Gladson Cameli é o único senador acreano a concorrer o Prêmio Congresso em Foco

Foram excluídos da relação os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento

COM SALOMÃO MATOS

Também serão premiados os parlamentares mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado

Dos três senadores que atuam pelo Acre em Brasília, apenas o progressista Gladson Cameli que também é pré-candidato ao governo do Acre, entrou na lista do Congresso em Foco para disputar o Prêmio da Instituição, por,  segundo as regras, por não ter qualquer envolvimento com corrupção ou responder a inquérito de acusação criminal na justiça.

Foram excluídos da relação os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. Muito embora Jorge e Petecão tenha tido os seus processos arquivados pela justiça, o Congresso em Foco não levou em consideração as prerrogativas da Lei para disputar o certame de parlamentares considerados Fichas Limpas.

De acordo com levantamento do Congresso em Foco, estão aptos para participar da disputa por prêmios 401 congressistas. São 42 senadores (pouco mais de 50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara). Esses nomes foram apresentados em versão preliminar e estiveram sob consulta na internet durante cinco dias.

O período foi aberto para que parlamentares excluídos da versão preliminar pudessem apresentar contestações e solicitar sua inclusão na relação final alegando algum equívoco, o que não ocorreu.

_______________________

A votação pela internet começou último domingo (1) e se estenderá até 31 de julho. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto.

_______________________

De acordo com o regulamento, cuja íntegra você pode ler aqui, os jurados e o público escolherão os homenageados em duas categorias especiais. Eles premiarão os parlamentares de melhor atuação na defesa da ‘Redução das Desigualdades Sociais’ e no ‘Combate à Corrupção e ao Crime Organizado’. Também serão premiados os parlamentares mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado.

A reportagem completa na página do Congresso em Foco pode ser conferida clicando aqui.

Área de anexos

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José