Funcionários do Banco da Amazônia retornam ao trabalho nesta terça-feira

Pela proposta, os empregados terão o mesmo reajuste acordado pelos bancos federais.

Manoel Façanha

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (20), na sede do Sindicato dos Bancários do Acre, os funcionários do Banco da Amazônia resolveram aprova o fim da paralisação de três semanas na instituição. Os servidores acataram uma proposta na audiência de conciliação intermediada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins Filho, ocorrida na tarde da última sexta-feira, em Brasília, envolvendo as duas partes.

O acordo de conciliação também foi aprovado em Belém, Macapá, Manaus, Brasília, São Luís e outras bases sindicais. Com isso, os servidores retornam ao trabalho na manhã desta terça-feira.

Os funcionários do Banco da Amazônia resolveram aprova o fim da paralisação de três semanas na instituição/Foto: Manoel Façanha

PROPOSTA

Pela proposta, os empregados terão o mesmo reajuste acordado pelos bancos federais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ou seja, 8,5% de reajuste geral e 9% no piso com repercussão na tabela do PCS.

A proposta não inclui os 3 pontos que o banco tentava impor em alteração ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) anterior, referentes à integralização da remuneração, mudança na forma de pagamento do transporte noturno e condicionantes à liberação de dirigente da AEBA.

Outro avanço importante diz respeito à antecipação de R$ 800,00 (oitocentos reais) da PLR aos servidores sem futuro desconto. Por fim, a respeito dos dias parados não haverá desconto, mas sim a compensação de 75% dos dias de paralisação, no prazo máximo de 120 dias, no limite diário de 1 (uma) hora.

AGRADECIMENTO

O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre Edmar Batistela explicou que o funcionalismo do Banco da Amazônia está de parabéns pela determinação de brigar por melhores salários e condição de trabalho na greve finalizada nesta segunda-feira.

O diretor de AEBA, Sérgio Gallo, assim como o diretor do Sindicato dos Bancários do Acre Jorge Luís, parabenizaram cada colega de trabalho pelo espírito de lutar por um acordo salarial mais digno nesta campanha salarial.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima