O curso SWAT Operations Advanced buscará aprimorar as táticas e habilidades dos agentes acreanos, equipando-os com técnicas modernas de resposta a situações críticas. Foto: internet
O governo do Acre deu mais um passo na modernização e capacitação de suas forças de Segurança ao assinar, nesta semana, a ordem de serviço com a empresa United States Police Instructor Team (US-PIT) para a realização do curso SWAT Operations Advanced. A capacitação, que beneficiará 66 operadores de segurança pública do estado, está prevista para março de 2025 e é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Coronel Ulysses.
O treinamento será realizado na sede do Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College, na Flórida, Estados Unidos. A equipe de instrutores inclui especialistas que prestam consultoria a instituições do sistema de justiça criminal e oferecem capacitações avançadas para operadores de segurança pública, juízes e promotores.
O curso SWAT Operations Advanced buscará aprimorar as táticas e habilidades dos agentes acreanos, equipando-os com técnicas modernas de resposta a situações críticas.
Durante o evento de assinatura, o governo do Acre homenageou o ex-secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Cezar Rocha dos Santos, com a medalha de mérito da Segurança Pública. A honraria reconhece sua contribuição significativa ao fortalecimento da segurança no estado.
Considerado um diferencial na história dos treinamentos táticos, o SUPER SWAT proporciona aos alunos uma experiência inédita: os participantes vão contar com toda a infraestrutura e a experiência dos oficiais da SWAT, a polícia mais bem treinada do mundo, de diversas cidades nos Estados Unidos. Durante o curso o aluno terá a possibilidade de aplicar as técnicas em ambientes reais, com exercícios de força contra força, e com disparos de fuzil nas mais variadas posições, aumentando assim a realidade dos exercícios.
Desenvolvido exclusivamente pelo CATI em parceria com a SWAT de BEAUMONT, TTPOA (Texas Tactical Police Officer Association), e ALERRT (The Advanced Law Enforcement Rapid Response Training) da Universidade Estadual do Texas. O curso tem início na conferência anual da SWAT – TTPOA SWAT Conference, onde são apresentadas as novidades em tecnologia e equipamentos táticos para o segmento policial e compartilhados treinamentos de diferentes equipes táticas do estado americano. Passando pelos departamentos de polícia mais importantes do TEXAS, os alunos terão a possibilidade de conhecer as instalações, equipamentos e participar dos treinamentos como se fossem membros das equipes SWAT. O SUPER SWAT também inclui treinamento no centro de treinamento ALERRT na Universidade Estadual do Texas, instituição com grandes investimentos na pesquisa e melhoria de treinamento policial, parceria com o FBI e considerada por ele o treinamento padrão nacional de resposta ativa de atirador policial, sendo que instrutores do FBI disseminam o treinamento da ALERRT por todos os Estados Unidos ajudando a preparar oficiais locais.
Este é um curso exclusivo para policiais e outros agentes públicos de segurança, tendo em vista a cooperação e treinamento direto com forças táticas norte-americanas e a natureza pública de sua atuação. O CATI já participa e interage com a TTPOA há mais de dez anos, fazendo a cada ano um evento desta natureza para oportunizar esta experiência única também aos policiais brasileiros, em favor do povo brasileiro.
O valor em dólar é convertido em moeda nacional, apontado o valor referencial na data de lançamento do curso, sujeito a correção se 10 dias antes do início do curso houver variação de mais que 5% no valor de referência da moeda, ao que se sujeita neste caso à correção cambial, podendo ser requerido valor compensatório ou devolvido o valor excedente verificado. Saiba mais sobre o pagamento e as formas de pagamento em nossa política comercial.