Durante a sessão desta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Casa, destacou sua agenda em Brasília na última semana, onde participou de reuniões em ministérios para buscar melhorias para o estado. Dentre os temas abordados, ele ressaltou a necessidade de internacionalizar os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
“Visitamos o Ministério dos Portos e Aeroportos, em uma reunião articulada pelo senador Alan Rick, para tratar da internacionalização dos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Todas as adaptações necessárias já foram feitas, e agora aguardamos apenas a liberação para que os voos internacionais possam operar. Essa medida vai facilitar a vida dos empresários e da população, além de reduzir custos de viagens para cidades estratégicas como Porto Maldonado, no Peru”, afirmou Gonzaga.
O parlamentar também destacou uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na qual solicitou a implantação de um viveiro de mudas para fortalecer a agricultura familiar no Acre. “Temos um café que está se consolidando, um açaí que complementa a produção do Pará e um cacau nativo de alta qualidade. No Pará, estão investindo R$ 100 milhões em uma faixa de produção de mudas, e nós precisamos garantir que os agricultores acreanos também tenham acesso a essas mudas para expandir suas lavouras”, pontuou.
Gonzaga enfatizou que o fortalecimento da agricultura familiar e a ampliação da conectividade aérea são passos fundamentais para o desenvolvimento econômico do Acre. “Precisamos investir em infraestrutura e dar suporte aos nossos produtores. O acesso a novas tecnologias e mercados internacionais pode transformar a economia do nosso estado, gerando empregos e oportunidades para nossa população”, concluiu.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale