Fevereiro deve registrar muita chuva e níveis elevados dos rios, prevê Sema

Central de Monitoramento Climático da Sema prevê chuva de até 100 milímetros acumulados em cinco dias do mês.

Rio em Assis Brasil, ultimo dia 4 (Foto: Jerri Correia)

Por Aline Nascimento e Lilian Lima, Bom Dia Amazônia-AC

As previsões da Central de Monitoramento Climático para o mês de fevereiro não são muito animadoras.

Os dados mostram que deve chover bastante durante o mês e, consequentemente, os níveis do rios do Acre vão se elevar.

A responsável pelo monitoramento climático da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis, explicou, em uma reportagem do Bom Dia Amazônia desta quarta-feira (6), que em algumas regiões do Acre há previsão de chuva acima de 100 milímetros acumulados em apenas cinco dias do mês.

“Então, a previsão é que todas essas áreas apresentem um volume de chuva bastante expressivo e, consequentemente, níveis de rios também significativos”, falou.

Vera falou que as bacias dos rios são pequenas, logo ficam saturadas e com isso o solo causa a elevação no nível do rio. Com isso, as águas dos igarapés também aumentam e invadem as comunidades.

“Devemos ficar em alerta no sentido de que nossas bacias já estão saturadas. O solo saturado promove a elevação do nível do rio muito rapidamente, porque toda chuva que cai vira vazão, e o rio se eleva muito rápido. As comunidades ribeirinhas devem se preparar porque estamos em situação de atenção e acompanhando diuturnamente as condições de níveis de todos os rios do estado”, confirmou.

Capital e interior

Rio Acre em Rio Branco chegou a ultrapassar a cota de transbordamento. Com a intensificação das chuvas no leito do Rio Acre, na capital acreana, volta a preocupar. A água voltou a cobrir parte de uma rua do bairro Base, às margens do manancial.

Em Brasileia, nesta quinta (7), recuou muito, o rio chegou a passa da cota de alerta. O Rio Iaco, em Sena Madureira, também ultrapassou a cota de alerta e atingiu algumas casas do bairro Amarílio.

Em Brasiléia, foi registrado 9.14cm na manhã do ultimo dia 4 (Foto: Alexandre Lima)

Já em Cruzeiro do Sul, o nível do rio transbordou e desabrigou algumas famílias. Em Tarauacá a situação é de monitoramento e atenção com as águas. O mesmo deve se estender até o mês de abril.

“Devemos ficar em alerta no sentido de que nossas bacias já estão saturadas. O solo saturado promove a elevação do nível do rio muito rapidamente porque toda chuva que cai vira vazão, e o rio se eleva muito rápido”, concluiu.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre