fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Fórum Empresarial do Acre publica capítulo do Boletim Econômico elaborado pela Fundape

Publicado

em

O Fórum Empresarial do Acre publica, nesta terça-feira, 18, o primeiro capítulo do Boletim de Conjuntura Econômica do Acre elaborado pelo grupo de doutores em economia da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) da Universidade Federal do Acre (Ufac). O capítulo compõe a 1ª edição do estudo produzido pelos especialistas, que avaliaram dados gerais da economia mundial, nacional e local para fazer uma análise e projeções econômicas do Estado do Acre.

A iniciativa visa a produção e divulgação de boletins utilizando dados da economia geral do Acre, levando em conta o cenário atual dos setores produtivos, como construção civil, o turismo, a tecnologia e inovação, comércio exterior e o agronegócio.

A publicação da 1ª edição do estudo será feita em conjunto de capítulos divulgados semanalmente.

O primeiro capítulo traz um panorama da economia mundial, abordando dados da taxa de inflação de países como Estados Unidos, China, México, Venezuela e Chile; nacional, mostrando o impacto da pandemia de Covid-19 na economia local, que impactou o desempenho das atividades industriais, comerciais e no setor de serviço e resultou em queda no Produto interno Bruto (PIB) e aumento do desemprego; e no Acre, fazendo um resgate da história do estado desde o período colonial, exploração do látex, os primeiros governos, a era do Partido dos Trabalhadores (PT) até o atual governo, de Gladson Cameli.

Fórum Empresarial do Acre e doutores em economia da Fundape elaboraram um Boletim da Conjuntura Econômica

O coordenador do estudo, doutor Rubicleis Silva, destacou que a contribuição do Fórum Empresarial foi decisiva para escrever um novo capítulo da história da economia acreana.

“No primeiro produto apresentado, é realizado uma síntese da conjuntura econômica mundial, brasileira e acreana. Nos próximos produtores, cria-se informações relevantes para um diagnóstico dos entraves para o desenvolvimento local. A parceria entre entidades que representam os principais atores econômicos acreanos, com a área de economia da Universidade Federal do Acre, geram uma externalidade que vai além dos subsídios para elaboração de políticas econômicas, alcança o desenvolvimento intelectual de um conjunto de jovens talentos envolvidos direto e indiretamente com a pesquisa em curso”.

Os indicadores gerados nos estudos vão ajudar no diálogo com as autoridades e elaboração de estratégias para os setores produtivos. Com essas informações levantadas, o Fórum Empresarial do Acre vai analisar cada cenário, sugerir debates e metodologias que estimulem a economia de forma justa para toda sociedade.

O presidente do Fórum Empresarial do Acre, José Adriano, também ressaltou a parceria com a Fundape e a importância do levantamento dos dados. “É um presente para vocês falando da economia mundial, fazendo referência com a economia do país e do Acre. É um trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Acre, com apoio da Fundape, temos uma parceria para discutir os detalhes e peculiaridades da nossa economia”.

Confira o 1º capítulo na íntegra: 

Comentários

Continue lendo

Geral

Eles pediam às suas vítimas informações de seus cartões para abrir contas e habilitar chips, era assim que operava a gangue de golpistas digitais

Publicado

em

Os criminosos eram tão organizados que todas as transações que faziam eram registradas, inclusive os códigos QR que usavam

Os criminosos adquiriam celular roubados ou perdidos, para usar as informações contidas nos aparelhos e nas fotografias para criar perfis falsos que utilizavam  em golpes. Foto: assessoria

Quatro pessoas foram apresentadas esta quinta-feira como parte de um bando, que incluía reclusos da penitenciaria de Palmasola, e que defraudaram pelo menos 400 vítimas no Bolívia. A Polícia alerta e pede cautela com informações pessoais.

Após a apresentação de quatro dos 10 envolvidos nas fraudes virtuais, a Polícia alertou que  os criminosos pedem às suas vítimas informações sobre os seus documentos de identidade ou as encontram de outra forma para abrir contas e fazer movimentos de dinheiro.

“Eles pediram a carteira de identidade.  Com essa informação abriram contas, não apenas bancárias. Compraram chips e com essas identidades adquiriam celulares (cadastrados), disse Jhonny Aguilera, vice-ministro de Segurança Cidadã da Bolívia.

A autoridade acrescentaram ainda que, que os criminosos adquiriam celular roubados ou perdidos, para usar as informações contidas nos aparelhos e nas fotografias para criar perfis falsos que utilizavam  em golpes.

Para complementar seu trabalho e torná-lo mais confiável para suas vítimas,  os criminosos clonaram páginas de algumas empresas para oferecer supostos produtos com descontos significativos.

“Tudo faz parte de uma organização criminosa,  embora estivessem divididas em especialidades”, acrescentou.

Os criminosos eram tão organizados que todas as transações que faziam eram registradas, inclusive os códigos QR que usavam. Tudo isso os ajudou a rastrear suas vítimas, explicou Aguilera.

“Eles não só anotaram a identidade, mas também o trecho do trajeto que iriam fazer e quando pagariam com seu número de telefone e CI”, explicou Aguilera.

A polícia alertou que pessoas de todas as idades podem ser vítimas de golpes.  Além disso, os cibercriminosos estavam se adaptando. Foi relatado que alguns dos produtos que ofereciam com descontos eram passagens aéreas, em outras ocasiões ofereciam a suposta compra de grãos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Detran divulga lista de motoristas com direito de dirigir suspenso no Acre

Publicado

em

Imagem ilustrativa

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta quinta-feira (16) uma portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) revelando uma lista com mais de 100 motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso. A decisão foi baseada na comprovação das infrações que levaram à suspensão.

De acordo com o Detran-AC, os condutores afetados devem entregar suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) à Divisão de Suspensão e Cassação do órgão para iniciar o cumprimento da penalidade. Durante o período de suspensão, os motoristas estão proibidos de conduzir qualquer veículo automotor em território nacional.

A portaria inclui um anexo detalhando o nome dos motoristas, as datas das infrações, as placas dos veículos, os artigos infringidos e os períodos de suspensão, que variam de 1 a 12 meses.

A maioria dos motoristas listados foi penalizada com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a condução de veículos sob a influência de álcool ou de outras substâncias psicoativas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Federal prende pedófilo acreano acusado de divulgar vídeos de abuso sexual infatil

Publicado

em

O investigado foi preso em flagrante por armazenar e disponibilizar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16), a operação Short Net, que visa combater o armazenamento e divulgação de conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Rio Branco/AC, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude local.

A investigação teve início em março de 2024 a partir de notícia de crime encaminhada à PF.

O trabalho visou encontrar outros elementos que ratifiquem a participação do suspeito nos delitos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos nas práticas criminosas.

Na ação, o investigado foi preso em flagrante por armazenar e disponibilizar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Comentários

Continue lendo