fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Fieac e Mapa discutem melhorias para as alfândegas acreanas

Publicado

em

Após realizarem visita técnica às alfândegas de Epitaciolândia e Assis Brasil, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estiveram na tarde de quinta-feira, 9 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), para discutir propostas de melhorias para as duas aduanas com representantes do setor produtivo local e do Governo do Estado.

De acordo com José Marcelo Maziero, coordenador de Fiscalização de Trânsito Regular (Viagiagro) do Mapa, foi importante conhecer de perto a realidade dos servidores das aduanas, assim como também dos transportadores e despachantes. Ele avaliou que a situação da alfândega de Assis Brasil é um pouco melhor do que a de Epitaciolândia, que, por sua vez, concentra maior movimento de cargas.

“Com isso, em curto prazo, decidimos pela transferência de um agente de atividade agropecuária, que ficará lotado em Epitaciolândia, atendendo cinco dias na semana, agilizando importações e exportações. Já a longo prazo, com ajuda de todos aqui, temos que negociar a contratação de mais servidores e melhorar a infraestrutura das aduanas. Em Epitaciolândia, por exemplo, não há condições de receber muitos caminhões e não há controle e segurança para as cargas que ficam armazenadas no local. Vamos levar essas demandas aos nossos superiores para tentar melhorar esse atendimento”, destacou Maziero, que realizou as inspeções na fronteira juntamente com o auditor fiscal federal agropecuário Fábio Bessa, chefe da Divisão Regional de Gestão da Vigiaro na 2ª Regional.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, entende que ficou evidente que as soluções não são simples e que há necessidade de envolver outros órgãos na discussão. “Com relação ao Mapa, ficou decidido, coletivamente, que haverá um agente permanente, cinco dias na semana em Epitaciolândia, e com isso não haverá cargas paradas. Vamos buscar mais avanços”, frisou.

Já Edivan Azevedo, secretário de Produção e Agronegócios, agradeceu aos representantes do Mapa pela visita in loco e também enalteceu a disponibilidade do Ministério da Agricultura em atender prontamente a demanda levada à Brasília pelo Governo do Acre.

Presente à reunião, o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo Pereira, ressaltou que os entraves são muitos, no entanto, as exportações estão acontecendo. “Ficamos felizes por receber os representantes do Ministério da Agricultura para nos ajudar. Porém, apesar da boa vontade do Mapa, não vislumbramos as mudanças positivas que esperávamos a curto prazo, com muitos gargalos sem perspectivas de melhorias nas nossas alfândegas”, enfatizou o empresário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Filhas acreanos, gêmeas siamesas que compartilham o mesmo coração nascem em Brasília

Publicado

em

As bebês vieram ao mundo por meio de uma cesariana, pesando 1,8 kg cada uma

Alice e sua mãe partiram para Brasília em 25 de abril, após conseguirem uma vaga na capital federal

Na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, o Hospital Materno Infantil (HMI) de Brasília testemunhou o nascimento das gêmeas siamesas Aylla Sophia e Allana Rhianna, filhas do casal Alice Fernandes Brito Silva, de 18 anos, e Adriano Silva Fernandes, de 22 anos.

Segundo relato do pai, Adriano, Alice está se recuperando bem após o parto. No entanto, os médicos alertaram sobre a mínima chance de sobrevivência das gêmeas, que compartilham o mesmo coração e outros órgãos, um caso raríssimo na medicina.

As bebês vieram ao mundo por meio de uma cesariana, pesando 1,8 kg cada uma, e, até o momento, não precisaram ser transferidas para incubadoras.

Alice e sua mãe partiram para Brasília em 25 de abril, após conseguirem uma vaga na capital federal através do serviço de Atendimento Fora do Domicílio (TFD). Adriano seguiu dias depois.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio-branquenses atingidos pela cheia do Rio Acre já podem solicitar saque do FGTS emergencial

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (3), para anunciar a liberação do saque do FGTS emergencial para àquelas famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Acre e inundação dos igarapés que cortam a capital acreana.

De acordo com a COMDEC, toda a solicitação pode ser feita por meio on-line, basta baixar o aplicativo do FGTS emergencial no celular e preencher com todos os dados e fazer a solicitação.

“A pessoa que ainda não tem o aplicativo no seu celular tem que baixá-lo e fazer a solicitação por meio eletrônico. Tem que preencher corretamente todas as informações pedidas no aplicativo e esperar a liberação da Caixa Econômica”, explicou José Glácio, coordenador da Defesa Civil do município.

“É muito importante que o endereço seja informado de forma correta para que não haja impedimento para o recebimento do benefício, caso contrário o solicitante terá que vir aqui na Defesa Civil para solicitar uma declaração que comprove que sua residência foi atingida pela inundação”, complementou.

A Defesa Civil municipal alertou ainda que quem recebeu o benefício há menos de um ano, quem não teve o imóvel atingido pela inundação e quem não tem saldo na conta do FGTS, não terão direito ao benefício.

A solicitação pode ser feita do dia 3 ao dia 23 de maio. O atendimento acontecerá em horário bancário das 8h às 14h.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Músicos do Projeto Senadinho fazem visita ao prefeito em busca de parceria

Publicado

em

Por

Composto por 8 grupos de músicos, o Projeto Senadinho se destaca por tocar forró pé de serra. Nessa quinta-feira, 2, integrantes do grupo estiveram no gabinete do prefeito em busca de apoio para voltarem a levar a música nos bairros. Segundo eles existe um projeto, nesse sentido, na Fundação Garibaldi Brasil. O programa forró nos bairros está parado a três anos.

O grupo, busca retomar as atividades itinerantes, levando a cultura viva da região para a comunidade. Durante a reunião, os representantes destacaram a importância do programa para a promoção da música local, incluindo instrumentos como a sanfona, a zabumba, o triângulo, entre outros. O representante do movimento Gilberto Paz, expressou otimismo com a possibilidade de reativação do programa enfatizando o reconhecimento nacional que o forró acreano já conquistou.

“Nós somos uma cultura viva no estado do Acre. O forró do senadinho ele é reconhecido em todo o território nacional o meu grupo bailão no seringal já foi tocar em Cruzeiro do Sul já foi tocar em alguns outros estados e já foi falado nesses locais que o forró do senadinho existe no acre e a gente chegou e contou a história.”

O prefeito expressou seu apoio ao grupo, prometendo fazer o que for possível para apoiá-los. No entanto, lamenta que nos últimos anos o grupo não tenha recebido o suporte adequado da Fundação Garibaldi Brasil. Ele lembrou que quando assumiu a gestão a prefeitura passava apenas 300 mil reais para a fundação e que agora ele está passando 2 milhões de reais. Ele atribui essa falha a uma falta de visibilidade e atenção adequadas por parte das pessoas que estavam à frente da pasta a época. No entanto, enfatiza que o grupo possui um grande valor cultural que merece ser reconhecido e valorizado pela gestão.

” É um grupo que merece todo o nosso respeito. O que a prefeitura, através da Fundação Garibaldi Brasil, puder fazer, a gente vai fazer. Fico triste em eles reclamarem que, infelizmente, a Fundação Garibaldi Brasil não deu o suporte necessário nesses anos. Mas, infelizmente, eu não tenho olhos para poder ver tudo. E ficou sobre as mãos de alguns diretores, que infelizmente não deram o devido valor que eles merecem. Eles têm um grande valor e a gente precisa valorizá-los.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo