Flamengo's forward Bruno Henrique celebrates after winning the Copa Libertadores round of 16 second leg football match between Bolivia's Bolivar and Brazil's Flamengo at the Hernando Siles stadium in La Paz on August 22, 2024. (Photo by AIZAR RALDES / AFP)
Com desfalques, Rubro-Negro perde por 1 a 0 para o Bolívar, em La Paz, mas vantagem construída no Maracanã faz a diferença para classificação
O Flamengo teve atuação ruim no Hernando Siles, em La Paz, na noite desta quinta-feira (22), mas avançou às quartas de final da Libertadores. Perdeu por 1 a 0 para o Bolívar – gol de Bruno Sávio -, pelo jogo de volta das oitavas, e se manteve vivo na competição por ter vencido por 2 a 0, no Maracanã, na ida. Agora, pegará o Peñarol, do Uruguai, na fase seguinte.
O primeiro tempo teve maior posse e superioridade dos bolivianos, mas nenhuma chance clara, de perigo a Rossi, que fez duas defesas. Oviedo e Fabio Gomes tentaram finalizações de longe, mas sem sucesso. Já pelo lado carioca, a única oportunidade maior de marcar foi com Gerson, aos 16 – o volante demorou para chutar cara a cara com Lampe e sofreu desarme.
Na volta do intervalo, o Flamengo desperdiçou bela possibilidade de abrir o placar, logo aos 5. Ayrton Lucas recebeu de Pulgar, avançou, colocou na frente da zaga adversária e, na saída do goleiro, isolou a conclusão. E como diz o ditado, quem não faz, leva. Na sequência, aos 11, Fábio Gomes achou Bruno Sávio livre nas costas do lateral-esquerdo e o camisa 10 testou firme para fazer 1 a 0.
A partir daí, o Bolívar passou a controlar definitivamente a partida, enquanto os cariocas, já esgotados fisicamente, limitaram-se a ocupar os espaços. As tentativas rubro-negras de contragolpe em velocidade não surtiram efeito e Rossi virou o grande nome, com defesas importantes. Evitou, por exemplo, o gol de Henry Vaca, desviando a batida para o travessão.
Quando tudo parecia caminhar para sufoco ainda pior, a expulsão de Anderson Jesus por falta em Bruno Henrique como último homem deu alento ao Flamengo. O técnico Tite mudou a formação, botou o terceiro zagueiro (David Luiz) e os visitantes conseguiram resistir à pressão. Assim, segurou o 1 a 0, carimbando vaga às quartas de final da Libertadores.