemplo de Cruzeiro do Sul. O pedido foi feito pela diretora de Planejamento e Projetos do  Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Daniela Tamwing, para a equipe do Ministério das Cidades.

Diretora do Saneacre, Daniela Tamwing, entrega, para Gilson Pires, do Ministério das Cidades, cópia de projetos de abastecimento de água para municípios do Acre . Foto: Dilma Tavares/Seplan

O pedido foi feito para o coordenador-geral de repasses a empreendimentos de água e esgoto do Departamento de Repasses e Financiamentos da Secretaria Nacional de Saneamento daquele ministério, Gilson Pires. Na ocasião, a diretora entregou para Gilson cópia das propostas pleiteadas pelo Estado.

Daniela explicou a necessidade, detalhando a realidade do Acre, “um estado da região Amazônica, com municípios de difícil acesso e que precisa de recursos para avançar mais no abastecimento de água potável para a população”. A gestora lembrou que “o saneamento está relacionado totalmente com a saúde da população” e a importância da inclusão dos projetos no novo PAC “para que se possa avançar no atendimento às necessidades e prioridades do estado na área”.

Os municípios e os serviços

O governo está pleiteando recursos no novo PAC para melhorias no sistema de abastecimento de água dos seguintes municípios: Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Capixaba, Jordão, Feijó, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Xapuri e Assis Brasil. Entre as melhorias previstas, estão a construção de reservatórios, casa de bombas, estações de tratamento de água, elevatória, implantação de adutora de água bruta e adutora de água tratada.

Daniela Tamwing em reunião com integrantes do Ministério das Cidades. Foto: Dilma Tavares/Seplan

Na reunião com Gilson Pires, foi detalhado o projeto de Cruzeiro do Sul, já que aquela coordenação trata de localidades com mais de 50 mil habitantes, caso do município. “Mas, continuamos na luta pelos projetos de todos os municípios abrangidos, pois significa ampliar o fornecimento de água tratada e, em consequência, de saúde para os moradores”, reforçou a diretora do Saneacre no encontro, em que também ficou acertada nova reunião, desta vez online e com a participação de outros órgãos do Estado envolvidos.

Também participaram do encontro desta quinta-feira a técnica Keyla Nunes, do Ministério das Cidades, e o técnico Wellington Castelo, da Diretoria de Relações Federativas da Secretaria de Planejamento do Acre – a representação do governo do Acre em Brasília. Na reunião, Wellington reforçou o apelo da diretora do Saneacre por recursos no novo PAC, inclusive “para permitir que o Acre possa avançar mais no seu desenvolvimento”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Trio invade residência em obra, rende pedreiro e assaltante acaba baleado pela polícia

Publicado

em

Um dos criminosos teria apontado a arma para o policial que, para se defender, atirou no criminoso

Segundo informações preliminares, três criminosos teriam tentado rende um pedreiro, que estava trabalhando em uma residência na Rua Bom Destino, no Bosque.

Dois criminosos foram presos e um foi ferido a tiros ao tentar invadir uma residência na tarde desta sexta-feira (3), na Rua Farroupilha, no bairro Bosque, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia, três homens chegaram em uma residência que estava em reforma e renderam o pedreiro e levaram a vítima para dentro da casa. Um vizinho, que percebeu a movimentação, ligou para a Polícia Militar.

Rapidamente os PMs chegaram e conseguiram fazer a prisão de dois assaltantes. Francisco do Espírito Santo Freitas, 34 anos, acabou apontando uma arma de fogo aos militares e foi ferido a tiros, sendo necessário o acionamento de uma ambulância.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros atendimentos ao criminoso, que foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Francisco levou cinco tiros, sendo um no queixo, dois nos braços e um no ombro. O estado de saúde dele é estável.

Um dos criminosos teria apontado a arma para o policial que, para se defender, atirou no criminoso. O bandido foi atingido com um tiro

Os outros dois assaltantes foram presos e conduzidos para a Delegacia de Flagrante (Defla), juntamente com duas armas de fogo, e responderão pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo, cárcere privada e ficarão a disposição da justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre coloca Corpo de Bombeiros à disposição do governo gaúcho

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), colocou à disposição do governo do Rio Grande do Sul todo o apoio necessário para o estado, que vive uma das piores tragédias de sua história, causada por tempestades e inundações.

O CBMAC mantém estreita colaboração com a Liga dos Bombeiros do Brasil (Ligabom), por intermédio do cel. BM Gonzaga, comandante do incidente, e colocou à disposição dos bombeiros gaúchos dois binômios (bombeiro militar cinotécnico condutor e seu cão de resgate), credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento de Cães (Conabresc), na modalidade de odor específico, para integrarem os esforços de busca e resgate dos desaparecidos.

“O Corpo de Bombeiros do Acre está à disposição e aguarda, assim que for solicitado, enviar nossas equipes especializadas, por determinação do governador Gladson Cameli”, destacou o comandante da corporação, coronel Charles Santos.

De acordo com o comandante, o Acre deve colaborar principalmente com cachorros de busca e soldados e oficiais, à medida da necessidade do governo gaúcho.

O governador Gladson Cameli encaminhou nota de apoio e solidariedade ao povo gaúcho, ao governador Eduardo Leite e reafirmou seu compromisso de apoio.

“O Acre viveu recentemente uma das suas maiores tragédias, quando 19 dos nossos 22 municípios ficaram inundados. Naquele momento contamos com o apoio e solidariedade de todos e não posso, jamais, agir de outra forma diante da crise que o povo gaúcho vive”, disse.

O governador acreano ressaltou, ainda, a importância da união e da colaboração entre todos os níveis de governo, bem como o papel vital das organizações de voluntários e da comunidade em geral. “Que possamos nos unir para fornecer a assistência às vítimas e reconstruir o que foi destruído”, destacou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Encontro de Corregedores no Acre Discute Aprimoramento de Práticas Disciplinares

Publicado

em

Por

Corregedor-geral de Justiça do Judiciário acreano, desembargador Samoel Evangelista, participou do evento que está em sua sexta edição

O cenário jurídico acreano foi palco, nesta sexta-feira, 3, de uma importante reunião de mentes jurídicas no 6º Encontro de Corregedores com Atuação no Estado do Acre, realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC). A conferência, que já se estabeleceu como um marco na agenda jurídica do estado, concentrou-se em refinar e debater as práticas disciplinares institucionais.

O evento foi presidido Corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Desembargador Samoel Evangelista. Com uma programação composta por três palestras centradas na eficácia e particularidades dos procedimentos disciplinares nos órgãos jurídicos. Dr. Andrias Abdo Wolter Sarkis, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/AC, abordou a estrutura e execução da apuração disciplinar no contexto das corregedorias e tribunais de ética da OAB. A discussão iluminou aspectos vitais do sistema, destacando a importância da transparência e da integridade no processo.

Complementando a agenda, Dr. Rodrigo Aiache Cordeiro, Presidente da OAB Seccional Acre, apresentou uma visão ampla sobre as “Perspectivas da visão da advocacia do sistema disciplinar multi-institucional”, trazendo para o debate a perspectiva da advocacia frente aos desafios atuais e futuros do sistema disciplinar.

Na oportunidade o Colegiado também entregou uma homenagem ao desembargador do TJAC Elcio Mendes, idealizador do Colégio de Corregedores, ante a sua contribuição para a concretização da iniciativa. O atual diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), participou por videoconferência. A placa de homenagem foi recebida pelo desembargador Samoel.

O Corregedor Geral da Justiça do TJAC, em suas palavras, destacou a importância da integração entre as instituições para a evolução da justiça disciplinar no estado. “Este encontro não apenas reforça nosso compromisso com a justiça e a disciplina eficaz, mas também reitera nosso esforço contínuo em promover a ética profissional em todas as esferas”, afirmou o desembargador Samoel.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo