Fronteira sai na frente e realiza carreata de protesto com apoio popular

Alexandre Lima, com Marcus José

Centenas de veículos e motos percorreram as principais ruas das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia no final do dia deste sábado, dia 12, em protesto ao que vem acontecendo no Brasil nos últimos dias, envolto em escândalos políticos divulgados pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Entre os principais alvos dos protestos, estão a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente, e de honra do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, que está sendo acusado de participar de vários crimes divulgados em operações da ‘Lava Jato’.

Investigações descobriram um esquema criminoso suspeito de movimentar pelo menos R$ 10 bilhões, envolvendo pessoas conhecidas e influentes, como o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Trinta pessoas foram presas e devem responder por diversos crimes.

Se junta as operações, o ‘Satiagraha’ e ‘Aletheia’. “Ninguém dorme” é a tradução para o português da expressão italiana “nessun dorma”, num recado claro aos envolvidos em corrupção que a Polícia poderia bater à sua porta a qualquer momento.

Pixuleco era o termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a dinheiro. O alvo desta fase da Lava Jato foi o ex-ministro José Dirceu. Em 13/8 de 2015, um desdobramento da Pixuleco comprovou corrupção envolvendo contratos de empresas privadas com o Ministério do Planejamento.

Operação Politeia, foi o termo usado na operação é uma referência ao livro “A República”, de Platão, que retrata uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção. Teve como alvo o senador e ex-presidente Fernando Collor.

Operação Conexão Mônaco – A operação que prendeu Jorge Zelada, sucessor de Cerveró na área internacional da Petrobras, ganhou este nome depois da descoberta de 11 milhões de euros em uma conta mantida por Zelada no Principado de Mônaco

A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março deste ano. Ao todo, 180 policiais federais e 55 fiscais da Receita Federal cumpriram 41 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Ceará e no Distrito Federal. Os crimes investigados são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro. Originalmente, o termo grego “zelote” significa “fiel seguidor”, que deu origem a uma seita e partido político judaico opositor da cobrança de impostos do governo romano.

Operação Que País é esse – Mais uma etapa da Lava-Jato, esta operação investigou o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, que tentava ocultar patrimônio não declarado na Suíça. O nome veio de uma citação do próprio Duque, ao ser preso em novembro de 2014.

Operação Catilinárias, deflagrada em dezembro de 2015. Destinada a cumprir mandatos de busca e apreensão referentes a processos da Lava Jato, a operação teve como alvo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), o ministro do turismo Henrique Alves (PMDB), o ministro da ciência Celso Pansera (PMDB), o deputado Aníbal Gomes (PMDB), o senador Edison Lobão (PMDB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), a chefe de gabinete de Eduardo Cunha, Denise Santos, e o executivo da Caixa Econômica Fabio Ferreira Cleto.

Atualmente, as operações estariam no número 24 e pode passar de 30 nos próximos meses. Diante desses escândalos pelo País, os brasileiros estão realizando diversos protestos. Está marcado para este domingo na Capital do Acre, um grande movimento que poderá contar com diversas caravanas de todo o estado.

A carretada contou com apoio da Polícia Militar em todos seu trajeto pelas duas cidades e terminou como previsto, sem qualquer imprevisto.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima