Governo prepara megacompra de 106 mil armas para polícias e Força Nacional

É a primeira vez que pasta promove uma licitação desse porte; custo de R$ 444 milhões será dividido com governos estaduais

Homens da Força Nacional Foto: Antônio Scorza

Aguirre Talento e Renata Mariz

BRASÍLIA — O Ministério da Justiça e Segurança Pública prepara uma mega licitação para a aquisição de 106 mil pistolas , que serão distribuídas para a Força Nacional e a policiais civis e militares dos estados. É a primeira vez que o órgão promove uma licitação desse tipo, que prevê a participação de empresas estrangeiras e tem custo estimado de R$ 444 milhões. Parte das armas será bancada pelo governo federal.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão subordinado à pasta, irá comprar 15% das pistolas para abastecer 15 Polícias Militares, dez Polícias Civis, 16 órgãos de perícia oficiais e a Força Nacional. O Rio de Janeiro não está contemplado nessa cota.

A licitação foi facilitada pelo decreto de armas editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que abriu o mercado para importação. Antes, era preciso obter autorização do Exército para comprar armas fabricadas fora do país. Alguns itens previstos no edital preliminar ainda podem causar polêmicas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
O Globo