O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) realizou na última terça-feira, 21, uma reunião administrativa em formato online.
O encontro marcou o início dos trabalhos da nova gestão do grupo, agora presidido pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, que sucede Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, procurador-geral de Justiça do Amazonas.
Na reunião, foram discutidas as primeiras ações da nova gestão, destacando diretrizes e prioridades, com foco no fortalecimento do combate ao crime organizado em todo o país.
Danilo Lovisaro ressaltou que o grupo está em um momento de alinhamento das equipes e de profunda interlocução com os demais órgãos parceiros, destacando a importância da atuação integrada para aprimorar as ações do GNCOC.
Pelo MPAC, também integra a administração do GNCOC o coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Bernardo Albano, que assume o cargo de secretário executivo.
Sobre o GNCOC
O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), para combater o crime organizado em todo o país.
Composto pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos), o GNCOC atua de maneira integrada com as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as Receitas Estadual e Federal, entre outros órgãos.
Por meio da capacitação de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, o GNCOC dissemina novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.
Agência de Notícias do MPAC
Fotos: Tiago Teles
Fonte: Ministério Publico – AC