Gladson Cameli assume neste domingo como senador mais jovem do Brasil

Aos 36 anos, um a mais da idade permitida para o cargo, ele é o dono do posto de senador mais jovem da atual legislatura.

Fábio Pontes, da ContilNet Notícias

O ainda deputado federal Gladson Cameli (PP) assume no próximo domingo (1º) a cadeira no Senado. Aos 36 anos, um a mais da idade permitida para o cargo, ele é o dono do posto de senador mais jovem da atual legislatura. Eleito em outubro último, Cameli teve a votação recorde de 58,36%, ou 218.756 votos, superando até mesmo o desempenho de Tião Viana (PT) nos primeiro e segundo turnos.

Ele disputava a cadeira diretamente com Perpétua Almeida (PCdoB), a candidata apoiada por Viana. Paquerado pela mídia nacional como o mais jovem senador, ele afirma ter como bandeira de atuação as aprovações das reformas política, tributária, mais a atualização do Código Penal. “O Congresso Nacional do qual eu faço parte tem o dever de fazer a vontade da população”, diz Cameli.

Aos 36 anos, Cameli e é o dono do posto de senador mais jovem da atual legislatura/Foto: Assessoria

Os senadores eleitos, inclusive os que se reelegeram, e os suplentes que vão assumir mandato neste domingo têm idade média de 58 anos. O mais velho é José Maranhão, do PMDB da Paraíba, com 81 anos.

Os senadores eleitos em outubro de 2014 serão empossados domingo, em reunião a ser realizada no Plenário da Casa, com início às 15h (Hora Brasília). No mesmo dia, haverá a eleição do presidente e, se houver acordo, dos demais membros da Mesa Diretora que irá comandar os trabalhos do Senado no biênio 2015-2016.

A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, todos com funções definidas pelo Regimento Interno. A escolha ocorre em votação secreta. Caso exista só um candidato, o voto poderá ser dado por meio do painel eletrônico, se houver entendimento do Plenário. Havendo mais de um candidato, a votação utilizará cédulas de papel.

Até esta quinta-feira (29) apenas o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciou oficialmente sua candidatura à presidência do Senado. Ele poderá ter como adversário o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que preside a Casa. O senador acreano Jorge Viana (PT) pode continuar como vice-presidente do Senado.


 

Com informações da Agência Senado

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima