O Ministério Público e a Corregedoria da Polícia Civil reforçaram que ações como essa serão mantidas de forma periódica para garantir a ordem e a segurança no presídio. Foto: captada
Uma força-tarefa realizada no Presídio Vila Busch, único estabelecimento prisional do departamento de Pando, na Bolívia, encontrou 91 objetos proibidos dentro das celas. A ação, realizada nesta sexta-feira (21), contou com a participação da polícia, do Ministério Público e da Corregedoria da Polícia Civil, como parte de uma investigação sobre a presença de itens ilícitos no local.
Entre os objetos apreendidos estão um alto-falante, uma catana (facão), 10 metros de fios, quatro facas e cabos de celular, além de outros itens que violam as normas do sistema prisional. O coronel Óscar Ruiz, comandante da Polícia de Pando, destacou que a operação foi um esforço conjunto para reforçar o controle e a segurança dentro do presídio.
Comandante geral da polícia boliviana do departamento de Pando, Oscar Ruiz destacou que a operação foi um esforço conjunto para reforçar o controle e a segurança dentro do presídio. Foto: captada
“A ação foi realizada como parte de um controle rigoroso para coibir a entrada e o uso de objetos proibidos no interior das celas. Esses itens representam um risco à segurança tanto dos detentos quanto dos agentes penitenciários”, afirmou o coronel Ruiz.
A força-tarefa é um desdobramento de investigações anteriores que apontavam para a circulação de objetos ilícitos no presídio. A presença de itens como facas e cabos de celular preocupa as autoridades, já que podem ser utilizados para atividades criminosas dentro e fora do sistema prisional.
O Ministério Público e a Corregedoria da Polícia Civil reforçaram que ações como essa serão mantidas de forma periódica para garantir a ordem e a segurança no presídio. A operação também visa a identificar possíveis falhas no sistema de vigilância que permitem a entrada desses objetos.
A presença de itens no interior do presidio como facas e cabos de celular preocupa as autoridades. Foto: captada
A descoberta dos 91 itens proibidos no Presídio Vila Busch evidencia os desafios enfrentados pelas autoridades bolivianas no controle do sistema prisional e no combate à criminalidade organizada dentro das penitenciárias. A força-tarefa representa um passo importante para fortalecer a segurança e a integridade do único presídio do departamento de Pando.
A ação, realizada nesta sexta-feira (21), contou com a participação da polícia, do Ministério Público e da Corregedoria da Polícia Civil. Foto: captada