fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo decreta estado de emergência por superlotação das unidades de saúde do Acre

Publicado

em

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (19)

O governo do Acre, por meio de decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (19), declarou a existência de situação anormal caracterizada como situação de emergência, em decorrência da superlotação das unidades estaduais de saúde, causada pela qualidade do ar no Estado do Acre, como efeito das ondas de calor, seca e estiagem.

Segundo o decreto, o governo considerou as produções técnicas apresentadas pela Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que descrevem a situação de extrema criticidade que o Estado vem passando com a qualidade do ar, seca e estiagem.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a exposição à poluição do ar tem sido associada a uma variedade de impactos na saúde.

SAIBA MAIS: Sensores mostram poluição no ar em Rio Branco cinco vezes acima do aceitável pela OMS

Ainda de acordo com o decreto, a Sesacre coordenará a atuação específica dos órgãos e entidades competentes para o enfrentamento à situação de emergência neste decreto. Os demais órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Acre atenderão, prioritariamente, às demandas da Sesacre, ficando autorizados a adotar medidas administrativas urgentes que se mostrem necessárias ao restabelecimento da situação de normalidade.

Qualidade do ar e poluição

O número de poluentes encontrados no ar em Rio Branco está mais de cinco vezes acima do considerado ideal no início do mês de setembro, segundo os sensores que monitoram a qualidade do ar, por meio do sistema Purple Air. No dia 9 de setembro, Rio Branco apresentou um pico de concentração de 83 microgramas por metro cúbico de material particulado.

Esses equipamentos fazem parte de um projeto entre o Ministério Público do Acre (MPAC), a Universidade Federal do Acre (Ufac) e órgãos de saúde e do meio ambiente do estado.

Queimadas

O painel de queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que o estado do Acre registrou 1470 focos de incêndio nos primeiros 15 dias de setembro.

O município de Feijó foi o que mais concentrou os focos de incêndio, chegando a 356, o que representa 24,3% de todos os focos de queimada no estado. Em seguida está Tarauacá, que teve 289 notificações, correspondente a 19,7%. Cruzeiro do Sul ocupa o terceiro lugar, com 140 focos de incêndio. A capital acreana, Rio Branco, ficou em quinto lugar, com 76 indícios de queimadas.

Apesar do número alto, o painel revela que houve uma redução em mais de 60% nos focos de queimadas, quando comparado ao mesmo período, no ano passado, quando o estado teve 4270 focos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça nega liberdade a pecuarista preso suspeito de mandar matar Gedeon

Publicado

em

O assassinato do ex-prefeito da cidade de Plácido de Castro, interior do Acre, Gedeon Sousa Barros, em 20 de maio de 2024 completará seis anos

O assassinato do ex-prefeito da cidade de Plácido de Castro, neste 20 de maio de 2024 completará seis anos

Com Aikon Vitor – Folha do Acre

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) negou esta semana o pedido de revogação da prisão preventiva do pecuarista Liomar Mariano de Jesus, suspeito de ser um dos mandantes do assassinato do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, ocorrido em maio de 2021.

A decisão foi proferida pelo desembargador Francisco Djalma, membro da Câmara Criminal do TJAC, que afirmou não encontrar razões para atender ao pedido feito pela defesa de Mariano. O advogado Wellington Silva alegou prejuízos para seu cliente com a manutenção da prisão, porém, o magistrado destacou que não há ilegalidade na prisão preventiva de Mariano, nem abuso de poder.

Liomar Mariano de Jesus ocupava o cargo de secretário municipal de Esportes na gestão de Gedeon Barros. A negativa do pedido de revogação da prisão mantém Mariano sob custódia enquanto as investigações prosseguem.

Liomar Mariano de Jesus ocupava o cargo de secretário municipal de Esportes na gestão de Gedeon Barros

Comentários

Continue lendo

Acre

Arlenilson elogia trabalho do Deracre e parabeniza diretoria da autarquia

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) desta manhã, o Deputado Arlenilson Cunha (PL) proferiu palavras de reconhecimento e elogio ao Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e à sua presidente, destacando a importância do trabalho realizado na região.

O parlamentar mencionou sua visita recente à sede do Deracre, onde uma comissão formada por produtores rurais e moradores da região discutiu os trabalhos realizados na área. Ele elogiou a presidente da autarquia pela condução dos projetos e pelo comprometimento em atender às necessidades da comunidade.

“São aproximadamente R$ 14 milhões, são dois acessos ali, no ramal dos paulistas, frutos da emenda parlamentar do Senador Márcio Bittar. Não posso deixar de fazer o registro da contribuição dele, que tem feito um grande trabalho em prol do nosso estado, representando muito bem os acreanos no Senado Federal”, enalteceu.

Arlenilson destacou ainda, a importância do papel da população na fiscalização e acompanhamento das obras, ressaltando o compromisso do governo estadual em promover o progresso e a dignidade na região.

O deputado concluiu seu discurso reiterando a importância do trabalho conjunto entre governo, população e parlamentares para garantir o desenvolvimento e o bem-estar da população do Estado do Acre.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Maria Antônia manifesta solidariedade à população de RS e destaca importância da capacitação sobre Hanseníase

Publicado

em

Por

Na sessão desta terça-feira, 7 de maio, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia, do partido Progressistas, expressou sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul diante da tragédia que assola o estado. Com pesar, a deputada declarou:

“É lamentável o momento difícil que a população gaúcha está enfrentando. Lamentamos profundamente as 90 vidas perdidas até o momento, e nossos pensamentos estão com todos os afetados por essa verdadeira catástrofe”, disse.

A parlamentar também ressaltou a importância da capacitação sobre Hanseníase, evento no qual participou recentemente. “Ontem participei do curso de qualificação da assistência e vigilância da Hanseníase em nosso estado. Essa capacitação era esperada há muito tempo e é fundamental para garantir um atendimento digno às pessoas afetadas por essa doença”, enfatizou.

Maria Antônia destacou ainda a relevância da iniciativa para os profissionais da saúde e para a conscientização da população sobre os primeiros sinais da doença. “Essa capacitação permitirá que os servidores estejam aptos a detectar os primeiros sinais da Hanseníase e oferecer um atendimento correto e digno. É uma importante ação conjunta do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde para combater uma doença que não deveria mais existir”, complementou.

A progressista encerrou sua intervenção na sessão destacando a necessidade de união e ação conjunta para enfrentar desafios como a tragédia no Rio Grande do Sul e o combate à Hanseníase, expressando sua esperança de que as medidas necessárias sejam tomadas para amenizar o sofrimento da população afetada.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo