Gladson apresenta diagnóstico sobre situação econômica do Estado com ajuda do TCE

O futuro governador determinou a redução drástica do número de secretarias, de 23 para apenas 12

O governador eleito Gladson Cameli (PP), acompanhado de parte de sua equipe e técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), apresenta nesta quinta-feira (22), um diagnóstico da real situação fiscal do Estado do Acre.

A apresentação será na sala da presidência do TCE, quando será feita uma exposição detalhada principalmente dos empréstimos contraídos pelos governos petistas nos últimos 20 anos.

Governador eleito, Gladson Cameli – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Na avaliação da equipe de transição e com base no relatório da Corte de Contas, o Estado está endividado até o pescoço, restando pouca margem de manobra para o futuro governador trabalhar.

“O objetivo do relatório é usar de toda transparência para que a população saiba em que condição Gladson Cameli estará assumindo a gestão”, disse um dos membros da transição.

Com o objetivo de não tornar o Acre insolvente, o futuro governador determinou a redução drástica do número de secretarias, de 23 para apenas 12, bem como o corte de cargos em comissão que antes eram ocupados por militantes políticos.

Uma das principais preocupações identificadas no documento é a transferência mensal de cerca e R$ 40 milhões para o pagamento dos aposentados e pensionistas.

Com a falência do Fundo Previdenciário, o Estado tem que desembolsar esse valor dos cofres, comprometendo seriamente os investimentos e as despesas correntes, inclusive o repasse constitucional aos Poderes e áreas como saúde e educação.

Para as medidas que serão adotadas na contenção drástica de despesas na busca do equilíbrio nas contas públicas, o futuro governo contará com apoio de sua base de sustentação no Poder Legislativo Estadual.

“A população espera um governo austero e comprometido com as mudanças”, salientou um técnico do TCE.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Contil Net