Força-tarefa vai regularizar situação de haitianos no Acre, diz ministro

Grupo deve chegar ao estado na sexta, informou José Eduardo Cardozo.
Ministérios da Justiça e do Trabalho vão promover um mutirão no Acre.

G1

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quarta-feira (10) que o governo enviará uma força-tarefa formada por integrantes de diversos ministérios para regularizar e acompanhar a situação dos haitianos que imigraram ilegalmente para o Brasil pela fronteira do Acre. O grupo deverá chegar ao estado na sexta-feira (12).

A chegada descontrolada de imigrantes fez com que o governador do Acre, Tião Viana (PT), decretasse na última terça-feira (9) situação de emergência social nos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, na fronteira do estado.

O Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho vão coordenar o mutirão, que terá a tarefa de emitir vistos e carteiras de trabalho aos haitianos, informou Cardozo.

“Hoje nós temos lá pessoas que estão numa situação irregular. Não têm carteira de trabalho, não têm condições de sobrevivência. Então, o Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho vão fazer um mutirão para que nós consigamos emitir os protocolos que autorizem esses haitianos a ter visto no Brasil e emitir carteira de trabalho”, afirmou.

O ministro disse que há empresas brasileiras interessadas em empregar essa mão-de-obra e que o Brasil tem “tradição de receber imigrantes reconhecendo seus direitos”. “Nós vivemos situação de pleno emprego e, portanto, eles podem entrar no Brasil”, afirmou.

O Ministério do Trabalho fará a intermediação entre os imigrantes e as empresas dispostas a empregar. Cardozo disse acreditar que, em uma semana, “talvez um pouquinho mais”, a situação dos haitianos seja regularizada.

Além dos ministérios do Trabalho e da Justiça, integrantes do Desenvolvimento Social e da Saúde também darão apoio aos imigrantes, de acordo com Cardozo, fazendo mapeamento epidemiológico e auxiliando o estado a alimentar essas pessoas.

Coiotes
O ministro disse que o governo está estudando medidas para coibir a atuação de coiotes, pessoas que recebem dinheiro para introduzir ilegalmente imigrantes pela fronteira.

De acordo com Cardozo, a “melhor maneira” de inibir essa atividade é ampliar a concessão de vistos e facilitar a imigração legal para o Brasil.

“Nossa ideia é favorecer a entrada legal para que possamos viabilizar medidas de enfrentamento aos coiotes, as organizações criminosas que se valem da exploração dessas pessoas, da situação terrível pela qual o Haiti passa”, afirmou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima