O governador Gladson Cameli reuniu-se com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes, nesta segunda, 18, na tentativa de realizar um velho sonho da população do Juruá, uma estrada ligando Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru. Participaram ainda da audiência o senador Márcio Bittar, o prefeito cruzeirense Ilderlei Cordeiro e o secretário acreano de infraestrutura Thiago Caetano.
Segundo o prefeito Ilderlei Cordeiro, Bittar está empenhado em Brasília para conseguir os recursos para a construção da estrada. “Essa é uma reivindicação antiga dos moradores do Juruá. Pra nós é muito importante ver o senador Márcio Bittar encampando essa bandeira para nos ajudar a reativar essa ligação terrestre e aérea entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa. A construção dessa estrada é essencial para o desenvolvimento da nossa região. Vai gerar muitos empregos e facilitar o comércio entre o Juruá e todo o Peru,” disse o prefeito.
Outro aspecto abordado por Ilderlei, que luta por essa estrada desde que era deputado federal, é a facilidade para as gestões municipais do Juruá comprarem matéria-prima do vizinho Peru. “Todas as prefeituras do Juruá têm problemas para conseguir os insumos para a massa asfáltica usada na recuperação de ruas. Sai muito caro conseguir pedras que dão uma qualidade melhor ao asfalto. Com a estrada aberta para o Peru poderemos conseguir esse material a um preço muito menor. Isso vai atender as demandas tanto na recuperação de ruas quanto nas construções da região. Sem falar no forte desenvolvimento que poderemos ter no turismo,” afirmou Ilderlei.
O governador Gladson também pediu ao ministro que faça o alfandegamento do Aeroporto de Cruzeiro do Sul para reestabelecer voos para Pucallpa. A volta da ligação aérea entre o Juruá e a região da província peruana de Ucayalli seria uma solução momentânea para o comércio e o turismo enquanto a estrada não se torna uma realidade.
Outra pauta tratada pela comitiva do governador com o ministro foi a liberação de recursos para a manutenção da BR 364 no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A estrada tem tido um aumento substancial de trafego desde que passou por um processo recente de recuperação pelo DNIT, na época, dirigido no Acre, pelo atual secretário estadual Thiago Caetano.
O prefeito Ilderlei Cordeiro terá um encontro, nesta terça, 19, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. A reunião marcada pelo senador Sérgio Petecão, com a participação de toda a bancada federal acreana, terá como pauta o reconhecimento do Estado de Emergência decretado em Cruzeiro do Sul devido a enchente do Rio Juruá.
Segundo Ilderlei, o reconhecimento federal poderá liberar recursos para ajudar as famílias desabrigadas e também na recuperação das perdas materiais provocadas pela cheia do rio. Por enquanto, todo o serviço de assistência social tem sido feito com recursos próprios da prefeitura de Cruzeiro do Sul.