Entre muitos assuntos, Flaviano Melo se manifestou contrário à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que unifica o horário de votação no Acre ao de outros estados, sem respeitar o fuso horário local. Com a decisão, as eleições no estado iniciam às 6 horas da manhã e encerram às 15 horas. O parlamentar disse que não há base legal para a mudança.
“Não é possível o TSE descumprir a Lei, que é muito clara, que diz que as eleições acontecerão no período de 8 horas da manhã até as 17 horas. Então, independe de que estado for. A lei é essa e tem que ser cumprida. Não se pode mudar o horário das eleições só do Acre. Mudar como? Com que lei? Com uma decisão do Tribunal? É um verdadeiro absurdo”, disse o parlamentar federal.
Ainda de acordo com Flaviano Melo, “o Acre tem suas especificidades” e reforça: “Nós temos muitos eleitores que são ribeirinhos, que precisam de horas para chegar na cidade para votar. Como é que esse homem vai chegar 6 horas da manhã para votar em um posto de votação? Tem que sair de noite”.
O líder emedebista pontuou, também, haverá uma abstenção de mais de 50%, claro a regra seja estabelecida.
“Por que mudar agora? Qual é a graça? Que risco corre as eleições gerais no Brasil esperar um pouco, esperar 2 horas, para dar o resultado. Tem sido sempre assim. Não é admissível, é prejudicial. Tenho certeza que se isso acontecer, vai ter uma abstenção de mais de 50%. Não podemos admitir uma decisão dessa”, completou.
Veja entrevista abaixo.