fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Fórum Empresarial do Acre publica capítulo do Boletim Econômico elaborado pela Fundape

Publicado

em

O Fórum Empresarial do Acre publica, nesta terça-feira, 18, o primeiro capítulo do Boletim de Conjuntura Econômica do Acre elaborado pelo grupo de doutores em economia da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) da Universidade Federal do Acre (Ufac). O capítulo compõe a 1ª edição do estudo produzido pelos especialistas, que avaliaram dados gerais da economia mundial, nacional e local para fazer uma análise e projeções econômicas do Estado do Acre.

A iniciativa visa a produção e divulgação de boletins utilizando dados da economia geral do Acre, levando em conta o cenário atual dos setores produtivos, como construção civil, o turismo, a tecnologia e inovação, comércio exterior e o agronegócio.

A publicação da 1ª edição do estudo será feita em conjunto de capítulos divulgados semanalmente.

O primeiro capítulo traz um panorama da economia mundial, abordando dados da taxa de inflação de países como Estados Unidos, China, México, Venezuela e Chile; nacional, mostrando o impacto da pandemia de Covid-19 na economia local, que impactou o desempenho das atividades industriais, comerciais e no setor de serviço e resultou em queda no Produto interno Bruto (PIB) e aumento do desemprego; e no Acre, fazendo um resgate da história do estado desde o período colonial, exploração do látex, os primeiros governos, a era do Partido dos Trabalhadores (PT) até o atual governo, de Gladson Cameli.

Fórum Empresarial do Acre e doutores em economia da Fundape elaboraram um Boletim da Conjuntura Econômica

O coordenador do estudo, doutor Rubicleis Silva, destacou que a contribuição do Fórum Empresarial foi decisiva para escrever um novo capítulo da história da economia acreana.

“No primeiro produto apresentado, é realizado uma síntese da conjuntura econômica mundial, brasileira e acreana. Nos próximos produtores, cria-se informações relevantes para um diagnóstico dos entraves para o desenvolvimento local. A parceria entre entidades que representam os principais atores econômicos acreanos, com a área de economia da Universidade Federal do Acre, geram uma externalidade que vai além dos subsídios para elaboração de políticas econômicas, alcança o desenvolvimento intelectual de um conjunto de jovens talentos envolvidos direto e indiretamente com a pesquisa em curso”.

Os indicadores gerados nos estudos vão ajudar no diálogo com as autoridades e elaboração de estratégias para os setores produtivos. Com essas informações levantadas, o Fórum Empresarial do Acre vai analisar cada cenário, sugerir debates e metodologias que estimulem a economia de forma justa para toda sociedade.

O presidente do Fórum Empresarial do Acre, José Adriano, também ressaltou a parceria com a Fundape e a importância do levantamento dos dados. “É um presente para vocês falando da economia mundial, fazendo referência com a economia do país e do Acre. É um trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Acre, com apoio da Fundape, temos uma parceria para discutir os detalhes e peculiaridades da nossa economia”.

Confira o 1º capítulo na íntegra: 

Comentários

Continue lendo

Geral

João Marcos Luz propõe a concessão das paradas de ônibus às empresas

Publicado

em

O vereador João Marcos Luz apresentou, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira, 24, um Projeto de Lei que propõe a parceria entre o setor público e o privado para a concessão dos pontos de ônibus às empresas. A ideia central é garantir a conservação dos “abrigos”, como são popularmente conhecidos, oferecendo em contrapartida a possibilidade de exploração publicitária do espaço.

O projeto define que a concessionária terá a responsabilidade de realizar a devida limpeza e manutenção, assegurando a funcionalidade. A seleção dos interessados em explorar o serviço será feita por meio de licitação.

De acordo com o vereador, tanto a população quanto as empresas serão beneficiadas, pois haverá novos espaços para a divulgação de informações e propagandas, proporcionando maior conforto para a população, que poderá exigir maior eficiência do equipamento utilizado para proteger as pessoas da chuva e do sol.

“Tudo o que for benéfico para a população na parceria público-privada, vamos buscar. Este projeto é uma oportunidade comercial que contribui para a otimização dos recursos públicos utilizados na manutenção e no combate ao vandalismo”, concluiu João Marcos Luz.

Comentários

Continue lendo

Geral

Assis Brasil prepara programação para comemorar 48 anos de fundação

Publicado

em

O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia, anunciou na manhã desta quarta-feira, 23, a programação oficial dos festejos para comemorar o aniversário de 48 anos de fundação.

A programação prevê a realização de diversas atividades esportivas, Marcha para Jesus, com show nacional, desfile cívico e o já conhecido CarnavAssis, o carnaval fora de época da tríplice fronteira.

Em reunião no seu gabinete, o gestor recebeu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Conselho Tutelar, Associação de Vendedores de Alimentação e Bebidas, além da Comissão Municipal de Organização de Eventos Públicos para apresentar a estrutura do evento e tratar sobre a segurança durante os festejos.

As atividades alusivas ao aniversário da cidade já começam no dia 1º de maio, com a abertura oficial do mês de Assis Brasil e a Semana Evangélica.

No dia 3 de maio acontece o 2º Festival da Canção Gospel e no dia 4 a Marcha para Jesus, com o show nacional do cantor Juliano Son.

Entre os dias 6 e 11 de maio serão realizadas diversas atividades esportivas no estádio municipal e ginásio Sidney Nascimento. Já nos dias 17, 18 e 19 de maio acontece o Carnavassis 2024 com diversas atrações locais, regionais e nacionais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), anuncia que as inscrições para o concurso público do Detran seguem até o dia 23 de maio. O certame conta com remunerações que podem passar dos R$ 9.500, quando somadas às gratificações, e dispõe de 91 vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas.

Concurso dispõe de 91 vagas para nível superior em diversas áreas. Foto: Eduardo Gomes/Detran

 

Comentários

Continue lendo