O deputado federal Alan Rick demonstrou indignação, nesta quarta-feira, 18, com a perda, pela prefeitura de Rio Branco, de R$ 5 milhões em recursos do programa Calha Norte do Governo Federal para drenagem de vias urbanas nos bairros Tropical, Aviário, Bahia Nova, Carandá, Manoel Julião e Nova Estação. Os recursos são frutos de Emenda de Bancada no exercício de 2016, quando Alan Rick era Coordenador da Bancada Federal do Acre no Congresso Nacional e conseguiu empenhar no final de dezembro de 2016.
O diretor nacional do Departamento do Programa Calha Norte, Roberto Medeiros Dantas, alertou Alan Rick, por ofício, dos riscos de se perder os recursos, demonstrando “preocupação referente ao não recebimento dos projetos de engenharia para serem analisados, devido à proximidade de extinção do prazo referente ao Convênios celebrados em 2016, n.º 468/PCN/2016, n.º 466/PCN/2016 e n.º 469/PCN/2016”, junto ao Ministério da Defesa, por meio de seu Departamento do Programa Calha Norte – DPCN.”, que estavam com previsão de cláusula suspensiva a partir de 28 de março.
“Tão logo fui informado dos riscos de perdermos esses recursos, entrei em contato com o representante da empresa responsável pelos projetos, com os diretores do Calha Norte e ainda encaminhei ofício ao então prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, em busca de informações sobre o andamento dos projetos junto ao Ministério da Defesa, e quais as razões do atraso de mais de um ano na entrega dos projetos de engenharia. Infelizmente nunca obtive resposta dos questionamentos e agora, infelizmente, Rio Branco perde R$ 5 milhões que deveriam estar sendo investidos para serviços de drenagens em diversos bairros da cidade. O correto, nesse caso, seria o ex-prefeito ressarcir o prejuízo ao município, do próprio bolso”, disse Alan Rick.