Gladson afirmou, pela primeira vez publicamente, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é o seu candidato a presidente nas eleições de 2026. Foto: arquivo
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), anunciou nesta quarta-feira (30) seu apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a presidência da República em 2026. A declaração foi dada durante entrevista na 5ª noite da Expoacre 2025, marcando a primeira vez que Cameli se posiciona publicamente sobre o tema.
Apesar de ter defendido o presidente Lula nos últimos anos devido aos investimentos federais no Acre, Cameli afirmou que Tarcísio é seu “candidato de preferência”. “Vou falar pela primeira vez: Tarcísio, governador de São Paulo. Deixe que aqui no Acre a gente vai cuidar. Mas monte em cima do cavalo que está selado. Ele respeita as opiniões e não é extremista. É de centro-direita”, declarou.
Entre os motivos para o apoio, Cameli citou a construção da ponte que liga o Acre a Rondônia pela BR-364, obra inaugurada por Tarcísio quando ele era ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro. “Queria ver a situação dessa BR se ele fosse presidente”, completou.
A declaração reforça a aproximação de Cameli com nomes da centro-direita e pode influenciar o cenário político regional, já que o Acre tem sido um estado com forte presença de aliados do governo federal. O posicionamento também sinaliza um possível afastamento do apoio a Lula no próximo ciclo eleitoral.