Geral
Gladson chega aos 2 anos e meio de gestão cumprindo apenas 10 das 68 promessas de campanha

Gladson cumpre 26% de suas promessas, exatamente a média nacional de realizações nos estados
O G1 divulgou neste sábado (3) um panorama com a quantidade de promessas de campanha cumpridas e não cumpridas pelos governadores dos Estados do Brasil nos 2 anos e meio de gestão, com base no que foi registrado antes das eleições no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Gladson Cameli (Progressista), de acordo com o apurado, cumpriu apenas 10 das 68 promessas, sendo que outras 8 estão em parte sendo atendidas. 50 não foram cumpridas.
No quesito administração, a única proposta atendida foi a de redução de cargos. Nas categorias Direitos Humanos e Sociais, Economia, Esporte, Infraestrura (apenas uma em parte sendo atendida), Saúde (duas em parte sendo concluídas) e Transparência, o chefe do executivo não apareceu com propostas efetivadas.
Educação foi a área de maior destaque na gestão de Cameli. O governo já proporcionou o Espaço Cultura Interativa, universidade aberta para todos os profissionais da Educação, instituiu o ensino médio profissionalizante em tempo integral e criou o programa Aprender Mais no Ensino Médio.
Gladson se prepara para as próximas eleições de 2022, quando deverá se candidatar à reeleição.
O número, entretanto, é enganoso, pois lista ações e promessas que evidentemente foram postergados por conta da pandemia, como fazer a edição anual dos jogos indígenas, criar centro de formação em práticas esportivas, criar centros de formação de iniciação científica na capital e interior, cCriar o Projeto de Bolsas nas escolas estaduais e implantar programa de capacitação para a terceira idade.
Outras obras que o portal aponta como não concluídas também tiveram que ser adiadas por conta da COVID, mas agora começam a sair do papel, como o anel viário do Alto Acre, restaurar as rodovias AC-10 em Porto Acre e AC-40 de Plácido de Castro e outras. O setor que teve a maior execução foi a Segurança Pública, seguido da saúde.
Em termos nacionais, os governadores cumpriram 26% das promessas do Plano de governo. Mais uma vez a análise fica prejudicada por causa dos efeitos da pandemia. Com essas ressalvas, eis o resultado do levantamento do portal G1 em relação ao governo Gladson Cameli, Para ver a justificativa de cada uma delas, é fundamental acessar o Portal Globo.com.
Para ver todas as justificativas clique aqui.
Comentários
Geral
Homem é espancado e esfaqueado após discussão com vizinho no Segundo Distrito de Rio Branco
Josué Silva Lima, de 56 anos, foi brutalmente agredido e esfaqueado após uma discussão com um vizinho, na noite deste domingo (13), na Travessa da Alegria, no bairro Recanto dos Buritis, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima havia consumido bebida alcoólica quando se desentendeu com o vizinho. O bate-boca evoluiu para violência física, e o suspeito, munido de uma ripa de madeira, passou a agredir Josué com vários golpes. Em seguida, o agressor também desferiu duas facadas — uma na cabeça e outra, profunda, no antebraço direito.
Mesmo gravemente ferido, Josué conseguiu correr por alguns metros, mas acabou caindo em via pública. Familiares que presenciaram a cena acionaram imediatamente a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado foi enviada e prestou os primeiros socorros, conduzindo o homem ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi classificado como estável.
Guarnições do 2º Batalhão da PM realizaram buscas na região e colheram informações com moradores, mas o autor das agressões fugiu e ainda não foi localizado.
A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), já iniciou as investigações. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ficará responsável por apurar a tentativa de homicídio e prender o agressor.
Comentários
Geral
Adolescente de 15 anos morre afogado em açude na zona rural de Porto Acre
Raylan Wenny visitava a família da namorada quando tentou atravessar o açude a nado; Polícia Civil investigará o caso
Um adolescente identificado como Raylan Wenny, de 15 anos, morreu afogado na tarde deste sábado (12), em um açude localizado no Projeto de Assentamento Tocantins, zona rural de Porto Acre, no interior do Acre. O jovem, morador da região do São Francisco, havia ido visitar a família da namorada quando ocorreu o acidente.
De acordo com informações de amigos e familiares, após o almoço, Raylan saiu da residência e foi até um açude próximo para se banhar. Durante a tentativa de atravessar o manancial nadando, acabou se afogando. Familiares da namorada ainda tentaram prestar socorro, mas, ao retirá-lo da água, o adolescente já estava sem vida.
A Polícia Militar foi acionada e confirmou a ocorrência ao chegar ao local, isolando a área até a chegada da equipe da Polícia Técnico-Científica. Peritos criminais e agentes de necropsia realizaram os procedimentos no local e encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco. Após os exames, o corpo foi liberado para a família realizar o velório e sepultamento.
Raylan era integrante do Grupo Raízes da Capoeira, que publicou uma nota de pesar ainda na noite de sábado. Na mensagem, o grupo lamentou a perda e destacou a alegria e o comprometimento do jovem durante os treinos e apresentações.
Embora a morte seja tratada, a princípio, como acidental, a Polícia Civil de Porto Acre investigará o caso para esclarecer completamente as circunstâncias da tragédia.
Comentários
Geral
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Eldorado
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde desse sábado (12), durante uma operação realizada por equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, no bairro Eldorado, em Rio Branco.
A ação contou com a atuação de policiais da Companhia de Policiamento de Choque (CpChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE). Os militares avistaram um indivíduo saindo de uma residência com um volume suspeito no bolso. Ao notar a aproximação das viaturas, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e abordado.
Durante a revista pessoal, os policiais encontraram uma pequena bolsa preta contendo seis trouxinhas de substância análoga à cocaína, duas pequenas barras de material semelhante à maconha e uma quantia em dinheiro.
Ao observar o interior da casa de onde o suspeito havia saído, os policiais visualizaram, pelas frestas, um saco com três tijolos de uma substância aparentando ser maconha. Ao ser questionado, o homem confessou ser o proprietário do entorpecente e informou que a chave do imóvel estava em seu bolso.
Com acesso à residência, os policiais localizaram os três tijolos de maconha, além de um invólucro contendo substância análoga à cocaína, duas balanças de precisão, materiais utilizados para embalar drogas e um carregador de pistola.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) junto com todo o material apreendido, onde foi autuado por tráfico de drogas. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.
Você precisa fazer login para comentar.