Governador entrega silo graneleiro em Acrelândia

O governador Tião Viana inaugurou na manhã desta quinta-feira, 2, o silo graneleiro de Acrelândia. Localizado no KM90 da BR364, o silo tem capacidade de 2,9 toneladas e custou cerca de R$ 2,5 milhões, com recursos próprios e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Agora, os produtores de um dos municípios mais fortes na agricultura do Acre poderão fazer o beneficiamento, limpeza, secagem e armazenagem de seus grãos dentro do próprio município.

Durante o lançamento deste que é o sexto silo do Acre, com a presença de vários produtores rurais da cidade, Tião Viana fez questão de dizer: “Amigos de Acrelândia, é um prazer enorme fazer a entrega desse silo. O governo joga limpo com os produtores rurais, a gente faz porque sabe que eles precisam. Nós temos compromisso com a classe média rural. Eu vejo tantos amigos e parceiros que nós temos para ajudar a comunidade e por isso eu confio na força do trabalhador de Acrelândia”.

Tião Viana destacou os avanços da produção de milho no Acre. A cada ano a safra bate um novo recorde. Só em 2010 foram 80 toneladas de sementes plantadas, em 2011 foram 111 toneladas e em 2012, 286 toneladas. O prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia, reafirmou o apoio da prefeitura em todas as ações do governo no município. “Estou agradecendo a oportunidade que estão dando a um dos municípios mais agrícolas do Acre. É uma parceria para que nosso estado vire referência para esse país. Eu agradeço em nome de todo povo de Acrelândia”.

Ações para o povo

Além da entrega do silo graneleiro, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, anunciou o convênio do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável do Acre (ProAcre) onde serão repassados R$ 215 mil para duas associações de Acrelândia adquirirem equipamentos para trabalhar em prol dos produtores rurais. Outra ação comemorada durante a inauguração do silo foi a entrega de um trator a um dos produtores do município adquirido através do programa de crédito Mais Alimentos.

“Olhamos as necessidade dos produtores de Acrelândia e agora estamos fazendo o que é possível para ajudá-los. Construímos esse silo, pois sem ele, antes, o produtor tinha um custo de transporte de 70km para secar e armazenar sua produção. O Acre produz sim e a porta de entrada do nosso estado é

Acrelândia e eles estão aqui dando o exemplo da nossa produção”, reforçou Lourival.
O diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, também fez a entrega de alguns títulos de terra da regularização fundiária no evento. “Falta pouca coisa para terminar a regularização fundiária em Acrelândia e estamos mais próximos da prefeitura nessa parceria para que todos tenham seus títulos”, reforçou Glenilson que também assinou um termo de cooperação com a prefeitura do município para agilizar ainda mais a regularização.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima