Acre

Governador Gladson reforça união entre Executivo e Legislativo em reunião estratégica com deputados da base

O governador Gladson Cameli reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 30, na sede da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em Rio Branco, com os 17 deputados que integram a base governista e com secretários de pastas estratégicas do governo estadual. A reunião,  marcada pela busca de um alinhamento institucional e pela integração de esforços entre o Executivo e o Legislativo, teve como objetivo reforçar o compromisso de ambas as esferas em torno do desenvolvimento do Acre.

Governador Gladson Cameli com os 17 deputados que integram a base governista. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Durante o encontro foram discutidas pautas essenciais para o fortalecimento das ações governamentais e a consolidação de uma gestão eficiente, capaz de atender às necessidades da população acreana. A união entre os poderes foi destacada como pilar fundamental para a execução de projetos estruturantes e para a promoção de políticas públicas que visem ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida no estado.

“Um governo bem-sucedido é fruto do esforço conjunto de uma equipe comprometida com o mesmo objetivo. Essa união com o Legislativo é essencial, pois são os deputados que representam diretamente as demandas e anseios da nossa população. Sem o apoio desses parlamentares e de cada servidor que opera a máquina pública, nada seria possível. Hoje, vejo um time unido e dedicado a construir um Acre mais próspero e inclusivo”, afirmou o governador Gladson Cameli, enfatizando o papel estratégico dos deputados no fortalecimento das ações do Executivo.

Durante o encontro foram discutidas pautas essenciais para o fortalecimento das ações governamentais e a consolidação de uma gestão eficiente. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Entre os deputados presentes na reunião estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga; Nicolau Júnior, Eduardo Ribeiro, Tanízio Sá, Tadeu Hassem, Arlenilson Cunha, André Vale, Maria Antônia, Pedro Longo, Marcus Cavalcante, Gene Diniz, Pablo Bregense, Afonso Fernandes, Gilberto Lira, Clodoaldo Rodrigues, Adailton Cruz e Manoel Moraes.

A reunião também contou com a participação de secretários de áreas cruciais para a implementação dos projetos do governo, como o titular da Casa Civil, Jonathan Donadoni; o secretário de Governo, Luiz Calixto; o secretário de Fazenda, Amarísio Freitas; e o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão. Juntos, esses representantes reforçaram o comprometimento com uma gestão eficiente e transparente, sempre em sintonia com os anseios da população.

“O diálogo e a parceria entre o Legislativo e o Executivo são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do Acre. Como representantes do povo, nossa missão é assegurar que cada ação do governo reflita as necessidades reais da população”, reforçou o presidente Luiz Gonzaga.

Juntos, esses representantes reforçaram o comprometimento com uma gestão eficiente e transparente. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O fortalecimento institucional entre o Executivo e o Legislativo foi apontado como peça-chave para viabilizar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Acre. Gladson Cameli destacou que a sinergia entre os poderes representa não apenas uma estratégia de governança, mas uma resposta ao compromisso assumido com os acreanos de promover um futuro com mais oportunidades e avanços sociais.

Projeto de lei

O Governo do Estado encaminhou no dia 24 de setembro o projeto de lei que aumenta em 50% o Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), já a partir de janeiro de 2025. A proposta foi encaminhada com urgência pelo Palácio Rio Branco em menos de 30 minutos após o início da sessão ordinária.

Após uma intensa discussão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governador Gladson Cameli decidiu tirar de pauta o projeto enviada à Casa do Povo que prevê aumento do IPVA e a revogação da Lei Complementar nº 114, de 30 de dezembro de 2002. A proposta de aumento de 2% para 3% causou polêmica e discussões intensas na Aleac, especialmente por parte da oposição.

O projeto de lei visa normatizar a cobrança do IPVA, ajustando as alíquotas e criando mecanismos para beneficiar setores estratégicos da economia local. Entre os pontos apresentados, ele destacou a redução da alíquota do IPVA para empresas de locação de veículos de 2% para 1%, e a redução de 2% para 1,5% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalos mecânicos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência Acre