Geração que cresceu sob o comando do governo do PT foi cooptada pelo crime, revela pesquisa do MP

65% dos autores de assassinatos no Acre tem entre 15 e 29 anos. Ou seja, considerando os 20 anos de gestão petista, este é o saldo da “Florestania” junto a sociedade acreana (Foto:: FdoA)

Da redação com G1

Uma pesquisa feita pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e tornada pública nesta segunda-feira (4) revela um dado assustador: 65% dos autores de assassinatos no Acre tem entre 15 e 29 anos. Ou seja, considerando os 20 anos de gestão petista, este é o saldo da “Florestania” junto a sociedade acreana.

O quadro de desinvestimento educacional, contrário senso aos dados revelados pela propaganda oficial, mostram que a maioria dos matadores (84%) possui mais de 18 anos, mas 65% tem apenas o ensino fundamental completo. Além disso, a maioria (65%) dos assassinos e membros de facções criminosas são analfabetos ou semianalfabetos.

_______________________

Segundo o promotor de justiça Rodrigo Curti as motivações dos crimes e assassinatos estão estritamente ligadas ao controle do tráfico de drogas, acertos de contas e/ou guerra entre facções rivais.

_______________________

Geração PT, geração perdida?

O quadro desenhado pelo MPAC revela que são as crianças com cerca de nove anos ou nascidas em 1998, quando o Partido dos Trabalhadores (PT) chega ao poder com a eleição de Jorge Viana ao governo do Estado, as encarceradas ou procuradas pela polícia por crimes violentos.

O quadro de abandono das políticas ideológicas originárias do projeto inicial e a centralização dos investimentos em projetos mais voltados para as classes “A” e “B”, com o baixo investimento na periferia, é apontado por especialistas como o principal fator para uma geração de jovens criminosos.

Filiados assumem o erro e culpam Vianas

A questão de uma geração inteira exposta e cooptada pela marginalidade e por uma criminalidade cada vez mais organizada, tem sido creditada por filiados ao PT às gestões dos irmãos Viana (Jorge e Tião) e ao próprio partido: “Preocupam-se com cargos e outras coisas e não com a sociedade”, disse um filiado sob sigilo.

___________________

Conforme ouvido diretamente de outros filiados ao partido, o fato da criminalidade ter crescido e chegado ao ponto atual de violência exacerbada, predominantemente praticada por jovens, revela que o partido falhou na educação destes.

___________________

“Estes jovens deveriam ter sido captados pela escola de qualidade que propúnhamos e não terem sido cooptados pelos apelos da marginalidade. Nós [petistas] somos responsáveis pelo caos instalado”, sentenciou.

______________________

O Ministério Público do Acre divulgou uma análise feita que detalha a crescente onda de violência no estado em números e aponta que 65% dos bandidos, assassinos e membros de facções criminosas são formados basicamente por analfabetos ou semianalfabetos.

______________________

O promotor de justiça Rodrigo Curti, afirma que, com base nos estudos, 65% dos autores de assassinatos registrados no Acre tem entre 15 e 29 anos. Desses, 84% tem acima de 18 anos (maiores de idade), sendo que 65% tem apenas o ensino fundamental completo.

O promotor de justiça Rodrigo Curti, afirma que, com base nos estudos, 65% dos autores de assassinatos registrados no Acre tem entre 15 e 29 anos (Foto: assessoria)

De acordo com o promotor, as motivações dos crimes e assassinatos estão estritamente ligadas ao controle do tráfico de drogas, acertos de contas e/ou tem ligação direta com a guerra entre facções rivais.

Os números dos Ministério Públicos apontam ainda que 61% dos crimes são praticados em Rio Branco, 84% ocorrem na zona urbana, a maioria das vítimas são do sexo masculino e 77% dos crimes são praticados com uso de arma de fogo.

IMPUNIDADE

Rodrigo Curti diz ainda que uma das principais causas para o aumento da violência, além do tráfico de drogas é a impunidade.

“O bandido comete um crime e se ele se vê impune, ele volta a cometer novos delitos. É preciso investir em inteligência, aparelhar as polícias e os setores de investigação para que o criminoso possam cumprir a sua pena integralmente, sem contato com o mundo externo. O problema do Brasil não é o excesso de prisões mas de impunidade”, lamentou Curti.

Confira entrevista do promotor Rodrigo Curti ao portal da Rede Globo, clicando AQUI.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José