Governo do Acre fortalece cooperação com Segurança Pública de Pando

Gestores dos estados do Acre e Pando conversaram sobre integração e troca de informações (Foto: Divulgação Sesp)

Andrey Santana – Assessoria Sesp

O secretário de Segurança Pública de Pando, Pedro Villa, e o subdiretor de Inteligência da Polícia Nacional Boliviana, coronel Rómulo Delgado Rivas, visitaram na manhã desta quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A vinda foi para fortalecer a cooperação entre as polícias dos estados vizinhos, além de trocar informações acerca de crimes e criminosos.

“Esse trabalho de integração entre as instituições é um foco do governo do Estado. Visualizamos essa cooperação com bons olhos. Estamos juntos com a polícia do país vizinho e à disposição para cooperar com informações para as autoridades bolivianas”, disse o secretário adjunto de Integração Social da Sesp, Vanderlei Thomas.

Os gestores brasileiros e bolivianos dialogaram para que haja uma aproximação entre as polícias Militar e Civil do Acre com a Polícia Nacional Boliviana em Plácido de Castro e Capixaba, da mesma forma que já ocorre em Epitaciolândia e Brasileia.

Além disso, Thomas explicou sobre a criação de um Gabinete Integrado Regional, entre os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso para a troca de informações policiais e pediu também que as autoridades do país vizinho conversassem com os chefes da Segurança Pública em Beni e Santa Cruz para que haja cooperação também com os estados de Rondônia e Mato Grosso, por meio desse mecanismo.

“É uma conversa importante entre Pando e Acre, com a presença de autoridades das polícias e com foco principal no combate ao crime organizado. Temos coisas em comuns e ambas as autoridades devem trabalhar em cooperação para fortalecer as polícias e dar tranquilidade aos cidadãos que vivem na faixa de fronteira”, disse Pedro Villa, secretário de Segurança Pública do Departamento de Pando.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima