Acre
Golpe da extorsão volta a ser aplicado com ameaças de facções no Acre
Por Antonio Malvadeza
A Polícia Civil descobriu recados de membros de organização criminosa que estavam sendo enviados a comerciantes com pedido de dinheiro por supostas denúncias contra o tráfico de drogas na capital acreana. Trata-se do Golpe da Extorsão que há tempos vem sendo praticado em alguns municípios, mas agora com nova roupagem, incluindo a ameaça direta de líderes de facções criminosas.
As mensagens são sempre em tom ameaçadores, especialmente de invadir casas comerciais e residências com prática de violência. Com esse tipo de ação constante os membros de facções estão extorquindo ou tentando extorquir dinheiro de comerciantes. A estratégia mudou, já que agora eles visam causar pânico e deixar as vítimas ainda mais amedrontados.
U. recado dado a um comerciante da Baixada do Sobral o suspeito se identifica com um dos líderes do Comando Vermelho no Estado do Acre. Ele explica que uma pessoa havia publicado a foto do comerciante em 18 grupos da facção informando que o mesmo estaria negociando com a polícia um certo ponto de venda de drogas da organização: “será que teremos que tomar uma decisão drástica para calar sua boca? Me liga”, diz a mensagem. Segundo a polícia, se a vítima escolhida ligar de volta, vai ser extorquida.
Para criar ainda mais pânico, os golpistas entram na rede social do escolhido e o publicam em um dos grupos de facção. Em seguida ligam para a futura vítima perguntado o que ele está fazendo publicações em grupo composto apenas de pessoas ligadas à organização criminosa. “Quero uma explicação de sua parte. O que está acontecendo? Por que essas fotos no grupo da facção? Me ligue imediatamente”, diz o golpista.
Ao falar a respeito do assunto, o coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Alcino Júnior, disse que realmente as facções voltaram a prática desse tipo de golpe de forma intensa na capital, com uma nova roupagem para causar mais medo à vítima. “As ameaças de fato amedrontam. É difícil uma pessoa de bem receber um telefonema, mensagem de voz e até e texto afirmando que alguém do comércio tenha sido responsável pelo fechamento de um ponto de droga ou algo parecido”, comentou a autoridade.
De acordo com Alcino Júnior, essa é mais uma maneira e tentar forçar a pessoa, até chegar em um nível que esta pense que realmente causou um prejuízo à facção e precisa pagar o dano causado. O delegado recomenda sempre usar da tranquilidade no primeiro momento, não atender os pedidos dos bandidos ou ignorar a ligação. “Caso aconteça qualquer fato relacionado a essa tentativa de extorsão e ameaças, o primeiro passo é gravar esses números, fazer prints desses telefones, dessas telas, mensagens e vai o registro na Polícia Civil. Pode vir aqui na DEIC, no Bosque que vamos tomar as providências cabíveis”, concluiu o delegado.
Comentários

Acre
Prefeitura participa de análise do turismo elaborada pelo Programa DEL Turismo

Capital acreana entra na segunda fase do projeto (Foto: Evandro Derze/Assecom)
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), participou, nesta segunda-feira (25), no auditório da Fieac, no Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, da apresentação da análise situacional do turismo da capital, elaborado pelo Programa DEL Turismo.
Por Rio Branco ser a primeira capital do país a trabalhar com o Programa, a capital acreana entra na segunda fase do projeto: a análise situacional.
Nesta etapa, a população é ouvida para saber como o turismo é visto no município e o que precisa ser trabalhado.
Segundo o secretário da SDTI, Cel. Ezequiel Bino, essa apresentação soma ao que a municipalidade já vem fazendo em relação ao turismo. Ele destacou que muito coisa boa ainda vem para essa área.
“Importantíssima para termos um cenário concreto da nossa realidade. A partir daqui, com todos que fazem parte do pleito turístico, por meio da posse dessas informações, começamos a trabalhar. Ver aquilo que precisamos melhorar, potencializar aquilo que já é bom, enfim, traçar
um bom caminho para o turismo local”.
O vereador Samir Bestene parabenizou a prefeitura por protagonizar ações como essa que vem para impulsionar a capital no cenário do turismo.
“O turismo é uma forma de gerar emprego de uma maneira mais rápida, espero que a partir daqui possamos ter outros Fóruns para que essa discussão se torne realidade e possamos fortalecer esse número de pessoas que frequentam nossa cidade, a fim de aumentar o número de turistas em Rio Branco”.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Thiago Higino, explicou que essa é uma etapa preparatória para uma nova página do desenvolvimento social, econômico e, principalmente, sustentável de Rio Branco, através do turismo.
“Hoje, com o DEL a Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da SDTI e Conselho, nós vencemos a primeira etapa que, na verdade, é através desse diagnóstico que será possível definirmos os próximos passos para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, da marca da cidade, construção do fundo, ou seja, tudo aquilo que vai apontar o nosso principal”.
De acordo com o consultor do DEL Turismo, Estácio Guimarães, a partir dessa análise é possível rever o que precisa ser mais potencializado no turismo local e através disso trabalhar em cima do mapa estratégico do município junto a SDTI e ao Comtur.
“A análise é feita em dois momentos, a gente faz um estudo de todos os dados disponibilizados pelo IBGE, Caged e outros, em cima disso, começamos a trabalhar uma entrevista guiada na qual conseguimos ver se sob seis perspectivas o turismo sendo desenvolvido, que vai desde a questão da gestão do destino, passando pela natureza, cultura e finalizamos pelos modelos de negócio existentes no município”.
Comentários
Acre
Sessão solene marca encerramento da Semana Nacional de Trânsito no Acre
O plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi o local escolhido para o encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre, nesta segunda-feira, 25. A sessão solene contou com a participação de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Segurança Pública, da Saúde e representantes de instituições parceiras.

Evento reuniu servidores do Detran, da Saúde, da Segurança Pública e instituições parceiras. Foto: Eduardo Gomes/Detran
Com início simultâneo em todo o país no último dia 18 de setembro, a SNT é uma atividade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e reúne órgãos de trânsito de todas as esferas em um trabalho de conscientização de motoristas e pedestres para uma nova cultura de paz no trânsito.
“O trânsito funciona como uma cidade, onde cada casa tem sua responsabilidade. A tarefa de fazer das vias locais mais seguros é de todos nós, por isso precisamos sensibilizar todos os que as utilizam. No trânsito, nossa maior escolha precisa ser viver”, lembrou a presidente do Detran, Taynara Martins.

Taynara Martins, presidente do Detran, alertou para a responsabilidades de todos os usuários das vias. Foto: Eduardo Gomes/Detran
Desde a semana passada, as equipes de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran intensificaram as ações educativas na capital e no interior, por meio das Circunscrições Regionais (Ciretrans). Palestras em escolas, unidades de saúde, empresas, espaços públicos e distribuição de material educativo foram algumas das atividades realizadas.
“O trabalho do Detran é realizado na capital e em todo o interior. Vemos as equipes nas ruas, muitas vezes embaixo de sol e chuva. É um trabalho árduo, mas tudo isso pelo bem maior, que é salvar vidas. O Detran precisa contar com o auxílio de todos nós”, destacou o deputado federal Gerlen Diniz.

Detran homenageou personalidades engajadas na causa do trânsito. Foto: Eduardo Gomes/Detran
Os acidentes de trânsito ocupam a 8ª posição no ranking das principais causas de mortes no mundo e a 5ª no Brasil. Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), em 75% dos sinistros, há o envolvimento de pessoas do sexo masculino, realidade que precisa mudar o quanto antes, segundo o proponente da Sessão Solene na Aleac, deputado Pedro Longo.
“Nossa ideia em propor uma sessão solene aqui na Aleac é, de fato, chamar a atenção dos nossos condutores para os perigos da imprudência. O poder público tem papel fundamental nesse processo de mudança de comportamento dos motoristas e pedestres, mas cada envolvido no trânsito precisa fazer a sua parte”, afirmou o parlamentar.
Comentários
Acre
Prefeitura realiza serviços de melhorias de ruas com operação tapa buracos em Epitaciolândia
A prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando uma operação tapa buracos em diversas ruas de Epitaciolândia, a priori as principais vias estão sendo atendidas.
Segundo informou o prefeito Sérgio Lopes esses serviços estão sendo possível por causa de uma emenda da então deputada federal Perpétua Almeida que destinou os recursos para a compra dos insumos para corrigir diversos pontos da cidade.
“Estamos realizando essa operação tapa buracos nas principais vias de Epitaciolândia, isso está sendo possível graças a parceria da ex-deputada federal Perpétua Almeida que destinou uma emenda para a compra de insumos para esse serviço”. Destacou o prefeito.
Veja a reportagem em vídeo:
Comentários
-
Extra9 horas atrás
Assaltante invade Drogaria em Epitaciolândia e foge com dinheiro
-
Acre6 horas atrás
Mais um registro: Ladrões arrombam mais um comércio em Epitaciolândia
-
Extra1 dia atrás
Menor apreendido por envolvimento em diversos crimes na fronteira pula o muro e foge
-
Flash1 dia atrás
Tragédia na BR-364: Jovem de 24 anos é atropelada e morta por caminhonete no Bujari
-
Geral2 dias atrás
Olha o canivete! Em Sena Madureira cordões evitam que jovem seja degolado
-
Extra1 dia atrás
Natureza é inexplicável – Depois de vendaval destruir restaurante, jornalista chora e diz:” Vou voltar mais forte”
-
Acre8 horas atrás
Incêndio em Cobija transforma a tríplice fronteira em um mar de fumaça
-
Brasil2 dias atrás
Brasil, 40 graus: capitais devem ultrapassar marca neste domingo